Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Shal   São Paulo
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
Colli   Maringá - AC
EvandroGP   Paraná - PR

Portfólios Ver Mais

cleitonedy   Portugal - AC
nd   Sumaré, São Paulo - SP
R.A.Diniz   Itaperuna - RJ
3dedson   Mato Grosso

Criação de Normal Map mais acurado

O NormalMap-Online é um Soft gratuito e conhecido para gerar Normal Map a partir de imagem, ele foi atualizado com Batch Mode e também permite criar Normal Map mais acurado usando 4 imagens com a luz em posições diferentes.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 08/04/2019 08:02

O NormalMap-Online é um Soft gratuito e conhecido para gerar Normal Map a partir de imagem, ele foi atualizado com Batch Mode e também permite criar Normal Map mais acurado usando 4 imagens com a luz em posições diferentes.
Andre, boa tarde,

Tranquilo? Não pulou da ponte por causa do vídeo-encosto que fiz questão de lhe enviar como zoação, né? Se você responder esta mensagem é sinal de que ainda continua firme com o seu próprio "encosto", hahahahahahahaha.

Sério!

Lembra-se que conversamos inúmeras vezes sobre o "Bake" do Substance Painter e de com o mesmo recurso é infinitamente superior em qualidade no Substance Designer? Lembra? Eu até dou preferência em extrair todos os maps - como você sabe - pelo SD que gera um Normal Map muito superior e mais ajustado. Vem a pergunta.

Andre, por favor, você poderia explicar mais este "Batch Mode para criar os Normal Maps de múltiplos Height Maps em sequência?" O que é um "Batch Mode?"

Não conheço este software gratuito, mas pelo que vi, ele se propõe gerar Normal Maps mais corretos.

Sei que há várias aplicações, Andre, mas às vezes fico meio confuso ou com dúvida no que diz respeito a configurar, por exemplo, o Normal Map - bem como os outros.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Depois dos 3 primeiros minutos do vídeo e fiquei com vontade de estourar meus ouvidos de tanto que aquela mulher grita, imagine ir na igreja de uma pastora assim!!!
Como comentei no outro email, peguei uma otite brava aqui e não estou 100%, pensei que era porque entrou água no ouvido, mas estou achando que é porque ouvi aquele vídeo!!!!  rsrsrsrs

Barulho me incomoda muito, parece que estão socando a minha cabeça, mas mesmo ouvindo com o volume bem baixo é horrível por causa dos gritos, não sei como você consegue! rsrsrsrs

Sobre o lance do Batch Mode, Batch é o termo que usam para definir a fila de alguma coisa, por exemplo, o Batch Rendering do Max coloca as câmeras da cena em fila e renderiza uma atrás da outra.

O Batch Mode do NormalMap-Online é para você colocar 100 imagens de Height Map em fila para gerar o Normal Map de uma atrás da outra usando as mesmas configurações.
É só para automatizar o processo quando tem muitos mapas para gerar.

Sobre o lance do Normal Map mais correto, o Normal Map não foi feito para ser gerado a partir de imagem, ele foi feito para ser gerado a partir de objetos 3D e só desta forma que vai ficar realmente perfeito, porém, é possível criar um ótimo Normal Map a partir de Height Map de boa qualidade.

Se pegar qualquer imagem comum e tentar gerar o Normal Map vai ficar ruim, pois o algorítimo vai confundir sombra e brilho como áreas baixas ou altas do mapa.
Para poder criar um bom Normal Map a partir de imagem comum precisa de 4 ou mais imagens da superfície com a luz em posições diferentes, pois assim o sistema consegue entender as formas da superfície devido a mudança de posição das sombras.

Isso é possível fazer no Substance Designer e no Alchemist, creio que também no Quixel Mixer, além deste recursos do NormalMap-Online que aceita 4 imagens.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Cara, otite? Nossa, isso é um saco e extremamente incómodo. Espero que você já esteja melhor e bem mais confortável, porque assim nem música é possível, quanto mais ao resto. Espero que você fico bom e feliz logo, Andre, são os meus votos de saúde e alegria.

Pense... Você não disse que é um para-raio de obras? Agradeça aos céus por esta pastorar não ser sua vizinha. Acho que seria a encarnação de todos os demônios lambões de obras e ela orando, lógico que em voz baixa, no modo ITAÚ, 30 horas pora dia, dia sim, outro também, exorcisando os espíritos malígnos a saírem dali. Não sei o que seria da sua sanidade, Andre. Por que o ódio profundo que esta gente tem do colonizador, o tal do português? Acho que eles julgam que é um asecla de satanaz e danam a froferir barbaridades, via oral, tal qual um possesso manifesto. Acredito que seu enconsto é bem mais amigável, hahahahahaha.

Ok, compreendi o que é um Batch Mode, pois não sabia.

Ao me referir a ajustes do Normal Map, estou falando, mesmo, em relação a um objeto 3D, entendeu agora? Não me expressei direito, sei disso. Quis dizer ajuste e configuração, mas voltada para um objeto 3D e não uma simples imagem, ok?

Pergunto isso porque sempre vejo que mais parece uma adequação, mas fiquei curioso pois os ajustes e configurações são fartos, por exemplo, no Bitmap2Material ou neste mesmo NormalMap-Online.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Agradeço pelos votos de melhoras e felizmente já estou 100%.
Mas ainda tenho que voltar no médico na semana que vem para fazer uma lavagem no ouvido.

Eu me automediquei com um remédio vencido há 6 meses que uma médica mandou eu usar quando aconteceu algo parecido e funcionou perfeitamente.
Logo que senti a dor de ouvido já passei a pingar o negócio, fiquei ruim na quinta e sexta, mas na segunda já estava bom, mesmo assim fui lá na consulta.

E o pessoal ainda fala mal da automedicação. KKKKKKKKKKKK

OBS: Sei que você pira com isso e a última frase foi para te encher o saco. rsrsrs Não é boa idéia usar coisa vencida, mas dessa vez deu certo.
Eu não comprei outro porque dependia de receita e só teria a consulta na terça.

Sobe o vídeo da tal pastora, imagine quem mora no quarteirão onde ela tem a igreja!!!!
Deve transformar a vida de todo mundo num inferno e ainda acha que vai para o céu.
Se um espírito malígno estiver passando na rua onde esta mulher prega ele sai fora com medo dela tomar ele e não o contrário. rsrsrsrsr

Sobre o Normal Map, estes programas como Bitmap2Material e NormalMap-Online só geram Normal a partir de imagens e os ajustes são para conseguir retirar sombras e filtrar os detalhes.

Pense no Normal Map primeiramente como um mapa de Bump mais avançado, então, você pode usá-lo para reproduzir os pequenos relevos do material igual fazia antigamente com Bump.
Porém, o Normal Map serve para muitas outras coisas, uma delas é reproduzir os detalhes de um objeto High Poly numa malha Low Poly como se fosse um Bump.

No primeiro caso você gera o Normal Map a partir de imagens mesmo, normalmente em tons de cinza que chamamos de Height Map.
Já no segundo caso precisa do Bake de Normal Map igual é feito no SD e SP, pois depende de traçar raios entre a geometria High Poly e a Low Poly para identificar as diferenças entre as duas.

No Max o Bump é aplicado através do NormalBump Map, se for com o V-Ray vai usar o NormalMap dele, mas sempre aplicando no canal Bump do material.

Se tiver apenas o primeiro mapa de Normal usado para reproduzir os detalhes do material, é só aplicá-lo igual faria com o Bump.
Se tem apenas o segundo mapa de Normal, o que reproduz os detalhes do High Poly, também pode aplicar da mesma forma.
Mas se tiver os dois precisa compor um sobre o outro com Overlay poque só tem um Slot de Normal Map no material, pode fazer isso no Photoshop ou com o mapa Composite do Max.

Ainda tem um problema, existem duas formas de exibir e gerar o Normal Map, uma é em OpenGL e outra em Direct3D, então, o mapa pode aparecer invertido se for gerado num padrão e exibido no outro.
A maioria dos programas usam o padrão Direct3D, inclusive o 3ds max.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Andre, boa noite,

Cara, vou fazer uma ameça. Lhe enviar o mais novo vídeo da pastora, hahahahahahahaha. Se tem que ver o tamanho da Bíblia, parece um Webster atualizado. Rapá, a mulher pirou de vez e dana a falar de algo que vai acontecer, mas que no final e não sei o que é, pois acho que até ela, também não sabe, kkkkk. Hoje, quando voltava com duas quentinhas, dei bom dia para o entregador da farmácia que era moto boy. Pra quê! Não vou dizer nada, vou enviar o áudio, pois, discretamente, gravei. Andre, sabe que os trechos que ele fala se reportam a passagens das mais esotéricas, abordadas - e muito! - na obra da Alice A. Bailey. Impressionante a loucura, né? Como há sanidade e lógica nela no interior e no exterior dala, a loucura.

Ande, sua resposta foi tão bem elaborada, tão bem explicada que vou transferir o trecho inteiro para outro tópico, porque certamente é mais informação útil é agregadora e que tirar dúvidas - muitas - sobre o Normal Map e aplicação dele. Eu só tenho que ler novamente, até porque eu vi isso que você disse, pela primeira vez, no grande concorrente do Substance Painter, o Quixel Suite, na época em que eu tentei estudar ele, mas achei o SP muito mais fluente o entendimento. Vi um tutorial demo, mostrando a inserção de detalhes, pintando direto no UV Map, porém em Normal, mostrando toda a modificação no modelo Low Poly. Cara, achei incrível. E você falou exatamente isso. Gratíssimo pelo esclarecimento e paciência em tecer um comentário longo tão fundamental ao tema em questão. OBRIGADO!
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Oi Marcelo, tudo bem?

Tem que ser sadomasoquista para ouvir esta pastora, ainda mais uma pessoa com um ouvido tão apurado quanto o seu!
Eu passei o domingo ouvindo os cantos gregorianos que me enviou, as músicas sacras e de Leonardo Da Vinci, não entendo como uma pessoa que ouve estas coisas igual a você também consegue ouvir esta pastora histérica!!! rsrsrsrsrs
Você gosta destes loucos né?
É tipo aquele lunático com a esposa vestida de militar, não lembro o nome, eles também gritam muito.

Sobre o Motoboy, as vezes eu também encontro estas pessoas simples que possuem um conhecimento e filosofia muito maiores do que o dos proclamados intelectualerdas.

Sobre o lance do Normal Map, agredeço por organizar junto com o outro tópico que discutimos o assunto.

Parece complicado mas não é, basta saber que a forma correta de mesclar dois Normal Maps é com o Overlay e não com Multiply ou Screen, por exemplo.
Então, em qualquer programa que precisar juntar dois Normal Map você procura por um modo de mesclagem com Overlay e está tranquilo.
No Max tem o Overlay no mapa Composite, que serve justamente para mesclar texturas.
Se quiser pode fazer no PS, colando um em cima do outro e passando o de cima para o modo Overlay.
No SP ele deve fazer essa mesclagem automaticamente conforme pinta com Normal Map, eu preciso aprender o SP urgente, mas minha vida é um tumulto tremendo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Tenho que concordar que a pastora é show, além de levar um bíblia que nunca vi, já que parece mais um apócrifo de um 14 volumes; algum tipo de vulgata expurgada, hahahahahahah - se é que isso existe, hahahahahaha. Aquela louca é mulher do Dom que vivem dizendo que os militares vão tomar o poder, aço, e blá-blá-blá, junto com o tal caso clínico Esdras. Tudo doente mental e deveriam estar num canil de segurança máxima.

Eu ainà - como diria a Andre Sadi - não fiz a conversão, mas logo que tiver lhe envio, tá?

Acabei de alocar outro comentário muito bom que você fez a respeito de Normal Map. PARABÉNS!

Andre, só pra encerrar esta minha recorrência, vou te enviar um único tutorial do SP lecionado pelo Wes, pra você ir pegando a manha. Só estudando este tutorial, você faz misérias; isso sem falar na série do Lampião da versão 2018. Mas tenho certeza absoluta que os antigos possuem grande qualidade didática e tem muito o que oferecer a todo o estudante, seja de que nível for - independente de versão do SP.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

A Bíblia daquela pastora parece mais o Livro Negro de São Cipriano, conhece? rsrsrsrsrs
Valeu por me lembrar o nome daqueles lunáticos.
Eles não tinham sido preso?

Agradeço por realocar outro comentário sobre o Normal Map.

Sobre o SP, hoje de tarde ficamos sem a #!@%*# da internet novamente, então, aproveitei para instalar e configurar mais algumas coisas no PC, dai coloquei o SP para tomar vergonha na cara e estudar.
Logo que iniciei ele deu aquele erro que você já tinha comentado do Delay da placa de vídeo, dai arrumei lá no RegEdit e funcionou perfeitamente.
Vou ver se no feriado de amanhã consigo brincar um pouco com ele, mas ainda tem um monte de coisas para instalar e configurar.

Você não imagina como eu configuro o meu PC, cada Soft que instalo eu dou geral em todas as configurações dele e coloco todos os EXEs no Firewall para ninguém se conectar sem eu saber.
Depois que instalo as várias versões do Max, desinstalo todas as porcarias que ele adiciona sem a minha permissão como aquelas bibliotecas que não servem para nada, a porcaria da Autodesk App, Populate e tudo mais, dai configuro cada um detalhadamente com as pastas do I/O, External Files, unidades, Default Switcher, render padrão e tal, então, é um trabalhão
Mas quando terminar vou fazer a imagem da HD e durante anos não terei que passar por isso novamente.

Agradeço pelas indicações dos tutoriais do Wes, eu divulguei aquele do lampião aqui, então, encontro fácil na busca das notícias.
Gosto de aprender fazendo, então, este do lampião é ótimo para eu estudar amanhã.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Esta gente pensa que é militar. Eles emitem inúmeros fluxos ejaculativos que batem no teto, quando tem uma reunião de generais; os dois, inclusive a mulher, esta Maria Louca. Estou falando do Werneck e a mulher, a Priscila. Caso clínico. Para você ficar aliviado, o link, hahahahahaha:

https://www.youtube.com/watch?v=5ZZ0p5Q7mKg

A minha dica, já feita: Assista eles, uma live, pois sempre há em momentos de crise, beirando o institucional ou greve de caminhoneiro. Aí vale à pena ver, porque são loucos.

Quanto a pastora, "fica a imaginar" - como construiria do ponto de vista frasal o Gilmar Mendes -, caso esta pastora fosse sua vizinha, hahahahahahaha.

Como você pode ver, aquele passo a passo que publiquei aqui no 3D1 funciona perfeitamente. Se vacilar, funciona até com o SD.

Andre, se não for complicado, fale como a eu posso ao instalar, não permitir a instalação deste lixo que a Autodesk nos impõe. Porque eu faço a instalação padrão e realmente pessa que só a gala, kkkkk.

Me desculpe se ainda não lhe mandei, mas vou enviar um tutorial excelente para você aprender o Substance Painter, a texturizar, com um único tutorial. Incrível, né?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione


Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707600.

Total de membros registrados: 135219

Últimos membros registrados: Ztesu026, Defending, André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab, kennedy337, eurafaeldavila220.

Usuário(s) on-line na última hora: 1059, sendo 4 membro(s) e 1055 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Neesaun, Ztesu026, PH2024, Juvencio Simbo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.