Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

javier porcel   Rio de Janeiro - AC
LauroVictorDesign   São Bernardo do Campo
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC

Portfólios Ver Mais

claudiothepower   São Miguel do Iguaçu - Pr - AC
cassioferreira   londrina - AC
bbruschi   São Paulo - SP
Segio   Curitiba PR - PR

Tutorial de Substance no Marmoset

O artista Jaakko Saari publicou um vídeo tutorial sobre renderização Real-Time no Marmoset Toolbag 3, onde ele explica como configurar materiais realistas a partir da importação de arquivos Substance em SBSAR.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 05/05/2018 08:34

O artista Jaakko Saari publicou um vídeo tutorial sobre renderização Real-Time no Marmoset Toolbag 3, onde ele explica como configurar materiais realistas a partir da importação de arquivos Substance em SBSAR.
Andre e demais colegas, boa tarde,

Cara, valeu, mesmo, pela excelente publicação. Já favoritei. Quando assistir e estudar, comento, ok?
Obrigado!
Abração fraterno,

Marcelo Baglioone
Andre, acabei de baixar ele para estudar, pois todos dizem que é ótimo trabalhar com o Marmoset. Logo que tiver uma posição, volto; agora, com comunicado de resposta automático. Vou ver se vai chagar aqui. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu acredito que você vai adorar o Marmosert por dois motivos, o primeiro é que o seu principal interesse é em Design de produtos, o segundo é que você domina bem o Substance Painter.

Para obter um resultado realista facilmente no Marmosert é só importar as texturas do Substance Painter, pois elas estarão em PBR com valores corretos de Roughness, Metalic e tudo mais, além de poder fazer mapas de AO, Normal, Height, etc.

Por isso eu sugiro que faça os primeiros testes com objetos importados do Substance Painter, como aquela lata de lixo que mostrou um tempo atrás.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia. Acabei de atualizar o e-mail e acredito que receberei a mensagem automática de sua resposta, agora.

Sim, vou fazer o teste com a Lata de Lixo, pois o Substance Painter já tem os parâmetros de exportação prontos para o KeyShot e o Marmoset, se não estiver enganado. Depois, farei testes de materiais com alguns dos meus gorgonóides; tenho vários para publicar, ainda.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Andre, boa noite. Acabei de assistir com toda atenção este breve tutorial do artista Jaakko Saariartista e achei muuuito legal. Nunca tinha atentado para o Marmoset. Os ajustes e modulações, me pareceram até bem afins ao Substance Painter. Não achei complicado, Andre. Claro que é um tutorial simples, sem maiores complexidades, mas pelo que senti, ele, além de bastante útil para renderizar cenas para objetos, vai entrar no meu hall de interesses, sim. É prático e bem simpático. Tenho certeza que vale à pena estuda-los. Valeu pela força e pela excelente publicação. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Andre, beleza? Cara, o channel do Marmoset no Youtube não é lá grande coisa. Estou me referindo ao canal da empresa, tudo bem? Se você quiser estudar coisas mais sólidas, tem que ir para o site ou portal do Marmoset, onde há coisas mais profundas, porém já com certo adiantamento do ponto de vista didático. Achei os tutoriais do canal do Marmoset muito insipientes, praticamente fracos. Um grande programa, famoso e de grande qualidade, não dá atenção ao mais importante meio de aprendizado e conhecimento que é o cana oficial da empresa no Youtube. Portanto é a antítese do canal da Allegorithmic e dos tutoriais do Wes McDermott. Resumindo: uma decepção este canal. De qualquer forma, eles deveriam investir mais na parte de tutoriais em vários níveis de aprendizado, porque até o próprio site do Marmoset, também não é grande coisa, quando comparado com outros que possuem um suporte didático, no mínimo, ótimo.

Marmoset Co - Youtube

Marmoset Co - Toolbag Tutorials - site da empresa

Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Espero que receba a notificação da resposta corretamente.

Sobre o SPainter, legal saber que ele tem Presets de exportação para o Marmosert e Keyshot, eu não tinha a menor idéia disso e tive que desinstalar o meu SP por falta de espaço, então, nem pude ir ver.

Sobre os seus gorgonóides, o Marmoset não é bom com metais super polidos e reflexivos, pois o reflexo em Real-Time é baseado em HDRI e não em Ray Tracing, então, se não for aplicar cromado, ouro polido, aço escovado e coisas deste tipo, vai ficar bom.

Legal que gostou do vídeo, eu falei para você que iria tirar de letra o Marmoset e não se enganou não sobre a simplicidade dele, é isso ai mesmo, as únicas coisas que precisa configurar são os materiais, as luzes e a imagem HDR de fundo, mais nada, não tem configuração de render ou coisa parecida, além de tudo você vê qualquer ajuste que fizer imediatamente na Viewport, ajudando muito a entender o que cada parâmetro faz.

Acho que até por isso não tem muito tutorial dele por ai, nem mesmo no canal da Marmoset no Youtube.
Aqueles tutoriais mais avançados que viu no site da Marmoset são para criar Shaders personalizados e Plug-ins baseados em Phyton, então, é coisa para programador e normalmente não são interessantes para os artistas.

O Marmoset não tem praticamente nada para aprender, é só importar os modelos, aplicar as texturas nos materiais, ajustar as luzes e mandar fazer a imagem na resolução que quiser.
Aposto que logo vou ver você usando o Marmosert em quase tudo, pois é super prático, ainda mais combinado com o SP.

OBS: Além de tudo, se o objeto ficar legal no Marmoset, também ficará legal nas Engines como Unreal e Unity.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia. Esta aqui passou, mas como já te disse em mensagem recente, o Marmoset é uma prioridade que vai correr por fora, mas gostei bastante dele, sim. Adorei, também, a maneira simples e coloquial como é feito o DOF no Marmoset. Aliás, tudo ali é modulação, ajustes. Já estou com a versão mais recente e vou instalar, Andre. Já vi excelentes resultados e trabalhos e finalizações delicadíssimas com ele. Vale à pena! Abração fraterno, Marcelo Baglione

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710564.

Total de membros registrados: 138002

Últimos membros registrados: GlucovatePrisGjennomga, Genyu026, willianernani, luana carol , luanarafaela54321, Ryky, patrickbreno, Luciana M Guirro.

Usuário(s) on-line na última hora: 412, sendo 5 membro(s) e 407 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Genyu026, DiogodaRosa, nildoe, GlucovatePrisGjennomga, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.