Andre, boa tarde. Como estou gripado e melhorando da faringite, tô fazendo tudo ao modo conta-gotas, rs. Cara, tá de PARABÉNS, pois como te disse, esse era um assunto que eu iria levar para o Fórum, na sessão de Dúvidas. Sua abordagem, didaticamente falando, foi impecável. Mostrou em quase todo o vídeo o que é regra e não pode jamais ser alterado. Contudo, finaliza dizendo que há exceções. Engraçado, como você falou tanto de proporções, dimensões e descaracterizações do que é correto, mas que se torna incorreto em virtudes de parâmetros errados, eu me lembrei de dois casos. Lembra do Tsunami na Ásia em 2004? Ele ocorreu em um local, mas a força colossal do deslocamento gerou uma energia tão grande que mudou a geografia de vários lugares, bem como uma alteração ou ocilação próprio eixo da Terra. O outro caso, foi assistindo um documentário de construção naval. Em dado momento era necessário fazer um encaixe entre duas peças no giga navio, no entanto para haver a conexão correta, a posição de encaixe tinha que ser perfeita, Andre. Cara, por uma medida que para nós seria desprezível, para a junção daquelas peças pesadíssimas e enormes foi o suficiente para que elas não fizessem a junção. Estes dois exemplos distintos e bem singulares mostram como são importantes medidas, proporções e escala num trabalho 3D. A pessoa que primeiro me chamou a atenção para modelar em "escala" ou utilizando uma escala correta foi o nosso colega talentosíssimo Hélio Lima. O único programa CAD com o qual tenho alguma experiência é o Rhinoceros, e desde cedo a primeira coisa que você aprende é a começar qualquer trabalho pelo centro ou centrado nas coordenadas e, antes, a compreender qual a natureza do trabalho você fará e com qual escala você irá trabalhar ou adotar no Rhino. É como você modelar no Max, uma aliança com 15 cm de raio. Raios que os parta! Com estas dimensão, você vai gerar um anel não de um dedo, mas de um pequeno tonel. Um tutorial que você nem nota que tem 40 minutos. Excelente trabalho didático, Andre. Abração fraterno, Marcelo Baglione