Oi Marcelo, tudo bem?
A comparação com o serviço de impressão 3D é perfeita, com a diferença que este serviço permite você baixar on-line sem depender da empresa mais vagabunda e incapaz do mundo, os Correios do Brasil!
Porém, isso não vai ajudar muito por aqui, pois ninguém paga bem por animação de personagem, quase nem tem mercado para isso, apenas em Games e o Brasil não possui grandes empresas de Games, tem uma ou outra mediana que poderão usar o serviço.
Mas é bom divulgar para o pessoal que pensa em estudar animação de personagens não perder o seu tempo, é uma coisa completamente sem futuro.
Estas empresas que estão surgindo não precisam atender a demanda de animações, elas simplesmente pegam o personagem, aplicam AI e colocam ele num ambiente virtual para a AI aprender a fazer o que o cliente pediu.
Depois, entregam o personagem com a AI treinada para o cliente, que não precisa animar nada, só precisa mandar o personagem fazer o que ele foi treinado, a animação será feita pela AI.
Se a empresa fosse fazer o serviço de animação, para cada novo movimento ou situação teria que criar uma animação, mas este recurso com AI acaba com isso, pois o personagem vai reagir naturalmente ao cenário 3D fazendo o que foi treinado para fazer, por exemplo, se jogar uma pedra em cima dele e ele cair no chão, vai se levantar sozinho e continuar fazendo o que foi treinado para fazer, igual um robô.
Aqueles personagens de basquete foram treinados para jogar basquete, então, se mandar bater a bola no chão variando com uma mão e a outra ou passar a bola entre as pernas, eles vão fazer porque já aprenderam.
Os detalhes finos que comentou depende do Rig do personagem, que para Game não dá para ser tão complexo como é possível nos programas 3D tipo DCC, mas como você mesmo disse, é uma questão de tempo.
Abração e tudo de bom.
André Vieira