Por isso estou aos poucos migrando tranquilamente para o Blender.
Vale uma pesquisa, mas a Autodesk deve estar focando os recursos apenas nos softwares para engenharia e deixando os para desenvolvimento de mídia de lado. Estes devem ser menos pirateados e comprados em maiores quantidades pelas empresas especializadas. Para uma empresa de engenharia, o custo com software é muito menos relevante que para outras áreas. Com o tempo ficará só o Maya que tem nome feito para a área de animação.
Oi Marcelo, tudo bem?
Como podem estes animais fazerem um lançamento estúpido como estão fazendo todos os anos desde que demitiram o Ken Pimentel e o Marc Petit?
Parece que não querem vender o programa, os sites 3D divulgam o Soft de graça para toda a comunidade em vários países, eles só precisam que estes energúmenos postem informações detalhadas e pelo menos um vídeo das novidades, mas nem isso eles são capazes de fazer, então, realmente é o fim da picada.
Fiquei muito chateado ontem quando descobri o vídeo do plajeador Hakan Andersson no FX Guide mostrando o quão poderoso é o editor de OSL do Max 2019, este vagabundo trabalha na mesma empresa do idiota que fez o mísero lançamento do Max e não teve a capacidade de dar o vídeo para ele postar na notícia, é inacreditável.
Eles nem precisariam fazer o vídeo, já estava pronto, então, parece sacanagem mesmo, mas não é, na verdade é pura incompetência, ninguém conversa e se entende lá dentro, só batem cabeça.
Este sistema de autoria de OSL que implantaram no Max 2019 é maravilhoso, como postei na notícia de hoje, mas não divulgaram direito.
Seja como for, todos os programas 3D tipo DCC como o 3ds max estão perdendo importância e perderão a cada ano que passar, pois hoje tem programas como o Unity e o Unreal que são de graça e a pessoa pode produzir imagens e animações em Real-Time, em breve com qualidade fotorealista usando Raytrace Real-Time.
Portanto, os Softs 3D serão usados mais para modelar, mapear e animar, depois vão exportar para Unreal, Unity ou mesmo o Octane, que também será oferecido de graça como publiquei ontem, então, quem é que vai querer pagar caro para usar um programa como o Max se pode modelar no Z-Brush ou no Silo em Lowpoly, pode mapear no Z-Brush ou no Unfold, pode animar no Akeytsu ou até fazer captura Real-Time direto nas Engines, não vale mais a pena pagar o que pedem!
De qualquer forma, quem quiser seguir um programa 3D no estilo do 3ds max as opções mais próximas são o Cinema4D e o MODO, ambos são muito bons e o MODO não é complexo, ele é um 3ds max, apenas o nome das coisas, a disposição dos recursos e a forma de pensar que são diferentes, mas no final faz exatamente a mesma coisa que o Max, é só uma questão de adaptação, o mesmo vale para o Cinema4D.
O Blender também evoluiu bastante como você disse, é um ótimo programa e tem várias animações por ai para provar, porém, ele é um pouco mais confuso do que os outros por ser feito por várias equipes diferentes, mas já faz um tempo que estão unificando todos os conceitos do Soft para deixá-lo mais homogêneo.
Já o Houdini é de outro nível, ele é bem mais complexo e bem mais poderoso do que o 3ds max, seja para Games com o Houdini Engine, seja animação, cinema e VFX, mas não é indicado para maquete e a área de AEC.
O Max é mais voltado para AEC, então, tem coisas que facilitam muito para os usuários desta área como importação nativa de DWG, reconhecimento de objetos sólidos através do Brep, o trabalho em escala com unidades reais, por isso que ele é tão usado em maquete, mas as coisas estão mudando.
Sobre a Autodesk, acho que qualquer um que pegar essa ameba gigante terá problemas porque se tornou muito grande, penso que o melhor seria dividí-la segundo a lei antitruste americana e vender cada parte para uma empresa diferente, obrigando a vender o Max para outra compania.
Eu realmente fico triste de ver tudo isso porque como você sabe, acompanho o programa há mais de 20 anos, só de 3D1 já vai dar 20 anos, mas é assim que o mundo caminha, tudo evolui e mesmo que a Autodesk fizesse milagre com o Max, ele vai perder importância por causa das Engines e dos demais programas que estão por ai bem mais baratos, já passou a época que só alguns programas 3D possuiam certas tecnologias, hoje todos possuem.
Abração e tudo de bom.
André Vieira
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