Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Rafael Reis   Rafael Reis - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
Ale   Joinville SC - AC
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC
new   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

VFXdoFabricio   Porto Alegre/RS - SP
ttnunes   Brazil, São Paulo - SP
daniell_uchiha   Barueri - SP - AC
Maskabro   Brasil - SP

Tutoriais do Grasshopper em português

O artista, Diego Dneo, professor do curso de Rhinoceros da 3D1, publicou uma série de vídeo tutoriais sobre modelagem procedural paramétrica com o sistema Grasshopper disponível no Rhino6, incluindo um de introdução.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 31/08/2018 08:04

Oi Marcelo, tudo bem?

Eu já percebi que você se deprecia na questão lógica e matemática, mas na verdade você tem uma ótima lógica e conhece bem matématica, tanto que faz os cálculos astrológicos e consegue fazer análises super lógicas da situação política.
Portanto, eu aposto que não serão estas coisas que vão dificultar o seu aprendizado de Grasshopper.

A questão da programação é super simples, em pouco tempo você pega o jeito.

Tudo se resume no fluxo da informação, você tem que ver quais informações precisa coletar da cena, como calcular para produzir o que você deseja e como dar a saída.
Isso será feito a partir de números e funções básicas de programação.

Por exemplo, se deseja distribuir cilindros numa linha reta com determinado espaçamento entre eles, vai precisar coletar o raio do cilindro na cena e somar com o espaço que deseja entre eles para definir a posição do próximo cilindro.
Portanto, vai fazer este cálculo usando os Nodes e vai dar saída mandando criar um novo cilindro naquele ponto que calculou.
Se pensar bem no que precisa fazer e como a informação será manipulada, fica fácil programar a idéia com Nodes.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite. Muito obrigado pelas generosas palavras de incentivo. Bem recentemente, rencente, mesmo, duas pessoas me disseram que sou muito inteligente. Cara, ganhei o dia! Me acho um protozoário, kkkkk. Olha, só, o endócrino da minha mãe disse que eu sou inteligente e que tenho raciocínio lógico. Caraca! Não consigo fazer uma única questão de "racioncínico" lógico. Pra mim é coisa de gênio, Andre, me desculpe, mas não entendo nem com reza forte. Estudei com um professor de matemática, formado em engenharia acho que elétrica. Cara, eu peguei o livro, olhei a questão 1min, 3min, 15min, 45; quando passou mais de 1 hora, eu dessiti do assunto e assumi meu nécio, kkkkk.

Sério, mas o que achei bacana é a forma prática como o Dneo apresentou. É aquela coisa que disse: "Como iniciar? Por onde iniciar os estudos?" Mas deixo isso para depois, porque não é prioridade, mas deve ser uma delícia criar no Grasshopper, Andre. Abração fraterno, Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Você se vira super bem com matemática e lógica quando é para fazer alguma coisa do seu interesse, se não tem motivação perde a paciência logo como mencionou.
Portanto, como você tem grande interesse pelo Rhino e pelo Grasshopper eu aposto não apenas que vai se sair bem nos estudos, mas também vai adorar e se divertir estudando ele.

O Dneo tem uma super didática, então, ele é excelente para explicar estas coisas e quebrar o receio das pessoas, eu espero poder trocar boas idéias com ele sobre o Grasshopper quando tiver tempo de estudá-lo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Sim, realmente é uma verdade. Agora mesmo, não estou podendo responder tudo que quero aqui no Fórum, porque estou tendo que redigir uma breve apresentação aquele casal que lhe disse que poderia me ajudar com os "tais cálculos matemáticos", lembra? Esta é a razão de eu ter sumido um pouco, pois para justificar a minha solicitação a pessoas tão fraternas e de grande conhecimento matemático, fiz questão de não somente formular uma simples solicitação: Estou apresentando às razões que motivam todo o meu interesse que é a obra do Rudhyar; e, para isso, estou tendo que apresentar, criteriosamente, as fontes bibliográficas e ir explicando os caminhos que me levaram até esta dúvidas, entende? Então estou com um porrão de livros abertos para constante consultas, mas já estou quase finalizando. Depois que enviar esta longa mensagem e minhas justificativas, te mando uma cópia pra você ver o que me motivo e me fundamenta, também. Falei com ela ontem que prontamente me deu seu e-mail e celular para qualquer outra coisas, mas vou mandar a mensagem com tudo.

Quanto ao Grasshopper, fiquei realmente maravilhado com as breves apresentações que o Dneo está fazendo do Rhino e dos seus plugins. Realmente ele é muito bom, sim, Andre. Mas vamos deixar a hora chegar. Gostei muito porque ele me disse se eu estudar bem o Rhino em 1 semana, eu já volto ao nível que estava. Até perguntou se eu tinha o curso, rs; ele não se lembrava, mas lhe disse que já tinha adquirido o excelente curso. O que eu gosto é que o Grasshopper tem bastante botão; e eu adoro ícones e botões - coisas bonitas e bem feitas, rs.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Realmente senti a sua falta na última semana, mas entendo que essa questão que está trabalhando é muito importante e agradeço por me enviar a mensagem que mandou para o casal de matemáticos, pois vou adorar ler sobre isso.

Espero que eles consigam solucionar o problema e vou gostar muito de saber o resultado.

Sobre o Grasshopper, eu acho que é ele que vai quebrar o seu preconceito com os sistemas de Nodes!!! rsrsrsrs

Concordo plenamente com o que o Dneo falou para você, se pegar firme no Rhino você volta rapidamente no mesmo nível que estava antes e dai facilitará a vida para aprender o Grasshopper.

Se tudo correr bem a gente ainda vai estudar o Grasshopper juntos.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Se Deus quiser, Andre! Pois não existe Grasshopper ou qualquer outro plugin sem o Rhinoceros. Não sei te enviei uma, mas com o RhinoGold, bem recente, tá quentinho. Te mandei? Ele é todo prático e não é muito longo. No início, devigo a parametria e a ao recurso de, também encontrar o que você precisa através da linhas de comando, quem vem de um programa como o Max, vai estranhar o bicho, sim. Digitar comandos de coordenadas, se habituar com parametria de ter - gostou ou não - ordem, pois o Rhino, embora seja um canal fantastico de realização criativa para qualquer artista, ele exige duas coisas fundamentais: organização e método. Eu meti a car, me infurnei e aprendi. Por que não possos realizar isso novamente e retornar ao nível anterior e avançar mais? Vamos junto, Andre!!! Abração fraterno, Marcelo Baglione

P.S.: Eu vou enviar uma cópia revisada da mensagem com as solicitações de cálculos para você agora, tá?
Oi Marcelo, tudo bem?

Só quem vem do Max e de programas 3D artísticos que sentem essa dificuldade inicial, mas normalmente quem trabalha com maquete vem do AutoCAD, Revit, SketchUp e outros prgramas de CAD e estão mais acostumados com a entrada de medidas precisas para desenhar.

Eu aposto que em menos de 1 mês você já está fera de novo no Rhino, então, se fizer isso depois que terminar de estudar o Z-Brush, terá o domínio de um super programa artístico e de um super programa técnico.

Sobre o tutorial do Rhino Gold, eu acho que você me mandou sim, mas como eu também acompanho o canal deles porque acho as modelagens muito bonitas, não sei se vi direto lá ou do link que me enviou.
Eu só não posto os tutoriais do Rhino Gold na 3D1 porque é para um nicho muito específico e acaba servindo para poucas pessoas, mas quem é da área conhece, então, gosto de postar as coisas mais genéricas que servem para todo mundo e as curiosidades que mostram o poder e abrangência do Rhino em várias áreas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Realmente são dois softwares vitais para este salto que está acontecendo nos dias de hoje. Não tanto quanto ao ZBrush que já vem de longe e sempre inovando e se mantendo no topo das implementações. Já o Rhino, pelo menos aqui na Taba, ainda é um mistério. Não vou repetir a minha hipóstese das razões disso, mas ele está diretamente relacionado ao progresso e à infra-estrutura, duas coisas que ainda são pecadas no Terreirão.

Portanto é só uma questão de tempo, Andre. Pode estar certo que logo avançar mais, vou te chatear um pouco com dúvidas no ZB, pode ser?

Quanto ao RhinoGoldo, acho tão lindo, mas tão lindo enquanto plugin que mereceria, logo que lhe for possível, a publicação de um excelente demo para as pessoas conhecerem este maravilhoso plugin que realmente concordo que é de um gueto - porém um gueto que movimenta e lida com algo que mexe com milhões: jóias, pedras e design neste setor.

Cara, eu estranhei pra porra, aquela coisa de digitar na linha de comando parâmetros positivos e negativos. Depois, tudo bem, mas de início o cachorro mostra os dentes, sim, hahahahahahaha. Tenho fé que vou retornar com o nível anterior, sim.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

O mais incrível é que o Rhino é bem mais velho do que o Z-Brush, mas também nós estamos mais no meio artístico do que técnico, então, acabamos conhecendo mais usuários de Z-Brush do que de Softs de CAD.
Eu acredito que na área de CAD o Rhino é bem conhecido, mas as pessoas se acostumam com os programas que aprenderam no início e fica difícil mudar, então, eu acho que a maioria nesta área usa o SolidWorks.
Acho que por isso a Autodesk liberou o download gratuito dos programas deles para estudantes, mas não liberaram para quem quer ensinar e dai não adianta muito, pois só os autodidatas vão conseguir.

Sobre dúvidas do Z-Brush, você nunca me chatearia com dúvida alguma, o máximo que pode acontecer é eu ficar chateado por não saber responder, mas se souber, farei com prazer.

Sobre o Rhino Gold, eu acompanho o canal dele pelo mesmo motivo que citou, a modelagem das jóias é realmente linda.
É uma pena que apesar de mexer com milhões em ouro e pedras preciosas, poucas pessoas atuam neste ramo e quem atua, com certeza conhece o Rhino Gold.
Outro ramo que acho muito legal é o náutico e gosto de ver as coisas que surgem no Rhino para ele, mas as nossas estatísticas mostram que os leitores quase nem entraram nas notícias que postei sobre isso.
3D já é um nicho e as subdivisões dele são os nichos do nicho, então, os ramos que possuem um bom público são maquete, design de produtos e Games, o resto ainda é muito incipiente aqui na Taba.

Sobre o lance de digitar parâmetros, quem vem do AutoCAD sai usando bem o Rhino no primeiro dia justamente por isso, o sistema é idêntico ao do AutoCAD, inclusive as notações.
Eu era bom no AutoCAD quando iniciei com o Rhino e não senti nenhuma dificuldade por causa da bendita linha de comando que copiaram do velho AutoCAD.
A única coisa que a pessoa precisa aprender é o nome dos comandos no Rhino para agilizar, mas mesmo sem isso consegue desenhar tudo que quiser no primeiro dia clicando nos ícones e entrando com os valores igual faria no AutoCAD.
Por isso te falei que o Teco conseguiria usar o Rhino no mesmo dia sem problemas!
Aquela linha de comandos faz toda a diferença.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Aliás, pra começar, quero ver se te libero esta apresentação do trabalho do Teco até o final semana, pois só dá Brasil, mas acho que ele ainda deve estar na Califa.

Muito obrigado por se colocar à disposição para me ajudar e tirar dúvidas, Andre. Certamente vou precisar - e muito!

De certa maneira é até bom que o nicho continue como está. Mas não basta ser bom em modelagem, achando que vai arrebentar em modelagem de jóias, você sabe disso muito bem. Digamos que é um grande pequeno mercado mundial, onde impera o Rhinoceros. Absolutamente certo está, também, ao dizer em relação a linha de comandos e conhecer os "comandos". O que eu DETESTO é o cara que faz tudo pelas guias. Cara, por favor, pra quê se tem tudo em ícones, Andre? Por quê? Já fiz o mínimo de peneiragem para saber que praticamente tudo ou quase tudo, dispensa o uso das guias; cara, eu acho um saco, do ponto de vista didático. Às vezes, sim!, temos que fazer uso, mas Andre, o Rhino não tem barras de ícnones maravilhosas e muitíssimo bem arquitetada somente para se bonitinha e ocupar um espaço tá bem planejado que ainda dá pra você encaixar, além do V-Ray, mais um dois ou três importantíssimos plugins. Eu estranhei, mas isso passa, logo que você pega a manha dele. O ponto que realmente eu tive uma certa dificuldade, mas por simples gafé didática de quem lecionou, diz respeito a "cotas". Você recebe uma peça com todas as cotas, aí você tem que reproduzir absolutamente igual ao projeto. Isso foi um ponto que senti dificuldade, pois, como disse, foi muito mal apresentado. Mas NÃO É NENHUM BICHO DE SETE CABEÇAS!

Tô fechado cum tu, Andre. O RhinoGoldo é tão lindo, o trabalho com ele é tão lindo, eficiente e com resultado que dá gosto só de ficar assistindo - concordo!

Como eu vou fazer uma entrevista com o Teco, logo que der, eu vou tocar nesta questão do CAD x Rhionoceros. Pode deixar, ok?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707752.

Total de membros registrados: 135342

Últimos membros registrados: Danielblackse, Akimaru026, drsavcta, Philaraujoo, zito felix, mgameszo, zuanon82, gssousa.

Usuário(s) on-line na última hora: 408, sendo 7 membro(s) e 401 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: RAPH, Le_Andro, Willmitnick, Danielblackse, WinterPT, Elis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.