"Imagem3d" disse: olá Eduardo, muito bom o seu tutorial. Mas como salvar o mapeamento como material? Na última parte você diz: "Faça o material, colocando a imagem no mapa Diffuse e Bump... depois é só renderizar" Não sei como fazer o material. Pode me dizer como? Abs- Abra o Material Editor ou tecle M; - Numa dessas bolinhas cinzas, na aba Maps, há a opção Diffuse Color com um botão None ao lado; - Clique no Botão None; - Clique em Bitmap; - Pegue a imagem de madeira que o eduardo disponibilizou ou qualquer ou imagem na sua pasta. [Até agora você aplicou a textura da árvore do cilindro, sem qualquer tipo de relevo] - Volte para a tela anterior clicando em Go to Parent; - Mais abaixo de Diffuse Color, há a opção Bump e do lado o botão None; - Clique nele; - Clique em Bitmap; - Pegue a imagem em preto e branco da textura da árvore. (Para fazer uma imagem P&B, você pode usar qualquer editor gráfico). [Com isso, você aplicou irregularidades no tronco, deixando ele mais realista] Espero ter ajudado. Abraços.
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