Andre, boa tarde,
Apenas para fazer um breve aditamento ao que você disse acima, um pouco atrás em relação ao Mixer, SD e o fato de eu não gostar de nodes. Você não emitiu ou cometeu erro de opinião alguma, não, ok? As coisas vão tomando rumo e forma no curso dos ciclos. Sei que você leu e compreendeu o que eu disse, talvez até se lembre quando usei a seguinte afirmação: "o SD é um programa 'autoral'". Ele difere dos outros neste sentido, porque você não cria simples texturas - não que texturas simples manipuladas em PS sejam algo menor. Não! Mas eu "amadureci" para compreender e estudar o SD, somente há alguns meses. Sabendo transitar nele e em seu potencial, você cria não texturas, mas shaders com assinatura pessoal, porque foi você quem fez, quem criou. Portanto, raros são os programas que oferecem as ferramentas de criação de shaders como as que possui o SD. Isso eu reconheço hoje. Por isso que disse, também, que vou estudar novamente do início, o tutorial que você gentilmente criou para mim, porque como disse, eu estou maduro para estudar o programa, mesmo sabendo que ele é complexo, porém de enorme valia para quem necessitar criar marcar a ferro e fogo seus próprios shaders que serão manipulados em processos de texturização como, por exemplo, no SP. Quanto ao SP, eu já te disse, pegue os tutoriais do channel da ex-Allegorithmic que agora se chama Substance by Adobe. Um exemplo simples do que estou falando? Estudo este tutorial e veja o quanto você vai aprender, mesmo sendo um SP versão 1.7. Título: Substance Painter 1.7 Baked Lighting Tutorial. O legal do SP é que ele possuiu um tipo de "estabilidade didática". Me perdoe pela expressão um pouco ou bastante vaga, mas foi o que saiu. O software foi planejado de um modo que você pode estudar um tutorial antigo que não possui os recursos atualizados, mas que de maneira alguma irá interferir em seu aprendizado e desenvolvimento. Quanto ao PS eu pretendo me especializar em Photoshop Retro, pois só vai agregar mais técnicas e virtudes criativas aos meus trabalhos gráficos, tanto de imagem quanto de fontes.
Abração fraterno,
Marcelo Baglione
P.S.: Não digo o mesmo do SD, porque não conheço ao ponto de poder dizer que ele tem esta mesma "Estabilidade Didática". Quem sabe, agora, com mais maturidade para estudar, pois compreendi o valor inestimável do SD, eu possa descobrir o mesmo nele?