Oi Rafael, tudo bem?
Tempos atrás eu estava conversando sobre isso com um amigo, falando que, quando o Mental Ray era o melhor Render do mundo e tinha todos os recursos possíveis, o pessoal de maquete preferiu o V-Ray por causa da facilidade de piratear as bibliotecas da Evermotion com móveis texturizados para o V-Ray, mesmo ele sendo bem fraco na época, nem permitia renderizar animações.
Hoje, quando o V-Ray se torna o melhor e mais completo renderizador do mundo, o pessoal de maquete resolve mudar para o Corona por causa da facilidade da biblioteca de materiais dele e também por causa do LightMix, pois é muito mais fácil modificar a iluminação no próprio Frame Buffer do que exportar Elements ou AOVs para o Photoshhop como exigem os outros Renders.
Portanto, isso mostra que o pessoal de maquete não quer e não precisa do melhor Render do mundo, eles querem um Render fácil, rápiddo e com facilidades específicas para a área como o Corona oferece.
A Chaos é uma ótima empresa e o Vlado é muito esperto, ele também sabe disso e imagino que levou em conta quando comprou o Corona, pois a empresa não pode pensar só em manter o V-Ray no topo para usar até em cinema, eles precisam de um produto mais simples e específico para atender as áreas menos exigentes e o Corona se enquadra nisso.
Por isso eu acho que eles falaram a verdade naquela palestra que ministraram na época da compra, vão manter o Corona e o V-Ray lado a lado, cada um atendendo o seu nicho de mercado.
Mas concordo plenamente com você que estas atualizações constantes quase sem novidades como estão fazendo com o Corona ultimamente é péssimo para os usuários, para quem ministra treinamento e para a imagem do próprio Render.
Abração e tudo de bom.
André Vieira