Oi Marcelo, tudo bem?
Eu fico muito feliz de saber que gostou da resposta e que ajudou a entender os componentes do Mesh.
A face triangular é a menor possível porque só precisa de 3 vértices para ser criada, com 2 vértices não dá para criar face 3D e com 4 já forma um polígono quadrado, então, é a partícula elementar do Mesh como você falou e o Quad é um subterfúgio para poder modelar facilmente.
Sobre a questão das Edges diagonais, na verdade você pode modificar a posição delas no Editable Poly, mas não pode torná-las visíveis a não ser que use o Cut para cortar o polígono, coisa que dá muito trabalho porque tem que ser feito em uma por uma.
A posição e a visibilidade das Edges diagonais influem bastante no aspecto final do Mesh, tanto se for um modelo Low Poly como High Poly.
Por exemplo, se pegar um Box e mover um dos vértices do topo em direção ao vértice do lado oposto, vai formar tipo uma cunha, como mostra a primeira imagem em anexo.
Mas um dos lados ficará estranho porque a Edge diagonal estará numa posição invertida em relação a Edge diagonal do outro lado.
Enquanto um lado forma o plano inclinado da cunha, do outro lado aparece um vinco por causa da Edge diagonal na posição errada.
Se você entrar na opção Edit Tri do Editable Poly conseguirá ver as Edges diagonais, como mostra a segunda imagem em anexo.
Assim fica fácil perceber qual Edge diagonal está na posição errada formando o vinco.
Clicando no botão Turn e clicando numa Edge diagonal ela inverte a posição e você consegue arrumar este problema, como mostra a terceira imagem em anexo.
Mas se quiser tornar estas Edges visíveis para influirem na subdivisão da malha quando aplicar o Turbo Smooth, vai ter que cortar com o Cut entre os vértices de cada uma delas.
Transformando o objeto em Editable Mesh você tem os recursos para editar a visibilidade destas Edges facilmente, porque elas são tratadas como Edges normais e justamente por isso fica bem mais difícil modelar, só de selecionar todas as Edges do objeto com CRTL+A elas já aparecem na seleção, como mostra a quarta imagem em anexo.
Elas aparecem pontilhadas porque estão invisíveis.
Então, para torná-las visíveis, é só clicar no botão Visible, como mostra a quinta imagem em anexo.
Se você aplicar o TurboSmooth no objeto sem as Edges diagonais ligadas e com as Edges diagonais ligadas, o resultado será bem diferente.
Abração e tudo de bom.
André Vieira