Oi Marcelo, tudo bem?
Infelizmente eu não assisti o tutorial por falta de tempo, apenas passei o olho quando encontrei para ver se era legal postar no site, mas conheço bem este Workflow e já usei várias vezes.
Então, se o artista adicionou o Subdivide para aplicar um Tessellation triangular no objeto antes de exportar para o Z-Brush, é muito estranho, não deveria fazer isso, até porque a Subdivisão no Z-Brush será no estilo do TurboSmooth, que não gosta de polígonos triangulares.
Eu imagino que ele subdividiu os objetos com menos polígonos para manter uma proporção na resolução de todos os objetos envolvidos, pois se um objeto é muito mais Lowpoly do que outro, quando subdividir tudo junto no Z-Brush vai manter essa diferença e a escultura em um deles ficará detalhada, enquanto que, no outro ficará serrilhada por falta de polígonos, então, é importante manter a proporção na resolução da malha de todos os objetos.
Mas se ele fez isso com o Subdivide, eu sugiro que não siga essa parte, se precisar subdividir a malha para ter mais resolução sem arredondar os cantos igual faz o TurboSmooth, então, deve aplicar o modificador Tessellate marcando a opção Polygon e colocando zero no Tension, como mostra a imagem em anexo.
Desta forma você vai subdividir a malha para ter mais resolução quando chegar no Z-Brush, mas sem arredondar igual o TurboSmooth e sem triangular igual o Subdivide.
Qualquer dúvida é só falar, terei sempre o maior prazer do mundo em te responder se eu souber.
Abração e tudo de bom.
André Vieira