Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
Flaviano Oliveira   Belo Horizonte - MG
jeff   ARAPONGAS - PR
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

Tiago   Portugal
PETRAGLIA   florianópolis-sc - AC
dinizlima   Londrina - AC

Atualização do Substance Painter

A Allegorithmic lançou o Substance Painter 2019.3 com várias novidades, entre elas estão o mapeamento automático, suporte para os Brushes do Photoshop, Opacity Blending Mode, Paint Roller Stroke e mais filtros de imagem.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 18/12/2019 08:02

A Allegorithmic lançou o Substance Painter 2019.3 com várias novidades, entre elas estão o mapeamento automático, suporte para os Brushes do Photoshop, Opacity Blending Mode, Paint Roller Stroke e mais filtros de imagem.
Andre, boa noite,

Cara, me ajuda, porque estou enferrujado, ok?

Primeiro, não gostei do fato de não ter encontrado - ainda - um tutorial .pdf da versão mais recente que esta, a Version 2019.3. Estou meio contrariado com isso, pois já é diretriz da Adobe - caso não esteja errado, porém o manual on-line (a maioria das vezes escrevo online, mesmo) está correto.

Parece que há muitas novidades, né? Todavia é exatamente o contrário. Entendi uma coisa que não estava compreendendo. Vi, no final do ano passado, adição de muitos materias de madeira e concreto, por exemplo. Estranhei; até apaguei, sabia, porém, assistindo o vídeo, vislumbrei algo que até já seja fato corrente: O SP está sendo edificado para atendender a indústria de games, foi o que me pareceu pela gama de Materials e Smart material que foram inseridos nativamente.

Por favor, me corrija, Andre, pois estou voltando no go back do returne somente hoje, tá?

Mas se não me falha a memória, falamos a respeito disso ano passado, não faz muitos meses. Acho que eu lhe disse, Andre se o SP está, agora, sob as asas da Adobe (mais ou menos isso), "eu apostaria que eles vão investir no 'painel de brushes'". Dito e feito. Nos falamos sobre esta evolução e possível adoção da Adobe no SP, SIM! Até porque é um ponto forte, alto no Photoshop os brushes.

Pequena digressão. Eu descobri uma empresa que produz somente brushes para o PS. Sabe efeitos dot e halftone? Não é simples aplicação, mas a pintura continua do efeito. É a única empresa que se dedica a isso e este tipo de especificidade de brushes para o PS e o outro que não me lembro, mas te digo tudo depois.

Logo, acertamos mais uma. A lógica era essa, mesmo. Tá aí, a maior parte do demo fala ou se reporta indiretamente aos brushes e sua tendência para a industria dos games. Vou procurar mais coisas e dar continuaidade, porque embora ele não tenha modificado muito, quero saber mais, porém, sem um tutorial digno, fica relação sexual.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, bom dia,

Só pra confirmar. Nós conjecturamos, sim!, a respeito do próximo passo da Adobe, no aperfeiçoamento do SP, absolutamente, cujo novo layout foi "inspirado", "no sapatinho", pela experiência da Adobe no - ainda - hegemônico PS. O próximo passo seria o dos "Brushes" que agora se confirma. O PS é poderoso em layers, mas o SP, também. Vamos pensar um pouco para ver, em termos de prospectiva, o que pode vir a seguir.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Realmente as coisas mudaram muito depois da Allegorithmic ser comprada pela Adobe, o canal deles no Youtube ficou relegado ao segundo plano, quando antes era o primeiro, não adicionam mais links do Youtube nos artigos, agora os vídeos são da própria plataforma da Adobe, que ninguém vê e que não dá para colocar nos outros sites, também extinguiram os frequentes tutoriais que o Wes fazia.

É uma pena muito grande e parece que a qualidade das novidades também diminuiu!!!!

Pegar alguns materiais do Substance Source e colocar no Shelf do SP não pode ser considerado novidade!!!

Sobre o SP estar sendo direcionado para Games, é o oposto, ele nasceu focado em Games e aos poucos foi tomando as áreas de design, maquete e até cinema, onde antes o Mari da The Foundry reinava sozinho.

Sobre a adição dos Brushes do PS no SP, lembro sim da nossa conversa e foi a primeira atitude deles.

Eu fico feliz de ver que o SP está ganhando mais coisas do PS do que o oposto, isso me surpreendeu até agora.

Sobre as perspectivas para o futuro do Soft, depois da compra da Medium eu estou esperando ver o SP em VR. rsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Como te disse, me expressei mal. Quis dizer que o Shelf, em seu Material, esta carregadíssimo de novidades típicas de texturização para games - que acho horrível, hahahahahaha. Mas são muitas opções. Estou te dizendo isso porque tenho um Shelf bem vastao e fiz uma limpa no Materials. Agora farei no Smart Materials. Quanto ao resto, não há necessidade de fazer limpeza alguma; posso manter o acerv o que tenho. Depois falo mais a razão, tá?

Andre, não há como fugir de inovações "disruptivas". A VR é inevitável enquanto tendência. Acho que vamos acertar esta, mas ainda estou imaginando o que a Adobe irá pôr ou pendurar, no caso de inutilidades, no SP. Vamos aguardar, mas o mais importantes são realmentes os Brushes - que se confirmaram. Camadas (Layers)? Vamos ver, porque o SP, acho, não necessita disso. O que já antevejo é um gargalo limitador de inovação. O que pode acontecer e já se confirmou foi a aquisição de uma empresa que desenvolveu uma tecnologia, a Oculus. O mais interessante é incorporar empresas e suas novidades - de preferências, no mínimo, inovadoras ou, na melhor das hipóteses, disruptivas.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Agora eu entendi perfeitamente, como comentei na outra mensagens da compra da Medium, eu acho que nos últimos anos a Allegorithmic vem focando em inserir o SP nas áreas de arquitetura e Design, esquecendo um pouco do pessoal de Games que foi o público inicial do programa, então, acho que resolveram dar uma aceno para eles com estes materiais.

Eu também acho horríveis estes materiais estilizados e são para Games simples, porque títulos AAA usam materiais realistas em vez de estilizados.

Sobre VR, sei que é inevitável, mas acho que ainda vai demorar um bom tempo para as pessoas preferirem trabalhar em VR, as ferramentas ainda são muito simples e acho que o desenvolvimento do trabalho é mais lento.
Dúvido que alguém modela melhor, mais rápido e mais detalhado nestes Softs de VR do que no Z-Brush com uma boa Wacom.

Porém, todas as grandes empresas estão empenhadas nisso e a Allegorithmic parece ser uma das mais empenhadas, vamos ver o que eles propõe.

Sobre as incorporações do Photoshop no SP, como sabe eu não manjo nada de SP, então, não sei como funciona o sistema de Layers dele, mas sempre achei que visualmente é muito parecido com o Photoshop.
Você acha que não tem nada nos Layers do PS que pode beneficiar o SP? Pois você conhece bem os dois programas!

Parece que além dos Brushes o SP também ganhou alguns filtros do Photoshop, inclusive aquele Content Aware Fill para remover coisas da imagem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia,

Esta eu vou ter que checar para poder te responder com mais precisão, mas acho que entraram novos Filters, sim. E muito bons.

Excelente a tua pergunta, viu? PS é layer; SP, também. Há coisas no SP que não existem no PS que vem de longe e tem uma realização espetacular, por exemplo, em fontes e o trabalho artístico com elas.

Deixa eu dar uma sacada, tá? Mas a tua observação é demais. Parabéns.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Agradeço pela resposta e não precisa se preocupar em obter mais detalhes sobre isso não, pois no momento não poderei estudar o SP como te contei.
Eu queria saber se na sua opinião tinha muita coisa dos Layers do PS faltando no SP, mas você foi preciso na resposta afirmando que o SP tem mais coisas nos Layers do que o PS.

Então, vamos ver o que a Adobe vai chupar do SP para o PS. rsrsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Você tem razão. Quem sabe a mão não fica invertida e o PS passa a absorver detalhes, características do SP. Todavia, a meu ver, a mais importante mudança já foi feita no SP, quando eles, antes de serem absorvidos pela Adobe, alteraram o Layout, totalmente inspirado no PS. Também foi uma bola que cantamos aqui, antes mesmo da compra da Allegorithmic pela Adobe. Cara, a gente faz isso tudo de graça, não ganha um tostão com nossas percepções e tendências dos programas no mercado 3D. Enquanto isso, com todo respeito, fico a ver jihalistas, jornazistas e comentaristas esportivos a falar asneiras, e quando chega segunda-feira, todos continuam no emprego, bem como a falar besteiras e idiotices. Continuemos com nossas prospectivas, rs.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Como te disse, tem um monte de programas do SP que separei para estudar. À medida que for concluindo e publicando com comentários aqui.
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu lembro quando o SP copiou os Layers do PS e achei muito estranho, lembro também que comentamos sobre isso na época.
Hoje sabemos que eles já estavam em contato com a Adobe fazia tempo e provavelmente fizeram isso já com a ajuda da Adobe.

Era esperado que a Adobe não chupasse coisas do SD logo de cara para não revoltar os usuários da Allegorithmic, que piraram com a venda, e acho que fizeram muito bem, adicionando melhorias primeiro no SP e deixando o PS para depois, mas certamente vão copiar alguma coisa do SP para o PS.

Uma coisa que seria muito útil é o PS conseguir abrir arquivos SBSAR e imagino que estão trabalhando nisso, pois é uma tendência natural.
Imagine que maravilha poder abrir e ajustar texturas procedurais no PS!!!

Sobre os jornazistas brasileiros, graças a Deus eu me libertei, não tenho TV e só me informo pela internet nos canais que eu quero.
Felizmente não tenho mais que aturar a desinformação da TV aberta e por assinatura, só vejo quem eu gosto e ainda não aturo comerciais!!!!  rsrsrsrsrsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707628.

Total de membros registrados: 135236

Últimos membros registrados: yasmimin, hvicentin, jenniwerner, kressrobert, Hugginsed, kdsanmva, LucyCoffee, rauldossantossousa.

Usuário(s) on-line na última hora: 802, sendo 29 membro(s) e 773 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, D2_Unrio, Ronaldo Junior, Adalberto Rocha, JMDesign, Le_Andro, Reinaldo Silva, Victor Mendonça, Nael181121, marcola, gago, Fabio Catelleno, yasmimin, pinart, Pedro Juliato, Paulo Rodrigues Lima, Abilio, tatorp01, Baldo, magster, Henrique Ribeiro, cristian rocha da silva, Frederico Wagner N. R., Wamdersilva, hawph, Elis, Andre Vieira, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.