Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Heder Perdigão   Belo Horizonte - AC
cironey   Recife - AC
Fabio   Tubarão
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
GARGAMEL   Maceio - AL

Portfólios Ver Mais

armandoumas   Belo Horizonte - MG
Kamus   Petrolina PE - PE
castro   são paulo
cabelo3000   são paulo

Aplicações para arquitetura no Unreal

A Epic Games publicou o vídeo da palestra que ministraram sobre aplicações para arquitetura no Unreal Fest 2022, onde a Collida mostra como produziram um configurador para automatizar o desenvolvimento dos projetos.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 09/11/2022 14:00

A Epic Games publicou o vídeo da palestra que ministraram sobre aplicações para arquitetura no Unreal Fest 2022, onde a Collida mostra como produziram um configurador para automatizar o desenvolvimento dos projetos.
Caramba, preciso mesmo apreder mais sobre datasmith/blueprint, realmente não fazia ideia desta aplicação mais direta do datasmith na visualzação, via mais como uma ponte desengonçada pro unreal, kkkkk
Bom dia Chefinho... ótima postagem... poderia criar um tudo ou um mini curso dessas "automações" ou "configurador de ambientes" em portugues, o que acha?

Grande abraço!
Oi Marcos, tudo bem?

Desculpe a demora para responder, estou trabalhando feito louco no curso de Unreal e acabei não respondendo o fórum na semana passada.

Achei a sua definição perfeita, uma ponte desengonçada para o Unreal, pois é justamente isso quando usa o Datasmith igual o FBX, só para exportar do Max e abrir no Unreal.

Neste caso é muito melhor exportar diretamente em FBX em vez de Datasmith se tiver uma boa biblioteca no Unreal, pois pode exportar apenas a alvenaria com colisões e com Sockets (Dummies) para alinhar as coisas facilmente no Unreal.

Por exemplo, se colocar um Dummy no lugar da porta, quando chegar no Unreal é só pegar a porta que tem pronta, que já é interativa, e clicar no Socket para a porta pular certinho no lugar, além de tudo, a mesma porta poderá ser usada em todos os outros vãos em vez de importar todas as portas do projeto individualmente.

Isso falando apenas das portas, então, imagine todo o resto, ter que configurar cada porta, cada janela, cada móvel todas as vezes, fica inviável fazer maquete interativa.

Agora, se usar o Dataprep da mesma forma, importando apenas a alvenaria, em vez de você ter que clicar nos Sockets para alinhar as portas, janelas, luminárias e tudo mais, o Unreal faz sozinho para você e exibe a maquete pronta!

Porém, não tem muita vantagem trocar um Mesh do Max por um Mesh no Unreal, pois no Unreal você pode adicionar recursos e interatividades nos objetos através de Blueprints, então, se trocar um Mesh do Max por um Blueprint no Unreal tudo se torna possível, poderá randomizar automaticamente a decoração e os móveis, poderá fazer uma maquete completa e interativa em 10 minutos, poderá colocar seu filho de 8 anos para fazer as maquetes e ir para a praia!!!! rsrsrsrs

Como eu brinco com os meus amigos, com o Dataprep e Blueprints dá para chegar no estado da arte da vagabundagem na produção de maquete, pode treinar um macaco para fazer se der a alvenaria para ele. rsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi lzanlorenzi, tudo bem?

Desculpe a demora para responder, ando enrolado justamente por estar trabalhando num curso de Unreal.

Fico feliz que gostou da postagem, realmente são raros os vídeos sobre o Dataprep e mesmo os poucos que existem não mostram as principais vantagens, pois geralmente trocam Meshes por Meshes como comentei com o Marcos acima.

No Max as bibliotecas são formadas apenas por Meshes, materiais e texturas, mas no Unreal os objetos podem ter funcionalidades e recursos próprios, uma TV toca vídeos, uma porta abre e fecha, uma luz acende e apaga e os móveis podem ter recursos para trocar materiais ou randomizar automaticamente, por exemplo.

É muito fácil trocar um Mesh por outro no Dataprep, nem tem o que explicar, é só usar o Get Actor Label, colocar o nome do objeto que deseja trocar e logo abaixo adicionar o Set Mesh com o novo Mesh que deseja usar.

Porém, se trocar um Mesh de cadeira por um Blueprint de cadeira, não será apenas uma cadeira, você poderá randomizar o Mesh dela e os materiais automaticamente, poderá clicar nela durante a excução da aplicação interativa para trocar os materiais ou acessar informações do fabricante, poderá fazer tudo que quiser e imaginar.

O Dataprep é super fácil, mas configurar bons Blueprints depende de estudar um pouco mais, não dá para explicar num mini-curso, precisa ser um super curso, tanto que não existe nada na internet sobre isso voltado especificamente para arquitetura, pois tem que estudar para fazer Games e depois adaptar para arquitetura.

Eu estou há dois anos desenvolvendo um curso completo de Unreal que vai desde o zero, para quem nunca nem tocou no Engine, e segue até a automatização completa da produção de animação Real-Time e maquete interativa, no final você vai montar a maquete completa com 5 cliques, exportando apenas a alvenaria sem materiais, sem mapeamento, sem portas, sem nada do Max ou de qualquer outro programa que exporte em Datasmith.

Só sobre Blurprint são 23 horas de aula se não me engano, mas também abordo tudo que existe no Sequencer para animação, Animation Blueprint, State Machine, animação procedural, modelagem procedural, criação de interface do usuário, configuração detalhada de dezenas de tipos de materiais, personalização total do programa, é um curso gigante para formar o aluno num Techical Director capaz de transformar o Unreal num robô de fazer maquete.

Se Deus quiser vou conseguir colocar no ar antes do final do mês.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707678.

Total de membros registrados: 135281

Últimos membros registrados: Nerino, infohamzllc, look, lambthony, Hurroza, Himaki026, pedroca27, j3ff3rson.

Usuário(s) on-line na última hora: 493, sendo 21 membro(s) e 472 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: D2_Unrio, Antonio Domingos, Geraldo Nunes, gilson antunes, Osvaldo Arquiteto, hawph, Max Idalgo, Nuno, Celso Borttoloto, Lucas Reis, Anderson Miguel, gago, Juarez, cristian rocha da silva, Roberto Movanni, Fabio Catelleno, João Von Rondow, rafa.carvalho, WinterPT, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.