Oi Marcelo, tudo bem?
Sim, é uma renderização, pois toda geração de imagens digitalmente é uma renderização, porém, basicamente tem dois tipos de renderização por enquanto, logo existirá apenas uma.
Por enquanto temos a renderização chamada de rasterização, onde o programa pega cada Pixel, olha a cor dele e exibe na tela, essa é a renderização mais rápida usada em Games e nestas aplicações interativas 3D.
Fica muito bom, mas não é perfeitamente real porque não consegue reproduzir todos os efeitos pela falta de Ray Tracing.
Dai tem a renderização por Ray Tracing, onde o programa traça raios para determinar a cor do Pixel e isso demora, mas oferece qualidade fotográfica, é justamente isso que será embutido na rasterização dos Games e aplicações interativas tornando as imagens tão reais quanto qualquer renderização por Ray Tracing graças ao sistema RTX da Nvidia.
Este exemplo que aparece no vídeo do Enscape é rasterização pura, sem reflexos por Reay Tracing e efeitos complexos de materiais como translucência e anisotropia, com o advento do Ray Tracing Real-Time a qualidade vai aumentar absurdamente e se tornar ultra-realista.
Então, se isso vai acontecer nos Games e aplicações interativas, também vai acontecer nas Viewports dos programas 3D e o Blender está saindo na frente, por enquanto os outros Softs precisam de Plug-ins como o Enscape.
Abração e tudo de bom.
André Vieira