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Nova versão do Phoenix FD e tutoriais

A Chaos Group lançou o Plug-in Phoenix FD 2 para simulação de fluidos, fogo e fumaça no 3ds max, a nova versão melhorou a interface e iluminação, ganhou forças de atração, Loop e mixagem de cores, ainda publicaram diversos tutoriais.

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Por: Silvio  

Em: 21/04/2020 17:04

Algúem sabe se consigo exportar o modelo simulado para outros formatos? Por exemplo, se quiser vender um modelo de taça de vinho com o líquido feito com essa ferramenta e quiser fechar o arquivo pra vender sem que o comprador precise do Phoenix Fd instalado em sua máquina. É possivel? Colapsar ou algo do gênero?

Desde já agradeço.
Oi Sílvio, tudo bem?

O Phoenix FD faz a simulação do fluido usando partículas e depois é gerado um Mesh em torno delas a cada Frame da animação, então, você pode salvar tanto as partículas como o Mesh para não ter que calcular novamente.

As partículas podem ser salvas em diversos formatos padrões do mercado como OpenVDB, PRT, Field3D e no formato próprio do Phoenix.
Assim, é possível renderizar uma simulação de fogo ou fumaça, por exemplo, sem ter o Phoenix FD instalado, apenas um renderizador que aceite VDB como V-Ray ou Corona, por exemplo.
Também pode recriar o Mesh do líquido a partir das partículas sem o Phoenix instalado, mas precisaria de um bom gerador de Mesh, pois o BlobMesh do Max é um lixo, poderia ser o do TyFlow que é de graça.

Agora, se você deseja apenas encher um recipiente com líquido e não quer nenhuma animação, pode usar o Snapshot do Max no menu Tools para fazer uma cópia do Mesh do líquido no Frame que preferir e pronto.
Outra opção para fazer a cópia do Mesh é usar o Compound Object Mesher, que fica no menu Create > Geometry > Compound Objects.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

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