Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Wagner Souza   Londrina - PR
Jaobrother   Santa Catarina
rodrigo.panda   Conselheiro Lafaiete - MG - MG
stela2009   são josé do rio pardo - SP

Portfólios Ver Mais

RaulDias   São Paulo - SP
jeferwolff   Rio Negrinho - SC
carlosfelipe   Florianópolis - AC

Tutoriais do Grasshopper em português

O artista, Diego Dneo, professor do curso de Rhinoceros da 3D1, publicou uma série de vídeo tutoriais sobre modelagem procedural paramétrica com o sistema Grasshopper disponível no Rhino6, incluindo um de introdução.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 31/08/2018 08:04

O artista, Diego Dneo, professor do curso de Rhinoceros da 3D1, publicou uma série de vídeo tutoriais sobre modelagem procedural paramétrica com o sistema Grasshopper disponível no Rhino6, incluindo um de introdução.
Andre, boa noite. Estou acomapanhdo, agora mais de perto, as postagens do Dneo, em razão do Rhino e de lambuja, o Grasshopper. Assusta, não vou dizer o contrário, pois dá meda, sim. É um program complexo e de infinitas possibilidades como já conversamos inúmeras vezes. Não me conformo que só pelo fato de ser um programa difícil que tem - e deve ser assim - orientações e parâmetros matemáticos, seja um impedimento para que artistas usem ele como mais uma ferramente de criação, especialmente no campo do experimentalisto, prototipia. Como já expus ao Dneo, minha maior dúvida é como iniciar o estudo, por onde começar e, principalmente, aplica-lo em nossa perspectiva visionária. Ele tem excelente plugins como o Clayoo e T-Splines, ambos do Rhino, Andre. É tudo muito novo para nós, no entanto se compreendido e, principalmente, aplicado, é um universo que se abre a nós. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Andre, boa noite. Acabei de assistir o tutorial do Dneo, a respeito do plugin Voronoi, do Grasshopper. Fascinante. Como disse, sinto uma natural dificuldade, mas gostei bastante da apresentação do Dneo é ótima. Este, já nos apresenta uma aplicação prática. Portanto, um plugin - acho que é -, o Voronoi, dentro do Grasshopper, mostrando o resultado no Rhino. Cara, eu fico encantado com esta versatilidade, bem como em relação às possibilidades infinitas de criação. Vale à penas assistir este tutorial do Dneo! Abração fraterno, Marcelo Baglione
Andre, boa noite. O bicho agora foi o tal do Twist Tower. FENOMENAL! Dá pra notar que o Dneo procura mostrar um exemplo simples, até pra não distanciar o interessado, deste universo de criação sem fim que é o Graasshopper e seus espetaculares plugins. Tudo, simplesmente tudo age em uníssono, tendo vista simultânea para o Rhino. Estou encantado, mesmo sabendo que tenho duas prioridades inevitáveis que você sabe quais são, mas quero me manter a par do Grasshopper e seus plugins e aplicabilidades práticas dentro do Rhino. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Andre, boa noite. O bicho agora foi o tal do Twist Tower. FENOMENAL! Dá pra notar que o Dneo procura mostrar um exemplo simples, até pra não distanciar o interessado, deste universo de criação sem fim que é o Graasshopper e seus espetaculares plugins. Tudo, simplesmente tudo age em uníssono, tendo vista simultânea para o Rhino. Estou encantado, mesmo sabendo que tenho duas prioridades inevitáveis que você sabe quais são, mas quero me manter a par do Grasshopper e seus plugins e aplicabilidades práticas dentro do Rhino. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Andre, boa noite. Agora ficou bastante claro, com a utilização de dois plugins que Dneo fez no Grasshopper. Foram o o Meshedit e o Weaverbird. Veja, ao final, como você tem um controle total, absoluto sobre o objeto. DEMAIS, mesmo! Dneo fez um excelente tutorial, um ótimo trabalho. Mas claro que não me sinto íntimo dele. Primeiro o Rhino! Abração fraterno, Marcelo Baglione

P.S.: Repetindo, Andre, há duas prioridades em termos de programas para mim.
Oi Marcelo, tudo bem?

O Grasshopper é um sistema de programação visual por Nodes, então, é similar ao Blueprint do Unreal, ao MCG do 3ds max e ao Dynamo do Revit.

Estes sistemas oferecem os recursos normais de programação para você ligar de forma lógica e montar tudo que imaginar.

Eu ainda não tive tempo para estudá-lo, mas é uma das coisas que mais quero fazer porque já conheço bem o Blueprint do Unreal e o MCG do 3ds max, então, acredito que não terei muita dificuldade de adaptar este conhecimento para o Grasshopper, dai vou adorar trocar figurinhas com você sobre este assunto.

Agora, sobre a linha de estudo, sem a menor dúvida a melhor coisa que pode fazer para dominar bem qualquer sistema de programação por Nodes é estudar os conceitos básicos de programação como If/Else, While, ForEach, Arrays, Vectors, Enumerators, Raytrace e similares, porque sabendo usar estes recursos é fácil aprender o resto.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa tarde. Eu fiquei vendo o Dneo trabalhar com os três simultaneamentes e fiquei encantado com as possibilidades de criação. Mas para quem nunca mexeu, como eu, é natural uma certa dificuldade e um pouco de estranheza. A interface dos "botões", retiram bastante o temor matemático. Acho que teremos que falar muito sobre o Gresshopper e seus maravilosos plugins. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Certamente será um prazer trocar figurinhas com você sobre o Grasshopper quando eu tiver condições de estudá-lo.
Sei da sua preocupação com números e matemática, mas o Grasshopper e outros sistemas de programação por Nodes são ideais para você perder este receio, pois você vê tudo que está fazendo em 3D e vê o que a modificação de um valor causa no objeto, deixando a coisa mais divertida e lúdica.
Se tiver as bases sobre conceitos de programação como mencionei, tudo ficará ainda mais fácil.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Bem, vamos ver! Vamos, como você disse, ir trocando ideiais e figurinhas, porque o Grasshopper é realmente poderoso e absolutamente afinado com o futuro e como gosto de dizer, com o processo civilzatório. Não saco nada de programação. Aliás, nem sei como conseguir explicar a correção daquele erro no Substance Painter, lembra?

Substance Painter - ERRO & SOLUÇÃO...

Eu olhei, li as instruções Allegorithmic e deu tudo errado, rs. Aí, meu caro, xêguei, xêganu e fiz do meu jeito, mesmo e, por sorte, deu sorte. Mas não tenho base alguma de programação. No entanto, não creio que será um anteparo ou estorvo para aprender o Grasshopper, Andre.

A minha questão é saber como e por onde começar, entende? Ele possui esta peculiaridade que deixa-nos meio sem chão - pelo menos eu, você nem um pouco.
Ma vamu junto, kkk.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710681.

Total de membros registrados: 138161

Últimos membros registrados: neyandre, Miudooo, xenoprostactive, diaquilin, davidtwins1, Auiospmame, pIS, ChargecardChargerPriceUK.

Usuário(s) on-line na última hora: 1393, sendo 24 membro(s) e 1369 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Frederico Wagner N. R., claro_lima, Hot, jessicatorres, neyandre, Pedro Juliato, Taciano ramos, Joao Barreto, Thiago Couto, Eng Damasceno, Roberto Movanni, Fabrício, Miudooo, David Rodney, emersonforentin, Le_Andro, DeividRobert, Ricardo Paranhos, HALTTEMBERG, Ronaldo, Renatto, Sergio1987, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.