Andre, boa tarde,
Em virtude de não ser um foco no momento, mesmo eu tendo estudado o Rhino e ser um ardoroso fã de carteirinha do melhor programa NURBS do mercado, não vou comentar tudo, pois são vários itens, ainda mais que é mais voltado para arquitetura, maquetes, etc. Mesmo assim, não há impedimento algum para que eu faça uma reflexão que não é novidade, Andre.
O Rhinoceros (com o nativo e genial gafanhoto, o Grasshopper) e o Unreal são programas que já caminham não como simples softwares, mas, sim!, como plataformas auxiliares, especialmente, no caso do Rhino, para a criação disruptiva.
Tanto a Epic Games (Unreal) como a McNeel (Rhinoceros) tem esta sensacional ponto de adesão, porque assim como há programas que surgem só pra ficar na deles, estes dois seguem o velho dizer "O mundo ".
No curso de todo o desenvolvimento histórico deste nosso século XXI, prevejo uma participação cada vez mais exitosa destes dois projetos de criação digital que voltam-se não somente ao entretenimento, como temos visto ultimamente. Como haverá uma aceleração cada vez mais intensa (e brutal, no bom sentido) do aspecto "mental" em nossa civilização planetária, é mais do que normal que estes dois softwares se espandam dentro do atual ciclo cultural que conhecemos como Revolução Digital, onde as grandes estrelas são mesmos as tecnologicas disruptivas. E é dentro deste cenários que se dará, com muito força e sucesso, o casamento do Unreal e do Rhinoceros no processo civilizatório. Logo, são programas naturalmente inclusivos, abertos que agregam, em vez de separar. As tecnológicas emergente são disruptivas, no entanto, estes dois programas são unificadores.
Abração fraterno,
Marcelo Baglione