Andre e Fernando Cunha, boa tarde,
Eu fiquei uns 40 dias sem PC. Tive problemas sérios, mas já resolvidos todos. A questão não é somente de software, especialmente para nós páreas do Brasil ou estudantes de computação gráfica. Aqui no Rio, o grande centro de referência de compra de tudo que diz respeito a PC é n Centro da Cidade, no famoso Edifício Avenida Central.
Reparei um fenômeno, especialmente na venda deste setor que me foi confirmado, com vergonha, por vendedores honestos, alguns bem jovenzinhos.
A ignorânia, a alta de urbanidade e o tratamento sem um pingo de educação, como se eles estivessem fazendo um favor para nós é de impressionar. Acho que quase 90% dos vendedores são uns boçais, ignorantes que te tratam quase como um miserável ladrão.
Como se não bastasse o tratamento que você recebe, o complexo de precificação está absurdamente estratosférico; totamente fora da realidade. Estou querendo dizer que o Brasil não será nada enquanto não investir brutalmente e com responsabilidade política e social em "infraestruturas". A partir disso, tenho certeza, o mercado 3D vai explodir e disparar no Brasil.
Portanto, a gente já percebe que há um programa que tem tudo para marcar posição no mercado futuro de softwares de modelagem poligonal que é o Blender - cada vez mais encantador! Eu vi uma live, acho que enviei para você Andre, onde o fera espanhol explicou tudinho, como funciona o financiamento, doação e constante veio e verba para o - agora - sobredesenvolvimento deste grande programa. É uma fundação e, por trás, pelo que senti, há pessoas do bem interessadas em que o programa se torne um Ciclope da modelagem. O turning point do Blender aconteceu no ano passado. A mudança foi tão radical que muitos usuários estranharam a nova interface. Ouvi, também, que há coisas a serem melhoradas, mas de uma forma geral, ele caminha somente à frente e com incentivos que o tornarão, sem dúvida alguma, num giga programa. Estou com o Andre, minha tendência - praticamente uma decisão interna - é rumar, logo que for necessário, para o Blender. Me espanta muito a aceitação e o gigantismo da comunidade Blender em língua espanhola. Enquanto ele investe no futuro, na melhoria constante com excelente gestão e planejamento de lançamentos; logo, uma empresa que tem a cara do futuro que todos aspiram, a Autodesk nada mais passa do que um gigantesco e imprestável birô burocrata.
Abração fraterno,
Marcelo Baglione