Andre, boa noite,
Tranquilo? Aqui, até o momento, tá tudo calmo; não tá com pinta de chuva bíblica até o momento. Eu me cadastrei no aviso que vem no celular. Sabe como é, né?, é bem possível o mundo acabar e a mensagem chegar ou ser descoberta daqui a 14000 anos, em escavações arqueológicas, mas não custa nada, concorda?
Andre, eu assisti todo o tutorial e ele é bastante útil, principalmente porque estamos conversando e debatendo direto a respeito de Normal Map e, digamos assim, sua família e gerações menos usadas.
O legal neste tutorial é que o instrutor termina dando, indiretamente, dicas excelente de gerar efeitos (os mais diversos) nas superfícies, sem que seja necessário o uso de normals - embora o estudo seja dedicado a normals, sua função e aplicabilidade.
Inicialmente penei que nem um condenado, pois o atalho que ele cita, não funcionava comigo, mas terminei compreendendo de outro jeito.
Claro que o tutorial é de normal map, no entanto, como disse, ele termina mostrando algo muito legal e importante: como fazer e trabalhar o "Height" (o relevo, seja ela positivo ou negativo) numa superfície, no canal na aba "Material", retângulo laranja. Dentro dele, a escala do preto ao branco, inclusive o cinza, com o parâmetro na metade entre 4 e 2, no retângulo verde. No retângulo rosa, o necessário "Fill layer 1".
Esta configuração básica, vai permitir que os efeitos - os mais diversos - sejam feitos em alto e baixo relevo, como mostra a segunda imagem.
No retângulo verde claro, já mostro o "Fill layer 1" com uma "Add black mask" e um efeito para pintar e gerar o Height (positivo ou negativo) com o "Paint".
No retângulo vermelho, em "Properties - Paint", vê-se no triângulo rosa, "Color" em branco; portanto, ele irá gerar uma pintura com escavações ou baixo relevo (negativo); mas se você alterar esta cor para preto, acontecerá exatamente o contrário, fazendo os efeitos em alto relevo (positivo).
Mas como mudar o efeito do relevo?
Ele está no retângulo bege escuro, em "Grayscale"; bastando, para isso, mudar para preto ou branco. Quando mudar, você verá a alteração no retângulo rosa em "color".
Sim, volto a repetir que o tutorial é sobre a confeção e aplicação do normal para gerar os mesmos efeitos, num modelo low no Substance Painter que se faz através da exportação do modelo com os efeitos e, depois importados e aplicados no objeto, como disse, low poly.
Como não sou especialista no Substance Painter, ainda acho complexo a exportação. Mais ainda que até o momento, só tinha estudado o Mental Ray. Como o Mental Ray foi vítima de um lento e planejado homícidio, fiquei perdido, pois o SP tem exportação para os mais importantes renderizadores e programas. Portanto, vou ficar devendo, ainda, mais detalhes a respeito da Exportação no Substance Painter.
Abração fraterno,
Marcelo Baglione