Tutorial sobre as unidades do Max

Como prometido para alguns membros, publiquei o vídeo tutorial que gravei sobre as unidades do 3ds max para um curso que estava fazendo em 2014 e nunca terminei, onde explico a configuração que facilita o trabalho.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 28/08/2018 08:04

Como prometido para alguns membros, publiquei o vídeo tutorial que gravei sobre as unidades do 3ds max para um curso que estava fazendo em 2014 e nunca terminei, onde explico a configuração que facilita o trabalho.


Andre, boa tarde. Como estou gripado e melhorando da faringite, tô fazendo tudo ao modo conta-gotas, rs. Cara, tá de PARABÉNS, pois como te disse, esse era um assunto que eu iria levar para o Fórum, na sessão de Dúvidas. Sua abordagem, didaticamente falando, foi impecável. Mostrou em quase todo o vídeo o que é regra e não pode jamais ser alterado. Contudo, finaliza dizendo que há exceções. Engraçado, como você falou tanto de proporções, dimensões e descaracterizações do que é correto, mas que se torna incorreto em virtudes de parâmetros errados, eu me lembrei de dois casos. Lembra do Tsunami na Ásia em 2004? Ele ocorreu em um local, mas a força colossal do deslocamento gerou uma energia tão grande que mudou a geografia de vários lugares, bem como uma alteração ou ocilação próprio eixo da Terra. O outro caso, foi assistindo um documentário de construção naval. Em dado momento era necessário fazer um encaixe entre duas peças no giga navio, no entanto para haver a conexão correta, a posição de encaixe tinha que ser perfeita, Andre. Cara, por uma medida que para nós seria desprezível, para a junção daquelas peças pesadíssimas e enormes foi o suficiente para que elas não fizessem a junção. Estes dois exemplos distintos e bem singulares mostram como são importantes medidas, proporções e escala num trabalho 3D. A pessoa que primeiro me chamou a atenção para modelar em "escala" ou utilizando uma escala correta foi o nosso colega talentosíssimo Hélio Lima. O único programa CAD com o qual tenho alguma experiência é o Rhinoceros, e desde cedo a primeira coisa que você aprende é a começar qualquer trabalho pelo centro ou centrado nas coordenadas e, antes, a compreender qual a natureza do trabalho você fará e com qual escala você irá trabalhar ou adotar no Rhino. É como você modelar no Max, uma aliança com 15 cm de raio. Raios que os parta! Com estas dimensão, você vai gerar um anel não de um dedo, mas de um pequeno tonel. Um tutorial que você nem nota que tem 40 minutos. Excelente trabalho didático, Andre. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Espero que tenha melhorado da faringite.

Eu agradeço muito pelo seu comentário sobre o meu tutorial e fico feliz que gostou, este assunto realmente é muito importante e tem muita informação errada sobre ele na internet, que torna as coisas ainda mais difíceis, principalmente porque quem se acostuma com um sistema errado de unidades sofre para mudar.

Você ilustrou muito bem com os dois exemplos que citou, pois desde o advanto da renderização fisicamente correta não pode mais trabalhar fora de escala, antes podia porque não tinha diferença nenhuma, mas com a iluminação fisicamente correta as dimensões da cena são importantíssimas, caso contrário a luz será calculada de forma errada, pois se fizer uma sala minúscula será como colocar uma lâmpada de 100W dentro de uma caixa de fósforo, por outro lado, se fizer uma sala imensa do tamanho de um estádio de futebol, uma luz de 100W nem vai conseguir iluminar o ambiente.

O problema maior não é trabalhar em escala, pois você pode trabalhar em diversas escalas diferentes no 3ds max e todas vão funcionar, porém, só existe uma escala na qual qualquer recurso que você colocar na cena já estará previamente configurado e esta escala é polegadas, pois o Max foi feito em polegadas.

Se usar qualquer outra unidade terá que ajustar os parâmetros de todos os recursos que adicionar na cena e isso dá muito mais trabalho.
O pior é que a maioria dos projetistas que começa a usar o 3ds max, a primeira providência deles é trocar as unidades do sistema para centímetros ou metros e dai tudo fica mais difícil.

Faz 15 anos que venho pregando isso igual um religioso, mas ainda vejo muita gente trabalhando com o Max em outras unidades.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Veja só, Andre, você que sobreviveu ao meteorito, vem falando isso desde lá. No entanto, as pessoas continuam a negligenciar esta importantíssima settagem ou configuração no painel de unidades do 3ds Max. O mais importante de tudo é que agora há um tutorial, passo a passo, com regra e exceção, mostrando o quão importante é seguir estes parâmetros. Tudo está claro, cristalino, Andre, não tenha dúvida disso. Aliás, para ser mais justo ainda, o Hélio me falou para sempre procurar modelar em escala real do objeto em questão, mas foi o nosso colega e grande colaborador do 3D1, o João, o primeiro a me ensinar esta configuração com os parâmetros corretos. Tenho guardado até hoje a imagem que ele me envio. PARABÉNS PELA GRANDE INICIATIVA E ESCLARECIMENTO! Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Já estou ótimo da faringite. Muito obrigado pela atenção.
Oi Marcelo, tudo bem?

Agradeço de coração pelas suas palavras e pelo incentivo imenso que sempre me dá com a maior generosidade.
Eu acredito que bastante gente usa outras configurações nas unidades porque tem muita informação errada sobre isso na internet.
Aos poucos isso vai mudando com pessoas como você, o João, o Cleber, que explicou a mesma coisa no curso de V-Ray dele, e outros que propagam a informação correta.
Portanto, agradeço mais ainda por repassarem este conhecimento.

Mas você tocou num ponto muito importante, o modelar em escala real.

As vezes não conseguimos modelar exatamente em escala real, mas não tem problema se no final escalonar o objeto para o tamanho correto, caso contrário terá problemas com iluminação, simulações físicas e tudo mais.

Mas é muito importante lembrar que quando aplica a escala no objeto ela não é realmente embutida na malha do objeto, é como se aplicasse um modificador de escala que multiplica o tamanho original do objeto, então, tudo que aplicar nele receberá este mesmo fator de escala e pode apresentar resultados inesperados.

Então, sempre que modificar a escala de um objeto tem que aplicar o Reset X Form, que fica no painel Utilities, o do martelinho, é só selecionar o objeto, clicar no Reset X Form e no botão Reset Selected, que aparece mais abaixo.
Depois converte o objeto em Poly clicando com o botão direito na Viewport e escolhendo Convert To > Editable Poly, dai a escala ficará realmente embutida na malha do objeto.

Isso pode ser feito com vários objetos selecionados ao mesmo tempo, só não podem estar agrupados.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707495.

Total de membros registrados: 135152

Últimos membros registrados: tavin21, cynthh_, renatosiqueira740, Mario Santos, Bunny, Evandrotrindade1, HAIRA, agenttina1.

Usuário(s) on-line na última hora: 645, sendo 5 membro(s) e 640 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Henrique Ribeiro, cadplan85, Abilio, Le_Andro.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.