Oi Marcelo, tudo bem?
Você achou que o apresentador do Webinar era o seu antigo professor de Rhino, que qualquer esfera ele chamava de complexo? rsrsrsrsrs
O problema de fazer apresentações de sistemas de programação por Nodes é que fica impossível criar alguma coisa legal em pouco tempo.
O negócio é feito para trabalhar de forma modular, então, tem que construir todos os módulos e quando junta tudo a mágica acontece imediatamente, porém, enquanto está construindo não tem nada muito visual para mostrar.
Por isso gostei de como ele fez, mostrando imagens de padrões prontos e explicando procedimentos mais simples de como inciar certos padrões.
Sobre quem determina a qualidade do trabalho, eu acho que é um misto entre Soft e artista, porque um cara realmente bom num Soft tira leite de pedra, mas imagine o que este cara não faria num Soft melhor, até mesmo pela questão do tempo, a tecnologia ajuda muito a diminuir o tempo para fazer as coisas e dai pode refinar melhor.
Você viu o programa apresentado pela Nvidia na GDC baseado numa nova tecnologia gráfica com AI chamada GAN?
Você faz uns traços e ele gera uma imagem realista, coisa que compondo manualmente levaria um bom tempo no Photoshop.
A próxima coisa que a AI vai matar é o Matte Paint.
O vídeo está nesta página:
https://3d1.com.br/noticia/68577Eu acho que este tipo de coisa mostra como um Soft mais avançado também ajuda muito, no mínimo dando mais tempo para refinar o máximo possível.
Mas de que adianta colocar um programa maravilhoso e inteligente na mão de um completo imbecil, não vai sair nada decente, aposto que a primeira coisa que um petista tentaria desenhar no GauGAN da Nvidia seria um cigarro de maconha.
Tem que haver um misto dos dois para não virar um trabalho hecúleo e a criatividade do artista poder aflorar.
Eu já tinha visto muita modelagem maravilhosa quando o Z-Brush nasceu, mas ele permitiu um salto de qualidade imediatamente e começou a aparecer modelagens absurdamente detalhadas e intrincadas que ninguém tentaria fazer com o método comum porque levaria anos.
Então, por estas coisas eu acho que o programa faz muita diferença, mas tem que estar na mão de alguém experiente nele para fluir todo o poder.
OBS: Muito bonitas as imagens que postou e obrigado pelo link do face deles, depois vou dar uma olhada melhor nas imagens que tem lá, são todas muito boas.
Abração e tudo de bom.
Andrém Vieira