Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

jimmy ribas   curitiba pr - PR
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Osvaldo   São Paulo - Brasil - AC
johnnybise   São Paulo - AC
ti_roc   Mauá, SP - AC

Portfólios Ver Mais

IgorPamplona   Curitiba - PR
2R3D   Porto Alegre - RS
guarabana   Galicia, España
Ariel Alencar   Dracena - SP

V-Ray Next para o Rhinoceros

A Chaos Group lançou o V-Ray Next (4) para o Rhino com os mesmos recursos disponíveis no 3ds max como renderização por GPU, Adaptive Dome Light, Denoising e agora tem integração total com o Grasshopper até para animar.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 13/03/2019 08:02

A Chaos Group lançou o V-Ray Next (4) para o Rhino com os mesmos recursos disponíveis no 3ds max como renderização por GPU, Adaptive Dome Light, Denoising e agora tem integração total com o Grasshopper até para animar.
Andre, boa noite,

Fiquei bastante, muito bem impressionado com os demos do V-Ray Next (4) para o Rhino. Entretanto, Andre, tá super chato, pois toda hora aparece uma mensagem de não conexão, blá-blá-blá com o 3D1. Acredito que sejam ajustes que vocês estejam fazendo com o 1-1&0-1 no servidor.

Cara, gostei muuuuuuuuito, mesmo. Só valorizou ainda mais o Rhino. Vou continuar amanhã, ok?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa noite,

Cara, o primeiro vídeo mostra como a Chaos entrou com força total na tabelinha Rhino-Grasshopper. Aqui no Brasil pode até não ser hit nas paradas, mas nos países civilizados é top hit ruim de cair do primeiro lugar. Viu a qualidade do render? Novamente, tenho que citar a questão do ruído, Andre. Acho que é praticamente nulo! As passagens de luz e sua intensidade até o anoitecer e todo o tipo de combinação com que o artista joga entre dia e noite e interior e exterior é realizado com imensa facilidade neste V-Ray 2 Rhino-Gafanhoto. E o resultado da imagem finalizada? Sei lá, Andre, mas eu acho que nem precisa de PS para mostrar para o cliente. É venda certa. Percebeu, também, que é uma arquitetura gorgonóidica? A impressão que eu tenho é de que o Grasshopper assusta, mas tudo é uma questão de intimidade. Excelente demo. Gostei muito de ver a comparação que ele mostra, nada mais do que evolução, entre a versão anterior e a atual e à aplicação do Dnoiser. Andre, tá muuuito rápido, cara na GPU! A qualidade da iluminação e da cena como um todo, no caso de interiores é absurda com o Adpative Dome Light em ON. Rapá, tá um estrago só, esta versão. O demo do Exposure e a busca do equilíbrio com a luz, seja quente ou mais fria é pura questão de conveniência ou necessidade do artista. Eu adorei ambos, Andre, esteja o recurso em ON ou OFF. Sabe o que mais me chamou à atenção no demo do Denoising? O DOF - Depth Of Field. Me parece que no V-Ray esta tarefa é algo nada trabalhoso e se encontra integrado nesta versão, embora ele não tenha sido explicado, mas o DOF ficou lindíssimo, Andre.. 
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Sinto muito pelos transtornos, realmente está difícil e eu estou bem chateado com isso.
Mas se Deus quiser na semana que vem migraremos de servidor e os problemas vão diminuir, já estamos transferindo todo o conteúdo do site para o novo servidor.

Sobre o novo V-Ray do Rhino, a Chaos ter dedicado programadores apenas para integrar os recursos do V-Ray com o Grasshopper mostra como o Rhino vem crescendo, tomando mercados e se popularizando, eles só fizeram isso com recursos do Max, do Unreal e do Rhino.

O lance de não haver praticamente ruído é porque certamente estão usando uma super placa de vídeo ou mais de uma, então, em equipamentos mais fracos vai ter um tempinho de suavização ainda, mas é como te disse, tudo é uma questão de tempo até as placas RTX se tornarem populares.

Certamente não precisa de Photoshop nenhuma imagem renderizada com qualquer renderizador que a pessoa domine bem, pois quem domina bem um Render consegue tirar imagens perfeitas direto da cena 3D, no máximo precisa ajustar o contraste no próprio Frame Buffer do V-Ray.
Quando eu usava o Mental Ray era raro ter que fazer pós-produção nas imagens, ainda mais trabalhando com animação, que não dá para ficar corrigindo muitos erros na pós-produção.

O que eu mais gostei foi ver a conexão dos parâmetros do Grasshopper com a Time-Line do V-Ray, assim, é possível animar a modificação dos parâmetros, coisa que era impossível anteriormente e não tinha outra forma de fazer, porque depois que colapsa o Grasshopper em geometria não dá para mudar mais nada.
É tipo um Substance 3D, pois enquanto o Substance faz isso em 2D o Grasshopper faz em 3D e agora pode ser visualizado com realismo através do V-Ray, como aparece em um dos testes onde aumenta e diminui os círculos da fachada.

Já estes recursos do Adaptive Dome Light, Denoiser, Exposure e White Balance automáticos, DOF e tudo mais são recursos que já estão presentes no 3ds max e agora chegaram também no Rhino.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Como não possuo o seu conhecimento e estrada, não tenho como fazer certas referências cruzadas, mas você leu meus pensamentos, Andre. Houve um super e admirável investimento da Chaos no Rhino. Acho que até chegamos a comentar esta possibilidade, em algum momento, no ano passado. Tá um absurdo! O que você observou é perfeito. Os caras trabalhas com uma placa do outro mundo ou até duas - que aí, para nós, já é ficção científica e coisa de quinta dimensão. Mesmo assim, a suavização vai acontecendo, ainda mais sendo o V-Ray. Creio que basta uma placa boa, para se tirar um - no mínimo - excelente proveito do V-Ray, seja no Max, e agora no Rhino. Pra quê PS, se você alcança um nível de realização de imagem renderizada desta, hem, Andre? Perda de tempo, até.

Andre, a galera da Chaos não perde a viagem, né?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu lembro sim que comentamos do V-Ray investir mais no Rhino e realmente aconteceu!
O Rhino está crescendo e eles perceberam, eu achei incrível que dedicaram programadores para integrar o V-Ray com o Grasshopper.

Hoje divulguei o Webinar que a Chaos publicou do V-Ray no Rhino, na segunda metade do vídeo eles mostram a integração estreita que fizeram com o Grasshopper.

O lance do poder das placas para ver tudo animado em tempo real e tal, como a gente sabe é questão de tempo, hoje ainda não conseguimos fazer isso em cenas pesadas com as nossas placas, mas dentro de alguns anos teremos placas muito mais poderosas do que qualquer uma que tiverem usado nesta demonstração.

Você também tem toda razão sobre o Photoshop, quem é bom num renderizador sempre tira imagens perfeitas diretamente da cena 3D sem precisar de pós-produção, no máximo pequenos ajustes de contraste e correção de cores que você pode fazer no Frame Buffer do V-Ray mesmo, já deu uma geral no Frame Buffer dele?
Não é igual o do Max ou do Mental Ray, é cheio de recursos, tem um mini Photoshop lá. rsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Está ficando complicado responder integralmente as suas respostas, porque você esta inserindo questão que dariam um outro tópico.

Na boa? Não há condições de juntarmos tudo o que comentamos a respeito de futuras perspectivas ou prospectivas de mercado e tendências e rumos de programas e tecnologias desde o ano passado, pois está sendo muito interessante, sim!, porque praticamente todas estão vingando. Você sempre na frente, deu inúmeras. A que eu disse sobre o Substance Painter foi uma pancado numa coisa que terminou acontecendo outra - "sem querer querendo". Eu falei que, suspeitanto, quase que afirmando que a nova Interface do SP, tinha se inspirado no Photoshop. E não era que enquanto eu falava sobre esta radical modificação da UI do SP, os caras já estavam namorando no backstage. A última sua a respeito da Chaos e da Lavina me deixou sem chão.

Fazemos isso sem compromisso, informalmente, a partir de notícias, praticamente rastros que farejamos além da notícia. Isso é pensar além do que é noticiado informado.

Imagina só, o quanto que eles tiverem que estudar, pesquisa, investir, portanto, nesta primeira e excelente aproximação da Chaos com a Robert McNeel & Associates. Não acho que seja o caso de absorção ou fagia da Chaos sobre a McNeel. Posso até errar, mas acho que não é o caso, porque o Rhinoceros está absolutamente sedimentado nos países do primeiro mundo ou emergentes que começam a ultrapassar a barreira que para nós da Taba, ainda é uma Muralha da China.

Andre, esta questão do V-Ray, não vou responder aqui, porque vou lhe consultar, pedir uma sugestão. Não tive tempo algum de fazer isso, porque esta semana fiquei por conta da chatísse do Ponto Frio. Depois te conto tudo.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Não se preocupe em responder integralmente, é que um assunto puxa o outro e dai eu acabo divagando.

Sobre a nossa percepção do mercado, você foi a única pessoa que conheço que percebeu essa aproximação do SP com o Photoshop, porque é normal todo Soft de pintura copiar o Photoshop, mas você identificou a guinada que deram, pois no início o SP era bem diferente.
Dai veio a compra pela Adobe e ontem acabaram de confirmar a sua análise feita anos antes, comentando no lançamento do SP 2019.1 que aproximaram ainda mais a interface do SP com o Photoshop para "unificar a experiência do usuário".
Agora resta a pergunta, será uma indicação que futuramente pretendem integrar o SP no Photoshop?

Sobre o lance do Chaos Lavina, mantidas as mesmas condições de temperatura e pressão o resultado final será o mesmo, então, se nada der errado a tendência é que o Lavina reine hegemônico no futuro, mesmo que usando outro nome ou até integrado no V-Ray.

É farejar rastros como você disse, igual fazemos com as notícias políticas, mas nesta parte você é muito melhor do que eu, pois sempre caio nas pegadinhas esquerdistas e só me recupero horas depois quando encontro a verdade, enquanto você nem chega a cair nelas!!! rsrsrsrsrsrs

Sobre o Rhino e o V-Ray, a Chaos é uma empresa de Render e sempre se integrou com os principais programas 3D, porém, a fatia mais lucrativa do mercado 3D não é a arte, é a manufatura de coisas, ou seja, são os programas de CAD, por estas e outras que a Autodesk não dá a mínima para o Max e o Maya.
Portanto, para a Chaos é muito importante entrar neste mercado e eles escolheram o Rhino para iniciar, isso prova no mínimo a importância do Rhino atualmente, mas imagina as informações que eles possuem e a gente nem sonha.
Certamente a Chaos está trabalhando em conjunto com os desenvolvedores da McNeel para criar a integração perfeita, é bom para os dois, leva para o mundo do CAD a renderização realista que só existia nos Softs 3D tipo DCC.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

De início, achei que era exagero meu, tanto que odiei a UI nova da versão 2018, mas depois que a compreendi achei genial e tive certeza que tinha sido inspirada n UI do Photoshop. Depois da venda da Allegorithmic para a Adobe, aí não tinha mais do que duvidar ou conjecturar, Andre. Pra ser franco, acho que não pus a devida fé no meu taco, mas falei, sim, embora já tivesse uma suspeita já há algum tempo.

Volto a lhe dizer que este... "unificar a experiência do usuário" que você encontrou em suas buscas e pesquisas, cuja origem é da Adobe- Allegorithmic é praticamente papo de marqueteiro que está querendo esconder algo; senão é puro papo de veado, mesmo, Andre. Ou é caô ou algo enigmático em termos de negociação que se encontra na "encolha". Agurdemos.

A pergunta que eu faria, não querendo lhe corrigir, claro, é a seguinte: "É integrar, entregar ou estragar o Substance Painter no Photoshop?"

Sinceramente, você acha que o SP vai interessar realmente um super profissional que se dedica unicamente à fotografia? Este profissional iria, Andre?

Na minha opinião é muito mais viável o Photoshop de "dissolver" e se "entregar" aos propósitos do Substance Painter do que o contrário. Isso não vai ocorrer!

Não sou matemático, mas se fosse uma equação, até poderia ter uma solução, mas demoraria tempos até que algum exímio e racional matemático encontrasse a tal solução ou resultado. Programa único? Não consigo visualizar isso, Andre. Uma espécie de "Bridge" ligando os dois? Mas isso só interessaria aos usuários do mercado de modelagem e texturização 3D.

Andre, tenho que pensar mais a respeito, até porque é uma união de empresas, sendo que uma foi comprada; não foi uma fusão comercial. Aí a minha questão, o que você propõe com a frase "unificar a experiência do usuário" é uma fusão de programas, mas não consigo visionar uma fusão que atenda plenamente ambos os segmentos, os do Adobe e os do Substance Painter numa única jaboticaba.

Andre, é como fazem os cachorros natos que usam o dom do olfato: Necessitamos de rastros! Eles ainda são escassos.

Depois eu concluo a parte do Rhino, ok?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu vi essa frase do "unificar a experiência do usuário" no final do artigo de lançamento do Substance Painter 2019, o primeiro na mão da Adobe.
Então, parece que eles vão continuar aproximando a interface dos dois programas nas próximas versões e se for apenas isso eu acho ótimo para os usuários.
O ruim é se por trás tiver o plano de um dia juntar os dois no mesmo programa, pois a Adobe sempre quis que o Photoshop também fosse usado para pintura 3D e não conseguiu.

Porém, agora eles são os donos do programa mais usado para pintura 3D, por isso tendo a acreditar na sua opção, já que teriam que ser muito idiotas para estragarem dois programas conceituados tentando juntá-los, não é mesmo? rsrsrs

Concordo plenamente com os seus argumentos, ninguém dá nada para o mundo 3D, quem trabalha com fotos iria pirar com a Adobe se tornassem o programa pesado colocando um monte de coisas que eles não precisam.
Já o SP pode se beneficiar muito dos recursos do Photoshop e já está se beneficiando.

Eu li a parte que você disse do PS se dissolver no SP e até vi a cena na cabeça, imagina que lindo o vendilhão do Sébastien Deguy ficando tão rico dentro da própria Adobe a ponto de comprar a Adobe de volta e integrar o Photoshop no SP. rsrsrsrsrs

Não tem como não concordar com o que você disse, eles vão ficar separados, seria loucura tentarem isso!

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707504.

Total de membros registrados: 135164

Últimos membros registrados: vsdfvasdf, jvmferreira, THIAGO BARCELLOS, WASHINGTON.NBO, JessicaSNR, Rova, djsoul, LETICIACRISTINA77.

Usuário(s) on-line na última hora: 789, sendo 3 membro(s) e 786 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Abilio, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.