Oi Marcelo, tudo bem?
O Houdini é outra coisa, é outro nível, não vale a pena para a gente, a não ser para quem trabalha com Motion Graphics ou criação procedural para Games.
Eu gostaria de aprender um pouco dele pelo menos dessa parte de criação procedural, pois acho fantástico as coisas que vi fazerem com ele.
Anexei um vídeo que acho incrível para você ter uma idéia, mas se não aparecer está neste link:
https://vimeo.com/211742962Este tipo de recurso só dá para fazer por meio de Nodes ou programando na mão, então, se transformarem o Blender todo em Nodes, será possível fazer nele.
Porém, o Houdini permite exportar estas coisas para usar no Unreal e Unity, até no Max se quiser com o Houdini Engine, coisa que o Blender não vai fazer.
Você falou muito bem sobre a pouca diferença entre os Softs hoje, malhas poligonais não são mais segredo para ninguém e já tem um monte de ótimos programas Free para modelagem como o Rocket3F que postei um Review essa semana.
Mas nada que aprender no Max será desperdiçado, pois como disse, é tudo igual em todos os programas, só muda o nome das coisas, o único que não é igual é o Houdini.
Abração e tudo de bom.
André Vieira