Oi Marcelo, tudo bem?
Fico feliz de ver você postando no fórum novamente.
Sobre o Multi-Tile UV Bake Tool, só será útil se você for fazer o Bake de coisas no 3ds max no sistema UDIM, mas como você já domina bem o Substance Painter e é mais fácil fazer o Bake nele, pode deixar para fazer tudo lá que também aceita UDIM.
Assim, a única coisa que vai precisar fazer no Max é mapear em UDIM para exportar para o Substance Painter.
Entretanto, não tem nenhuma diferença de mapear com ou sem UDIM, a forma de mapear é a mesma, a única diferença é que sem UDIM você precisa arrumar tudo dentro de apenas um UV e com UDIM você pode separar as partes em vários UVs.
Deste jeito, um objeto complexo composto por várias partes pode ser um Mesh só em vez de vários Meshes separados sem perder resolução na texturização.
O resultado sem UDIM será idêntico se separar os componentes do objeto na mesma quantidade de Meshes que os UVs que usou no UDIM.
Por exemplo, se usou 3 UVs no UDIM para acomodar as partes do Mesh, daria na mesma se separasse estas partes em 3 Meshes diferentes.
Ou seja, a única vantagem é manter as partes tudo no mesmo Mesh.
No Max não tem o que aprender de UDIM, é só mapear normalmente, habilitar o UDIM no Unwrap UVW como mostra a imagem em anexo e arrastar as partes para fora do UV principal que vai criando os outros UVs conforme a necessidade.
Abração e tudo de bom.
André Vieira