Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Daian   Belo Horizonte - MG
Daian   Belo Horizonte - MG
EvandroGP   Paraná - PR
Alisson Braga   Maceió - AL - AC

Portfólios Ver Mais

zurque   Belém - PA
HEBERSON   Macapá/AP - AP
Juarez   Parauapebas - PA
tingoxd   São Paulo - SP

Tutoriais do Grasshopper em português

O artista, Diego Dneo, professor do curso de Rhinoceros da 3D1, publicou uma série de vídeo tutoriais sobre modelagem procedural paramétrica com o sistema Grasshopper disponível no Rhino6, incluindo um de introdução.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 31/08/2018 08:04

Oi Marcelo, tudo bem?

Nossa cara, que maravilha heim, estar morando na Califa nessa hora!!!!
Esse é o meu sonho, eu iria pirar, para quem nunca saiu da Taba um país civilizado pareceria outro planeta.

Sobre o Z-Brush, eu não sou fera nele, mas tentarei ajudar da melhor forma possível com tudo que aprendi dele.

Sobre o mercado de jóias, não é mesmo qualquer um que se torna designer de jóias por mais que domine o Rhino, o cara tem que estudar muitas outras coisas como em qualquer área, é igual você disse, pois o Rhino Gold é apenas a ferramenta.

Mas pense em termos de clientes que precisam deste serviço, comparando design de jóias com construção civil, a quantidade de clientes é absurdamente diferente, o mesmo vale para o setor náutico, por isso acho que eles não aparecem tanto.

Agora, juntando todas as áreas que produzem objetos variados e precisam apresentar estes objetos em 3D, você tem um grande segmento que é o design de produtos, estes usuários desejam apresentar seus produtos de forma realista, fazer animações e aplicações interativas com ele.
Neste caso independe do produto, pois a pessoa precisa aprender praticamente as mesmas coisas que são necessárias para visualização de maquete, mas em vez da maquete vai importar o modelo do objeto feito em CAD, muitas vezes no Rhino, mas também no Solidworks, VectorWorks, Catia, Fusion, Solidthinking, entre outros.

Sobre trabalhar com a linha de comandos, é absurdamente rápido e eficiente.
Há mais ou menos 20 anos atrás, quando eu era muito experiente no AutoCAD, eu desenhava a planta baixa de uma casa inteira sem olhar para a tela, olhando apenas para o desenho no papel que precisava passar para o AutoCAD ou assistindo TV. rsrsrsrsrs
Pois tinha um LISP que escrevi para posicionar o cursor, então, eu fazia tudo pelo teclado com precisão e sem ter que olhar.

O mesmo seria possível hoje no Rhino, mas em vez do LISP usaria o Grasshopper, pois o sistema de trabalho, tela, ícones, linha de comando e tudo mais foi inspirado no AutoCAD, ele é como se fosse a evolução do AutoCAD, o AutoCAD para NURBS, mas hoje em dia com o Grasshopper está a anos luz do AutoCAD.

O lance de entrar com as cotações para reproduzir o que está no papel, é só usar a notação: @distância>ângulo
Pode usar x,y,z e @x,y,z
Mas a distância>ângulo é muito mais rápida e prática, apenas em alguns casos que precisa das outras.
O sinal de @ significa que é a partir do último ponto definido, sem ele o programa parte das coordenadas 0,0,0 do mundo 3D.

Então, é só dar o primeiro ponto e a partir dai entrar com as cotas usando @distância>ângulo até completar a forma desejada.

O ângulo zero é para a direita, 90 para cima, 180 para a esquerda e -90 ou 270 para baixo.

Qualquer coisa que precisar sobre isso é só falar, faz muitos anos que não uso, mas usei tanto que acho que não vou esquecer mais.
O dia que tiver Alzheimer não vou lembrar nem do meu nome, mas ainda lembrarei da notação de cotação do AutoCAD/Rhino. rsrsrsrsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa tarde. Ele me disse que iria ficar enfurnado em todas as maiores fábricas de pranchas da Califa para se atualizar e ver o que há de novidades em todos os sentidos. Portanto, voltará com novidades!

Quando ao nicho Rhino-jóias é uma realidade. Aqui no Rio, há paraticamente um canto que equivaleria a quase uma quadra, toda dominada pelas maiores joalherias do Rio e de todo o Brasil. Claro que em algumas, deu Cabral na cabeça. Independente do que você falou, creio que uma mão de obra, um profissional com perícia e que tenha inclinação para o mercado, não encontraria dificuldade em ingressar neste mercado fechadíssimo. Se tiver uma empurrãozinho, melhor, pois, no fundo, é assim que as coisas funcionam.

Indo para a questão de cotas no Rhino, coisa mais que fundamental, realmente foi algo que me foi muitíssimo mal passado, lecionado no curso que fiz. Acompanhei, sei os rudimentos, claro, mas havia uns projetos que não conseguia realizar exatamente por causa dessa porra de didática que prima pelo "desafio". Eram dados desafios nas aulas. Por favor! Isso não é didática; é porcaria que não se presta ao ensino verdadeiro de nada. Portanto, fiquei e estou, ainda, muito a desejar no que diz respeito a esta disciplina: cotas. Entendi tudo o que você falou, mas sei que se mandar ver na tela, vou ter dificuldades, mas como isso é coisa só um pouco mais na frente, não vou esquentar agora, entende? Mas tenho plena consciência de sua vital importância para o Rhino, seja para que aplicação for.
Abração fraterno, 

Marcelo Baglione

P.S.: Como sempre digo, você é o réptil que sobreviveu ao meteoro que acabou com a raça; você, portanto, herdou todo o conhecimento e é um tesouro vivo, hahahahahahaha.
Oi Marcelo, tudo bem?

Mas dai não tem graça, ficar dentro de fábricas na Califa!!!!!
Imagine que delícia você poder andar na rua no início da noite falando no celular sem ser assassinado, poder ter um carro bom e andar em qualquer lugar sem ser sequestrado, ficar dentro da sua casa sem correr o risco de ser assaltado e ver a mulher estuprada pelos bandidos, deve ser maravilhoso!!!!

Sobre jóias, eu imagino mesmo que é um ótimo mercado nas grandes capitais como Rio e São Paulo, até em Campinas tem várias joalherias nos diversos Shoppings da cidade, mas sempre estão sendo assaltadas, vive passando nos jornais!!!
Agora, saindo mais para o interior não encontra mais nada, só biju, porque não tem segurança nenhuma, até as agências dos bancos são explodidas nestas cidades pequenas, imagine joalherias então, a Taba é brava!!!
Lá em Juquitiba explodiram as duas agências da cidade no mesmo dia, ficaram meses sem banco!!!

Sobre as cotas no Rhino e a didática do seu antigo professor, concordo plenamente que didática é tudo, pois o papel do professor é simplificar em vez de complicar com desafios, isso é o mesmo que alfaberizar uma criança dando placas com letras para ela e propondo desafios para ela montar as palavras, vai ser um Paulo Freire na vida, aquele que não conseguiu alfaberizar nem a própria esposa. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Pode ficar tranquilo que quando for estudar o Rhino novamente, eu te ensino o lance de cotas antes de você iniciar os estudos e aposto que não terá dificuldade.

Porque mesmo que você não consiga imaginar um círculo na sua frente dividido de 45 em 45 graus, eu colo um na tela do seu PC e dai não tem erro!!!!! rsrsrsrsrs

Se você imaginar este círculo onde o zero é do lado direito e guiar suas curvas pelo grau da direção que deseja seguir, igual se estivesse pilotando um avião, conseguirá desenhar o que quiser sem nem olhar para a tela.

PS: Não sou um réptil que sobreviveu ao meteoro, mas Deus enfiou em mim um gravador que não me deixa esquecer as coisas que aprendi, infelizmente não consegui aproveitá-lo bem como deveria, pois não consegui ensinar tudo que eu gostaria e nem a quantidade de pessoas que eu pretendia, agora a pilha já está acabando, então, quero aproveitar o máximo que puder até terminar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Use sua disposição na vida, na existência, sua vitaliade, agora, para o trabalho e, principalmente, para o seu reencontro com Deuis, porque Ele quer que trabalhemos para ele, como mostra muito bem O Sermão da Montanha, uma passagem muito mal compreendida - a meu ver. Falo com toda humildade de uma ameba, ok?

Sabe quando o cara manda uma peça, algo bem comom em lojas de ferragens? bem o projeto plane, bidimensional com as cotas. Porra, vai desafiar o órgão sexual masculino, ora! É pior que é uma coisa fundamenal e que se deve ter domínio no Rhino - você sabe. Mas quando eu chegar lá, eu pelo sua ajuda, sim; e fico feliz de poder contar com sua fraterna ajuda.

Só mais uma coisa...

A sua pilha não acabou. Você está redescobrindo novas formas de utilizar e bem canalizar a energia abundante que há em você e no universo que vos cerca.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu sinto que não fiz tudo que podia e deveria nestes 19 anos de site para conseguir ensinar mais pessoas, então, fico meio chateado comigo mesmo, mas também sinto que já não vale mais a pena seguir neste caminho.

Por isso penso seriamente em aproveitar a mudança para o sítio e mudar completamente a minha vida, dedicar o meu tempo para outras coisas, principalmente essa integração com a natureza, meditação, exercícios físicos, cultivo de plantas e criação de animais.
Só espero que Deus me perdoe por eu não ter conseguido fazer melhor nestes 19 anos.
Agradeço pelas suas palavras e espero mesmo que a pilha não esteja no final, apenas tenha uma energia diferente como você disse.

Sobre o Rhino, eu me divirto com os termos que você usa para burlar o sistema de censura de palavrões do site!!! hahahahahahahahahahaha

Quando você for estudar ele, nem que a gente tenha que ficar no telefone ao vivo, eu aposto que você vai pegar o jeito das cotações!!!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Ande, boa noite. Sei a o que você se refere ao seu futuro - não vou entrar no mérito, aqui, ok? Mas compreendo integralmente. Deixemos isso para outro espaço.

Você não perdeu tempo. Quando digo que você é um "repteliano" sobrevivencialista é um elogio que ninguém vai entender - somente você. Só que o lagartão já tá meio cansado. Cansado, não da vida, mas do modus operandi. Tudo é compreensível. Mas este ativo intelecual e histórico que você, um sauro teimoso, é um acumulado de décadas e décadas que sempre será útil e servirá há muitos. Deus há de encontrar um caminho para o seu aproveitamente. Aliás, nem se preocupe com isso, não esquente sua cabeça com esta questão; pensei, sim, na "mudança", isso sim é o que mais importa, porque é isso que será a determinante para ajudar vocês em novas terras.

Quando aos pontos de fuga que uso para não usar expressão de excelente "escalão" é pura influência do nosso saudoso Luiz Carlos Alborghetti. Que falta ele faz, Andre!

Você pode ter certeza que quando eu chegar nas cotas - que são importantíssimas - é certo que você será incomodado, sim, kkkkk.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu agradeço sinceramente o apoio e estou fazendo justamente o que você falou, por um lado estou tentando fazer aquele último projeto que te mostrei, até porque pode render bem e ajudar muita gente, mas fora isso estou completamente focado na mudança e agilizando as coisas para isso, assim também não fico pensando no fracasso.

Você foi a única pessoa que entendeu perfeitamente o meu sentimento pelo que disse nesta mensagem, é justamente do Modus Operandi de tudo que estou de saco bem cheio!!!

Nem fala no Alborghetti, eu adoraria ainda poder estar assistindo os programas dele.
As pessoas que sinto mais falta na mídia são o Alborghetti e o Olavo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707747.

Total de membros registrados: 135338

Últimos membros registrados: zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa, cristianofigueredo, chrisdocs, GL ART, RICARDO CANÊDO.

Usuário(s) on-line na última hora: 409, sendo 20 membro(s) e 389 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Tomas, TadeuB79, Sergio1987, Archiviz, Hot, Duda, WinterPT, XXjosephdrifterXX, Reinaldo Silva, alej0, Roberto Movanni, maxoliveira.archviz, JMDesign, Starter, Osvaldo Arquiteto, clastac, Adalberto Rocha, Abilio, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.