Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

resident11   Piracicaba - SP
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
Fabio   Tubarão

Portfólios Ver Mais

leoliver   Sao Paulo
Ricardo   Fortaleza/Ceará/ Brasil - CE
Antonio Neosmar P Silva   São Paulo - SP - SP
Nego7   Teresópolis,rj - RJ

Nova versão do DynaMax

O DynaMax é um Plug-in que está em desenvolvimento para adicionar recursos de escultura no 3ds max, o vídeo do Beta 2 mostra a implantação de M-Spheres com geração de Mesh, mais opções de Boolean e melhor topologia.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 16/10/2018 08:02

O DynaMax é um Plug-in que está em desenvolvimento para adicionar recursos de escultura no 3ds max, o vídeo do Beta 2 mostra a implantação de M-Spheres com geração de Mesh, mais opções de Boolean e melhor topologia.
Andre e demais colegas, boa noite,

Acho uma excelente iniciativa, embora acho que ainda deve ter uma opção de "escavamento" no mesh. Fica claro que no fundo, ele faz uma espécie de booleana, cujo resultado mantém sempre uma superfícei Quad. Embora ele forneça meios de refinar o objeto, o vídeo demo mostra isso. Algumas vezes, percebi um pouco de "vinco poligonal", coisa que me incomoda bastante. Acho que uma dos maiores ensinamentos em quase todos os tutoriais do Arrimus é sempre encontrar um meio ou maneira lógica de superar esta inconveniência.

Andre, de certa maneira o 3ds Max não está tentando introduzir uma tool que o Blender tem bem desenvolvida.

Gostei do plugin, sim. No entanto, acho que ele tem muito o que melhorar.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Ele possui este recurso de Quick Boolean para cortes, adições e "escavamentos" rápidos, mas se quiser escavar progressivamente numa área do Mesh igual acontece no Z-Brush, vai usar o Push/Pull do próprio Max, pois o DynaMax vai subdividir a malha conforme você empurrar ou puxar a malha.

Já sobre os vincos poligonais que aparecem principalmente na união dos objetos, realmente tem e falaram que melhoraram a topologia nesta versão, espero que ainda melhorem mais.

Porém, em modelagem Highpoly não economizamos nos polígonos, então, se aplicar TurboSmooth com 1 ou 2 no Interations no final eu acredito que vai suavizar, apesar de deixar o objeto super denso, mas dai tem que fazer retopologia como é o comum neste tipo de modelagem.

Sobre a comparação com o sistema de escultura do Blender, você tem toda razão, faz tempo que o Max precisa deste tipo de ferramenta que tem em vários outros Softs 3D, até nos gratuitos como o Blender, é o fim da picada.
Se o 3ds max fosse de qualquer outra empresa ele certamente teria ferramentas de escultura, mas a Autodesk prefere deixar o Mudbox morto do que adicionar algumas funções dele no Max ou desenvolver as próprias como este programador está fazendo sozinho.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Como você conhece o Max desde antes do meteoro, fica muito mais viável para você ter esta compreensão comercial e crítica não só dele, mas dos outros produtos da Autodesk - no caso o Mudbox.

Eu percebi, claro que em alguns frames ou trechos, ele melhora o nível de Interection, mas em outros, nem tanto. Gostei do plugin, sim, mas como você mesmo afirma, somente agora ele chega ao Max, ao passo que o Blender, gratuito, já possui esta ferramente escultural. Portanto, tudo o que disse e critiquei, foi exatamente pensando no Blender - e não no ZBrush! o ZB é pra esculachar na frente. Mas com algo assim, você já pode ir adiantando e finalizando muita coisa ou trabalho dentro do próprio ambiente do Max - se não estiver equivocado.

Portanto, o DynaMax é um plugin inteligente e tem tudo para ter futuro, especialmente se olhar mais para o Blender, onde isso já está muito bem mais assentado, desenvolvido - se formos comparar com as pretenções deste plugin no Max.

Não agora, mas provavelmente depois ou na próxima, vou lhe perguntar a respeito da retopologia, como você mesmo indicou acima, de modo a deixar o modelo mais leve e econômico. Vou me explicar melhor depois, tá?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

P.S.: Cara, vou te passar um canal que simplesmente fiquei apaixonado, pois assisto, acompanho e só lembro KeyHydra. Lhe envio na próxima resposta. É o tipo de canal original e, além disso, inspirador.
Oi Marcelo, tudo bem?

Eu entendi a sua crítica e concordo plenamente com ela, citei o Z-Brush por ser a referência como você bem disse.
Nenhum programa 3D tem o poder de escultura do Z-Brush, mas o Cinema4D, o MODO e o Blender possuem ótimas ferramentas de escultura que servem para adiantar o trabalho como você comentou e até eliminar o Z-Brush em diversas situações.
Você conhece a do Blender e viu como é legal, o Cinema4D e o MODO também tem.
Então, não é triste ver que só o Max não tem este tipo de ferramenta?
Não é que a ferramenta de escultura do Max é fraca, nem existe!!!
Eu acho isso inacreditável, por isso que fico revoltado.

Os usuários dos outros programas muitas vezes nem precisam investir também no Z-Brush, mas os usuários do Max precisam contar com o heroísmo de algum programador para ter uma ferramenta comum hoje em dia.
Não é incrível que mesmo com tudo isso o Max seja o soft 3D mais usado?

Eu acho difícil que este programador sozinho consiga desenvolver uma super ferramenta, pois como você percebeu, está bem longe dos demais, mas pelo visto é o melhor que vamos ter durante anos, a não ser que a Autodesk surpreenda na próxima versão adicionando um sistema de escultura decente.

Sobre topologia, é facinho, é o processo de revestir um modelo Highpoly com polígonos para refazer o objeto em baixa resolução.

Agradeço pelo link do canal que citou, vou gostar muito de ver.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Na minha simplória opinião, acho 1/2 difícil a Autodesk investir em tal desenvolvimento, proporcionando algo como esta tool que teria enorme valor. Primeiro, ela já deveria entrar metendo o pé na jaca, pois no Blender, não é nem questão de ser boa e bem desenvolvida: ela já está integrada no programa. Nem por isso será um concorrente para o poderoso ZBrush, Andre. Portanto, se tiver que implantar uma tool destas, terá que começar, já, por cima, por isso que acho que não teremos surpresas neste sentido. É mais fácil ela não comprar os direitos e fazer a coisa errada. Concordo contigo: um absurdo!

Andre, agora, um fã incondicional deste canal do Youtube. Não há como não gostar; impossível. Como te disse, é inspirador e tem pinta de KeyHydra na veia. Dá gosto de assistir todo e qualquer publicação do cara, Andre. É este aqui: Black Beard Projects. Eu amo este tipo de coisas. Aliás, acho uma loja de ferragens praticamente um parque de diversão, sabia? Hahahahahahahaha. Por exemplo, olha o que o cara faz aqui:

Old Wood Shaper Back In Use (Cleanup / Restoration)

É que tenho umas dúvidas a respeito de topologia, mas quero te apontar isso com um exemplo, ok?
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Você tem toda razão, a ferramenta de escultura do Blender é ótima e perfeitamente integrada no programa, ajudando muito no detalhamento dos trabalhos dos usuários, mas dependendo da situação o Z-Brush continua indispensável como você também disse.
Quem é fera no Z-Brush nem precisa destas ferramentas de escuturas disponíveis nos programas 3D, ele vai direto para o ZB porque sabe que conseguirá modelar facilmente e com altíssima qualidade.
Mas para muitos usuários que não conhecem o Z-Brush, estas ferramentas nos Softs 3D ajudam demais, são uma das coisas mais úteis que os programas 3D possuem, menos o Max.

Concordo plenamente que a possibilidade da Autodesk adicionar uma ferramenta de escultura no Max é mínima, ainda mais depois que resolveram voltar a desenvolver o Mudbox.
Aposto que isso não vai durar muito, logo abandonam ele de novo como parece que até já aconteceu, pois não vi mais atualizações e nada sobre ele.

É uma pena, é um imenso desperdício.

Agradeço pelo link do canal de restauração, olhei por cima e gostei muito, vai ser útil para as coisas lá do sítio, depois vou olhar com calma e ver outros vídeos, valeu!

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Acho que neste sentido, Andre, o Max está absolutamente defasado, bastante atrasado, se comparado com o Blender, por exemplo. Portanto, em relação a este plugin, acho que teremos, mesmo, é que aguardar e ver como evoluirá no futuro, pois como está, não veja motivo para adoção. O Max não vai virar um ZBrush e nem concorre com ele, apenas teríamos um tool para adintar bastante trabalho, concorda?

Quanto ao canal de restauração, Andre, eu paro, viajo e praticamente esqueço de tudo vendo ele trabalhando nos projetos. Qual deve ser a formação dele? O que no fundo, não significa nada, pode ser um autodidata, certo? Você não viu os outros projetos, mas ele é totamente equipado e tem todo o tipo de ferramente manual ou elétrica, além de saber manipular e adequar o seu projeto ao uso de materiais químicos, seja manualmente ou através de reações eletroquímicas. Amo este canal agora, Andre!!!!!!!
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Você está perfeitamente correto, é uma vergonha essa defasagem do Max numa área tão básica como modelagem.
O Max já foi o melhor programa para modelagem poligonal e por isso foi tão usado na indústria de Games, mas hoje só perde espaço em todas as áreas, é inacreditável!

Não queremos um Z-Brush no Max como você bem disse, não precisa embutir tudo que existe no Mudbox no Max, mas bastava adicionarem o sistema de deformação por Brushes que já estaria ótimo, se colocassem também a parte de pintura, ficaria perfeito.
Mas eu imagino que isso nunca vai acontecer e o Dynamax vai demorar muito para se tornar uma ferramenta robusta, então, vamos sempre depender do Z-Brush. Certamente a Pixologic agradece.

Sobre o canal de restauração, eu vi alguns vídeos e notei que não é para qualquer um. rsrsrsrs
O cara é o profissional mais paramentado e equipado que eu já vi, coisa de americano mesmo, porque aqui na Taba é tudo nas coxas. rsrsrsrs
Eu espero poder ter as ferramentas mínimas necessárias para fazer as coisas essenciais lá no sítio, entre elas estão roçadeira, moto-serra, serra elétrica e esmeril, isso é o mínimo.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707603.

Total de membros registrados: 135221

Últimos membros registrados: pdsanbvha, annastark, Ztesu026, Defending, André.fs, LUHIDALGO, Fnoronhars , annarafaellab.

Usuário(s) on-line na última hora: 1020, sendo 4 membro(s) e 1016 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: nildoe, pdsanbvha, PH2024, Juvencio Simbo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.