Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC
Piton   São Paulo
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Helio Lima   Taubaté - SP - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

ThiagoBrugnolo   Cabreuva - AC
Leonardo   Poços de Caldas

Engenharia paramétrica no Rhino

O Karamba é um famoso Plug-in para engenharia paramétrica no Rhinoceros, ele permite criar estruturas proceduralmente e fornece uma análise acurada de diversos elementos, agora lançaram uma nova versão para o Rhinoceros 6.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 24/03/2018 08:34

Oi Marcelo, tudo bem?

As áreas de CAD (Computer Aided Design) e CAM (Computer Aided Manufacturing) possuem programas para projeto técnico e manufatura computadorizada, respectivamente, então, envolvem empresas que produzem mercadorias reais e tangíveis.

Já os DCC (Digital Content Creation) são programas voltados para animação 3D, Assets para Games, visualização realista e não exigem medidas precisas, análises estruturais, cotação e tal.

Mas estas diferenças tendem a diminuir com o tempo, pois agora para obter imagens realistas precisa trabalhar em escala real, coisa que antes não tinha a menor importância.

Pelo outro lado, antigamente os programas de CAD não produziam imagens e animações realistas, agora já produzem.

O mesmo acontece em outras áreas, por exemplo, antigamente os renderizadores de Games e de programas DCC eram bem diferentes, mas agora estão cada vez mais parecidos e nos próximos anos as diferenças desaparecerão.

A modelagem em NURBS não é exclusiva dos programas de CAD/CAM, o 3ds max mesmo possui um sistema simples de NURBS, o Maya tem um sistema melhor, mas o Max tem o Plug-in Power NURBS que implanta um ótimo sistema de NURBS no programa.

Eu concordo com você que cedo ou tarde estas duas áreas vão se fundir porque até para criar conteúdos digitais está sendo necessário respeitar a física, a escala, as propriedades dos materiais e tudo mais, até as análises serão importantes em DCC conforme aprimorarem as simulações físicas e AI.

Também entendo e concordo com o que disse sobre valores, é aquilo que te falei do preço do 3ds max, antigamente só ele fazia tudo isso e podiam cobrar caro, agora a tecnologia se popularizou e tem outros que fazem a mesma coisa por muito menos.

Na área de CAD aconteceu a mesma coisa, antigamente só o Catia fazia projetos complexos e custava uma fortuna, dai veio o Rhino mais amigável e acessível que abocanhou diversos mercados exclusivos do Catia e mudou o rumo de tudo, popularizando o design e a manufatura por computador.

Tem profissionais que ficam desesperados com isso porque o Soft que eles estudarem e se dedicaram durante anos caiu na mão de todo mundo e o trabalho com ele diminuiu de valor ou então porque surgiram programas melhores e o que ele estudou está desaparecendo.

Mas é assim que caminha a humanidade, o que apenas alguns faziam antigamente, com o tempo fica mais fácil e mais acessível para todos, mas por outro lado sempre aparecem novas possibilidades que antes eram impensáveis.

Um bom exemplo é a área de maquete, antigamente poucos conseguiam imagens realistas e hoje qualquer um consegue, então, o preço caiu muito, mas surgiu uma nova fronteira, as maquetes interativas, que por enquanto poucos fazem e custa caro.

Para mim é totalmente o oposto, adoro acompanhar a evolução das coisas e principalmente aprender as novidades, pois isso é o mais divertido de tudo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711206.

Total de membros registrados: 138734

Últimos membros registrados: Tiago 3, Honorshirleys, martinezo_86, Engcivil, Elyaquim, quelpo, ForeverHemp0125, Cowellronald.

Usuário(s) on-line na última hora: 541, sendo 3 membro(s) e 538 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: klogg, maxoliveira.archviz, valdez.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.