Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio Neosmar P Silva   São Paulo - SP - SP
Andre Bittencourt   Rio de Janeiro - RJ
decosouza   Rio de Janeiro - RJ
3dzeiro   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

Canela   Brasil - AC
JEAN.CARLOS   Primavera do Leste - mt - MT
dpi3d   Recife - PE
GIDEONY   SINOP MATO GROSSO - MT

Script para conexão com o SPainter

O Utopia publicou um vídeo do Script que estão desenvolvendo para intercâmbio entre o 3ds max e Substance Painter, chamado EasyPeasy, ele transfere os objetos sem precisar exportar um por um e cria materiais do V-Ray.

Ver notícia

Por: Adminin  

Em: 11/12/2018 08:15

Oi Marcelo, tudo bem?

Você viu quem apareceu de novo ministrando palestras e tutoriais?

O grande Wes McDermott, mas não foi nem num vídeo da Allegorithmic e nem num vídeo da Adobe, foi num vídeo do Unreal. rsrsrsrs

Ele participou de uma palestra promovida pela Epic sobre visualização realista de carros em VR usando o Unreal e Substance, postei a notícia hoje no site.

Então, parece que por enquanto ele continua como o cabeça na área de divulgação, suporte e tal da Allegorithmic.

Sobre a atmosfera aplicada no exemplo do Script, é só você habilitar o VRayFog e configurar a intensidade dele, assim, onde tiver luz vai criar essa leve névoa em volta dela.

A partir de Abril as empresas voltam a lançar atualizações para os programas, vamos ver se a Allegorithmic vai lançar e o que vai lançar depois da venda para a Adobe.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, boa noite,

Olha, só. Sabe que não me admiro? Ele é talentosíssimo e não poderia ter outro caminho. Certamente, já deve ter um domínio avançado do Unreal - é certo, Andre. EXCELENTE notícia!

Eu realmente achei esta tecitura, este clima atmosférico muito bonito e bem configurado; pra mim, ficou lindo e bastante atraente e artístico. VRayFog? Tenho muito mesmo o que ainda conhecer no V-Ray. Sim é um tipo de fog lindo. Me parece, então, que é um tipo de ajuste simples, nada complexo, depois que você deu esta sumaríssima explicação de onde configurar.

É o que eu estava pensando, a estratégia de lançamento dos projetos que já estavam na ponta da linha, serão lançados em breve, por lógica e estratégia de mercado; pois, a meu ver, eles já estavam praticamente prontos, como, por exemplo, o Substance Alchemist - allegorithmic.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Como você viu naquela aplicação do planeta, de tudo que o SD pode fazer o mais legal é a conexão com a programação do Unreal, então, desde cedo a Allegorithmic tem uma proximidade grande com Unreal e Unity.
O Unity até vinha com o Substance integrado igual o Max, mas aconteceu o mesmo problema de atualização e agora a Allegorithmic que lança o Plug-in de graça a cada nova versão.

Sobre o VRayFog, é facinho, pois é igual o Fog do Max e até fica no mesmo lugar, dentro do Environment, o mesmo painel do Exposure Control que se abre teclando 8.

Clicando no botão Add abre a janelinha com os recursos do Max e do V-Ray, como mostra a imagem em anexo, entre eles está o VRayEnvironmentFog, que faz este efeito.
Apesar do menu dele ter vários parâmetros, é fácil de configurar, pois vai definir a distância, altura e Subdivisions para controlar a qualidade.

Note que também tem o VRayToon nesta janela, ele faz o contorno dos objetos para simular Cartoon.

Sobre o Alchemist, acho que até o final de Abril vão lançar e dai finalmente vamos conhecer qual é a deste programa misterioso, eu fico preocupado com mistérios, pois pode ser muito bom ou um lixo completo quando relevarem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia,

Vamos fazer o seguinte, enquanto eu ainda não dominar com segurança o V-Ray (coisa que eu tinha no Mental Ray), eu vou agrupar todas estas informações na paste onde aloquei tudo o que você em enviou por e-mail, para eu testar do V-Ray no Max. Vou pegar esta imagem e o texto, e abrir um arquivo VRayFog, ok? Acho que assim vai ficar excelente de eu ir estudando e aprendendo, mas com você diz que é praticamente igual o painel, mesmo com mais configurações, eu não tenho por quê temer. Sou assim mesmo; é do meu jeito de lhe dar com o novo. Obrigadão por mais uma importante ajuda didática, Andre.

O interessante é que você diz que criou aquele planeta não pegando muito pesado, pra resumir. Cara, não há como eu mexer, brincar com esta tua criação no Unreal e não Lembrar do Doutrina Vol. I da Blavatsky, cara. Impossível! Se isso é só uma "entrada", órgão sexual dos homens, imagino quando você pegar peso pesado nesta história, Andre. Master! E pensar que tem gente dando aula disso ou mostrando ou pensando que sabe, hem? Estava falando com a Elis a este respeito ontem mesmo; até pedi para ela te mostrar um private que falei com ela.

Também acho que o Alchemist já tá fisgado na linha. Eles só não devem ter lançado em razão das tratativas comerciais que houveram. Espero que ele entreguem a promessa, pois agora é Adobe e não sei até que ponto a Adobe é "jacaré no seco anda".
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Vamos fazer diferente, eu vou configurar um testezinho otimizado com o VRayFog e te envio no email, dai poderá brincar com os recursos dele para ver o que cada um faz.

Sobre a aplicação do planeta no Unreal, eu disse que não peguei pesado porque poderia ter caprichado muito mais no material SBSAR e nos recursos usados no Unreal, por exemplo, eu poderia ter feito as montanhas e florestas mais detalhadas para usar Displacement em vez de apenas Normal Map.
Também poderia ter feito as nuvens, os anéis e o fundo em SBSAR, para aumentar as possibilidades de personalização, sem falar na simulação, que poderia ser bem melhor e até criar estações espaciais, modificar a atmosfera com a atividade industrial e tudo que imaginar, a partir dai a imaginação e o tempo são os limites.

Sobre o Alchemist, eu acho que não lançaram ainda porque não está totalmente pronto, pois qualquer empresa quer lançar logo um produto quando está pronto para entrar grana. Creio que vão lançar no mês que vem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Andre, boa noite. Eu já tinha copiado o curto texto explicativo e salvei a imagem como referência de configuração, mas como você destacou, não me pareceu complicado. Aliás, tenho assistido alguns tutoriais de V-Ray e realmente é pura questão de pegra o jeito - só isso. O que me deixou bastante feliz. Algumas configurações se parecem bastante ou até iguais ao do Falecido.

Pelo que já vi, você publicou o lançamento do projeto Alchemist. Até já favoritei para assistir e comentar logo, ok?

Cara, se você não caprichou, a galera tem muito o que aprender para fazer algo ainda inferior ao seu domínio, porque eu brinquei bastante e fiquei bastante impressionado com a rapidez que se efetua o ajuste. No entanto, sinto aquele tranco na mudança, pois antes eu tinha 32GB de memória, embora tenha uma ótima placa de vídeo, mas os outros 16 GB estão fazendo falta, sim. Não procurei o Lima para ele avaliar se ele consegue deixar a ASUS retificada, nova, porque no momento não dá, mas ele me garantiu que consegue consertar, sim, mas é necessário avaliar antes.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione

Oi Marcelo, tudo bem?

Como mostrei naqueles exemplos e nas imagens das configurações de Render, não tem praticamente configuração, é só definir o tempo de render e as vezes aumentar o sampleamento quando alguma coisa ficar mais granulada.

O lance é dominar bem os recursos das luzes para poder fazer tudo que precisa como simular luzes artificiais e ambientes naturais, mas o principal mesmo é dominar os materiais, porque se tudo estiver perfeito e o material não for realista, não vai ficar realista.
Luz é fácil treinar e aprender porque são poucos recursos, mas materiais tem muitas opções e dai leva mais tempo, precisa testar e praticar.
Por isso que aquelas cenas de estúdio que te enviei são boas, principalmente a do render interativo, pois poderá testar materiais rapidamente.

Sobre o Alchemist, eu assisti o vídeo e postei lá as minhas observações, gostei do programa, não é apenas para materiais escaneados, é uma forma de simplificar ao máximo os procedimentos mais comuns no SD para a pessoa conseguir gerar texturas facilmente sem precisar editar Nodes, só usando Sliders igual no Quixel Mixer, mas trabalhando com materiais SBSAR, é o Mixer da Allegorithmic. rsrsrsrs

Sobre o gerador de planetas, tem uns vídeos na internet mostrando ótimos Substances que chegam num realismo incrível, é só caprichar e detalhar bem a textura que também consegue estes ótimos resultados, porém, fica cada vez mais pesado e dai eu teria que separar os elementos do planeta em vários Substances diferentes, dando bem mais trabalho, por isso que falei que daria para ficar melhor.

Como disse, você sentiu o tranco quando precisa renderizar novamente a textura em alta resolução e não adiantaria ter mais memória neste caso, pois exige mais processamento, então, separando tudo ficaria mais leve e daria para caprichar mais, foi um ótimo aprendizado para mim.

É bravo este problema que você teve com sua placa, foi raio né?
Em São Paulo encontra placa boa fora de linha por preço baixo, mas tem que ir lá pessoalmente procurar numa caixa cheia de placas.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre, bom dia. Já notei que realmente é essencial saber configurar o material corretamente. Não sei se estou enganado, mas pelo que estou vendo, a iluminação do V-Ray é mais simples ou é só impressão, Andre?

O Alchemist vou responder por último, pois quero assistir com atenção, como fiz com este do V-Ray. Mesmo porque é um recurso novo e tenho que entender, mesmo que superficialmente para emitir qualquer juízo a respeito, Andre. Mas pelo que você já adiantou da bola, a coisa é boa. Sim, claro que pensei no Mixer da Quixel, mas não em adentrei nele, porque tinha me decidido pelo SP. Eu posso até demorar um pouco, mas quando me decido a aprender e ter algum domínio de algo, não volto atrás.

Esta é uma das razões de ter escolhido o V-Ray, pois ele é praticamente uma plataforma de renderização para todos os principais programas, até para o Max que não sabemos, em definitivo para onde vai ou que rumo, mesmo, vai tomar.

Tenho certeza que o que mais me impressionou no seu trabalho do "Planeta Teosófico" - eu assim o denomino - são três coisas, interatividade, qualidade e rapidez de vizibilidade a todoa e qualquer alteração. Um super trabalho, mesmo não tido metido os dois pés na lama e feito praticamente um protótipo. Achei fabuloso.

Quanto a minha placa de vídeo é um forte diferença. Mas não vou procurar o Lima, enquanto não der. Mas logo que for possível, vou recuperar e pedir para ele retificar, pois, como disse, ele faz e diz que é possíve e que sabe como fazer, porém só avaliando. Além disso, terei que ficar um tempo sem PC, porque terei que deixar os 32GB de memórias completos para ele poder trabalhar em cima. Aqui no Rio é uma #!@%*#. Só lambão. O cara queria me vender a mesma que tenho por R$ 1.000,00. Vamos ver o que o Lima vai dizer, após uma avaliação. Andre, não é brincadeira não, o cara é muito fera.
Abração fraterno,

Marcelo Baglione
Oi Marcelo, tudo bem?

Você perguntou se a iluminação do V-Ray era mais simples, mas em que sentido?
Mais simples de configurar ou mais simples no resultado.

A configuração é basicamente a mesma das Photometrics usadas com o falecido, definir intensidade, temperatura de cor e a forma, só não precisa habilitar sombra Ray Tracing porque nem tem essa opção na VRayLight.

Sobre o Alchemist, finalmente entendi direito o que ele faz e para que serve.
A Allegorithmic quis fazer um Mixer para eles, mas usando os recursos do SD de forma automatizada, além de integrar o Update do Bitmap2Material com AI e um Manager de Substances, basicamente é isso.
Você vai adorar, foi feito para quem não domina o SD e deseja produzir materiais detalhados a partir de materiais existentes e até do zero, em vez de ligar Nodes ele oferece Presets procedurais com Sliders para modificar conforme a necessidade, igual faz o Mixer.

Mesmo quem conhece o SD vai gostar, pois agiliza e facilita bastante o trabalho, além disso, conhecendo o SD você pode criar qualquer outro Preset procedural para usar no Alchemist, aumentando os recursos dele.
Sem contar o excelente gerenciador de Substances que comentei na outra mensagem.

Olha como é legal quando pelo menos duas empresas concorrem, enquanto a Quixel queria tomar o lugar do SD com o Mixer, a Allegorithmic veio e lançou um programa para tomar o lugar do Mixer. rsrsrsrsrs

Sobre o Planeta Teosófico, adorei o nome, até pensei naquele jogo que te falei, pois poderia chamar TeosoficSim, de simulador teosófico.
Agradeço pelos elogios e se tiver tempo vou melhorá-lo, até agora não gravei o vídeozinho que queria para postar o download aqui no site por pura falta de tempo, faz semanas que quero postar.

Sobre peças e manutenção de PC, não é só ai que tem lambão, é em todo lugar!!!
É incrível como só vigarista mexe com isso, pois é raro encontrar alguém decente, a solução é conhecer bem do negócio para não ser enganado ou ter alguém de confiança como você tem.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707603.

Total de membros registrados: 135224

Últimos membros registrados: saulo favero, sanerreddie, Humberto1082, pdsanbvha, annastark, Ztesu026, Defending, André.fs.

Usuário(s) on-line na última hora: 1095, sendo 23 membro(s) e 1072 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Saone, Starter, Frederico Wagner N. R., pinart, Reinaldo Silva, Nuno, Thiago Couto, Ronaldo Junior, Fabio Amorim, Eber.Silva, Jorge Henrique, Duda, Henrique Ribeiro, Flávio, Gauchu, Allen Anderson, Willmitnick, wdesign2006, saulo favero, mixel.amorim, Fernando Cunha, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.