Oi Marcelo, tudo bem?
Nossa cara, que maravilha heim, estar morando na Califa nessa hora!!!!
Esse é o meu sonho, eu iria pirar, para quem nunca saiu da Taba um país civilizado pareceria outro planeta.
Sobre o Z-Brush, eu não sou fera nele, mas tentarei ajudar da melhor forma possível com tudo que aprendi dele.
Sobre o mercado de jóias, não é mesmo qualquer um que se torna designer de jóias por mais que domine o Rhino, o cara tem que estudar muitas outras coisas como em qualquer área, é igual você disse, pois o Rhino Gold é apenas a ferramenta.
Mas pense em termos de clientes que precisam deste serviço, comparando design de jóias com construção civil, a quantidade de clientes é absurdamente diferente, o mesmo vale para o setor náutico, por isso acho que eles não aparecem tanto.
Agora, juntando todas as áreas que produzem objetos variados e precisam apresentar estes objetos em 3D, você tem um grande segmento que é o design de produtos, estes usuários desejam apresentar seus produtos de forma realista, fazer animações e aplicações interativas com ele.
Neste caso independe do produto, pois a pessoa precisa aprender praticamente as mesmas coisas que são necessárias para visualização de maquete, mas em vez da maquete vai importar o modelo do objeto feito em CAD, muitas vezes no Rhino, mas também no Solidworks, VectorWorks, Catia, Fusion, Solidthinking, entre outros.
Sobre trabalhar com a linha de comandos, é absurdamente rápido e eficiente.
Há mais ou menos 20 anos atrás, quando eu era muito experiente no AutoCAD, eu desenhava a planta baixa de uma casa inteira sem olhar para a tela, olhando apenas para o desenho no papel que precisava passar para o AutoCAD ou assistindo TV. rsrsrsrsrs
Pois tinha um LISP que escrevi para posicionar o cursor, então, eu fazia tudo pelo teclado com precisão e sem ter que olhar.
O mesmo seria possível hoje no Rhino, mas em vez do LISP usaria o Grasshopper, pois o sistema de trabalho, tela, ícones, linha de comando e tudo mais foi inspirado no AutoCAD, ele é como se fosse a evolução do AutoCAD, o AutoCAD para NURBS, mas hoje em dia com o Grasshopper está a anos luz do AutoCAD.
O lance de entrar com as cotações para reproduzir o que está no papel, é só usar a notação: @distância>ângulo
Pode usar x,y,z e @x,y,z
Mas a distância>ângulo é muito mais rápida e prática, apenas em alguns casos que precisa das outras.
O sinal de @ significa que é a partir do último ponto definido, sem ele o programa parte das coordenadas 0,0,0 do mundo 3D.
Então, é só dar o primeiro ponto e a partir dai entrar com as cotas usando @distância>ângulo até completar a forma desejada.
O ângulo zero é para a direita, 90 para cima, 180 para a esquerda e -90 ou 270 para baixo.
Qualquer coisa que precisar sobre isso é só falar, faz muitos anos que não uso, mas usei tanto que acho que não vou esquecer mais.
O dia que tiver Alzheimer não vou lembrar nem do meu nome, mas ainda lembrarei da notação de cotação do AutoCAD/Rhino. rsrsrsrsrsrsrs
Abração e tudo de bom.
André Vieira