Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
leandro nicolaci   São Paulo - AC
dpi3d   Recife - PE

Portfólios Ver Mais

rafaneto   são paulo - SP
Tiago   Indaiatuba - AC
Joao Paulo   São José do Rio Preto - SP - SP
Luiz Felipe   Bagé - RS - RS

Tutorial do Displacement do SPainter

A Allegorithmic publicou um vídeo tutorial sobre dois dos novos recursos do Substance Painter 2019.1, explicando como usar o Displacement com Tessellation na Viewport e o Compare Mask Effect para mixagem de materiais.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 26/04/2019 08:04

A Allegorithmic publicou um vídeo tutorial sobre dois dos novos recursos do Substance Painter 2019.1, explicando como usar o Displacement com Tessellation na Viewport e o Compare Mask Effect para mixagem de materiais.
Andre, bom dia,

Até já baixei para estudar e comentar aqui. Vou sair agora e quando voltar mais tarde da BN - Biblioteca Nacional, comento aqui, valeu?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, bom dia,

Tenho que assistir novamente, até porque na segunda parte deste vídeo demo da Allegorithmic pelo seu Master, o Wes McDermott, ele nos apresenta uma novidade e das grandes: O efeito "Compare Mask". Sabe o que me veio e me lembrou bastante, embora não seja claro, mas nos leva a pensar muito em operações booleanas com texturas, sabia? O fato dele apresentar este recurso com os sinais matemáticos de < (menor que) 
  ͌(dentro da tolerância, não sei se chega a 0, porque o zero não geraria mistura) e (>) maior que. 

O "Compare Mask" é composto de três elementos.

1. O This Layer
2. O Layer Below
3. Values Overlap

Pelo que entendi é exatamente este terceiro elemento do novo recurso "Compare Mask" que determinará o "mixer" ou a "mistura" do primeiro lalyer com o segundo. Logo, do ponto de vista matemático, não deixa de ser uma união ou interseção, cujos elementos são "layers".

Andre, será que no futuro teremos Operações Boolenas com Texturas?
Retornarei para comentar mais.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, bom dia,

Ele, o Wes McDermott dá dicas, toques super práticos de como manipular das formas mais variadas os layers. Preste atenção, pois ele mostra várias formas, dentro do layer e fora dele. Ele praticamente dá uma super aula, em pouquíssimos minutos.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Legal isso que você falou de operações booleanas com texturas a partir do Compare Mask.
Eu não usei e não sei como funciona, apenas vi o vídeo de exemplo meio por cima e achei similar ao Blend de Heightmap disponível no Alchemist e no Mixer.
É um efeito muito legal, pois usa os tons de cinza do Displacement para definir o que aparece ou não por baixo ou por cima, esse Compare Mask é a mesma coisa?
Pode deixar que vou assistir com calma quando pegar para estudar o SP, qualquer tutorial do Wes merece ser assistido com atenção.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa tarde,

Me diz, não deixa de ser um efeito usado no Photoshop? No entanto quanto à operações booleanas foi apenas um hipótese. Deve ser complexo, pois pode envolver até layers - ou não? Mas não deixa de ser uma excelente e revolucionário ideia em termos de amplitude ao campo das texturas. Quem sabe, né? Mas o efeito em si é muito bonito e bastante útil, Andre.

Quero frizar que a versão de upgrade (crack, claro, pois somos tabistas) do Substance Painter tá ok, Andre. No entanto, o pulo para a versão seguinte, há problemas. No momento, atenhasse à versão Allegorithmic Substance Painter 2019.1.1.3066 que roda certinho. Aguardemos o que vai surgir ou aparecer, porque a versão de atualização Allegorithmic Substance Painter V2019.1.2.3072 Win X64 não funciona porque não tem crack. Já testei várias vezes.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu estou meio perdido nisso porque não manjo de Substance Painter e só vi o vídeo, não tive chance de testar, mas achei super útil e interessante, além de facilitar muito a mesclagem de texturas.
Certamente dá para fazer no Photoshop aplicando Levels num Height Map e Blend de Layers, mas é trabalhoso e o Feedback do que está fazendo fica prejudicado pelo Workflow do programa, enquanto que, no SP você arrasta um Slider e vê a mesclagem em tempo real.

Eu estou com problemas no meu Windows, depois que instalei tudo de novo vi que ele considerou uma partição da HD de arquivos como sendo do sistema, então, vou ter que fazer tudo de novo para poder gerar a imagem do sistema apenas com a HD do Windows e dos programas.
Cara, é incrível o baile que estou tomando depois que resolvi instalar o desgraçado do Windows 10.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa tarde,

Cara, aqui esfriou. Tipo carioca sente frio à toa, sabe disso, né? Kkkkk.

Andre, até o momento, não fou publicado mais release algum da Allegorithmic a respeito do SP, mas acho que ele já tem tanta coisa boa que é até bom a gente ter uma trégua, mas é certo que as feras da empresa, certamente vão assimilar e absorver mais ferramentas do PS, porém adaptadas à realidade ou necessidades da texturização.

Veja bem, operações de corte numa textura única ou em partes, seja de que modo for é algo sensível, perigoso, pois o modelo já vem mapeado e leava e carrega o seu UV todo no arquivo aberto no SP. Portanto, não creio que seja por aí.

Em termos de um caminho lógico a ser pensado, acho que tudo o que possa ser útil que o PS possui em termos de "Layer" é aceito e muito bem vindo ao SP. Mas o quê? Não sou especalista ou perito e PS, mas o que não falta é recursos utilíssimos que podem tornar os layers do SP ainda mais dinâmicos e amplos. Layer, portanto, é um recurso pluasível de ser explorado.

Acho - e apenas acho, Andre, pois estou lhe dando com o campo da hipótese - que a "aba" "Images" e seus "Adjustament" são de grande valia e muita utilidade se adaptado ao SP.

É apenas uma hipótese. É mais ou menos como Levar e incorporar o KeyHydra no 3ds Max, só que em termos de aproveitamente e inspiração destas ferramentas de manipulação, adaptadas ao mundo SP.

Você conhece o Parted Magic? Gosto bastante, é rápido e formata com muita eficiência. Volto a dizer, este negócio de Win10 é uma verdadeira praga bíblica. Espero que você já tenha conseguido realizar as instalações.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Aqui também esfriou bastante, eu prefiro muito mais o frio do que ficar suando feito um condenado no verão. rsrsrsrs

Sobre o que o SP pode chupar do PS, apesar de eu não conhecer bem o SP, creio que tem muita coisa útil para ele no PS.
Não sei a diferença entre eles no sistema de Layers, mas imagino que muitos filtros, recursos de seleção de elementos nas texturas, aquele Content Aware Fill, entre vários outros podem ser muito úteis na texturização no SP.

Também vejo que o PS pode se beneficiar muito de um suporte para arquivos SBSAR, porque dai qualquer usuário poderia abrir texturas em SBSAR para usar na composição de imagens no PS.
Como o SD permite criar qualquer tipo de padrão, pode servir para criar desde Brushes procedurais para o PS até novos filtros de imagem.
Na minha opinião, este seria o melhor jeito de integrar o SD na Pipeline da Adobe.

Sobre o Partition Magic, conheço sim e já usei para modificar as partições na HD do nosso Notebook, pois não é fácil tirar a HD dele e ligar em outro PC para particionar sem perder o que tem no disco.
É um programa muito útil para modificar as partições em HDs com arquivos.
O problema destes programas é que funcionam dentro do Windows, então, não aceitam modificar a partição onde estão instalados ou deletar a partição do Windows, então, quando só tem uma HD complica, por isso é bom saber os comandos básicos do Diskpart porque tem em todas as versões do Windows, funciona fora dele e ajuda muito quando não há outro PC por perto para conectar a HD.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Andre, boa noite,

Muito bom o seu ponto de vista no que diz respeito a integração entre o PS e  SD. Não tinha pensado nisso. Mas como você é um usuário que considero avançado e o que não souber, aprende rapdinho, este tipo de hipótese só poderia vir de um usuário experiente. Faz muito sentido!

Ainda acho que o SP tem muito mais a ganhar do PS do que o contrário. Estamos juntos nisso. Fico aqui a imaginar o que eles vão sugerir nas próximas versões. Mas já fiz algumas elucubrações, como você viu aqui e em outras respostas.

O que você disse de pegar e estudar o SP desde o primeiro tutorial no canal da Allegorithmic é perfeito. Faça isso! Ali é a melhor ou uma das melhores fontes de aprendizado que há, excetuando-se ótimos tutoriais, longos ou curtos que há no Youtube, mas o fundamental, o Wes McDermott leciona ali, Andre.

Conheci o PartedMagic através de um ex-colega de trabalho que hoje não trabalha mais para particulares. Atendeu um pedido meu há alguns anos, porque me conhecia. Recuperou dados para mim e me mostrou como usar o PartedMagic. Ele é excelente. Não sei fazer nada com o Windows, kkkkk.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710568.

Total de membros registrados: 138017

Últimos membros registrados: BIXOGIL, bianinha, Saraaaaahhhhhhcriisi, Shomps, nanda02, KevinP, bru_duarte, Natbezerra.

Usuário(s) on-line na última hora: 401, sendo 12 membro(s) e 389 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ricardo Paranhos, Eber.Silva, Willmitnick, bianinha, Gabriel.C, JMDesign, BIXOGIL, Hot, Renatto, Duda, Nuno, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.