Ola pessoal da 3d1...boa tarde a todos! :)
marcioul: ai cara! tudo bem? SEJA BEM VINDO A FAMILIA 3D1; ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE COM A GENTE E QUE GOSTE MUITO.Sobre a sua duvida e bem simples meu amigo! vamos la! ;)
O Spherify é um modificador super simples e tem apenas o parâmetro "Percent", onde você define a porcentagem da "esferização" que o modificador vai aplicar no objeto, com 0 o objeto fica normal e com 100 o objeto fica perfeitamente esférico(esfera perfeita).
Nesse caso vc depois que inserir o modificador acesse a aba modify e no parâmetro "percent" coloque 25,00 que define exatamente os 25% de "esferização" pro seu travesseiro ficar suavizado ok? depois que selecionar o modificador "spherify" clique com o botão direito do mouse em cima do nome e escolha a opção "colapse to" para poder editar as mudanças do travesseiro em poly ainda com o modificador 'spherify" em uso(ver as mudanças em tempo real).
Os "sags" ao que me refiro são as "dobras" do travesseiro; se vc observar um travesseiro que tenha uma pequena aba de tecido geralmente e costurado vera que e o mesmo tem leves ondulações.
Se vc segurar o "alt+r" lhe dara opção de aumentar o "scale" do travesseiro; e exatamente para criar o "abarrigamento" do mesmo.
Quanto ao uso do "connect"(conectar os vértices) so estara disponível na sub-opção edit poly<edge e vertex também ok? isso serve pra criar novas conexões(arestas com as faces) e deixa-la mais densa na parte frontal da face do travesseiro.
Para colocar o valor de 2,00 no connect em edge(que e o caso) tem que estar com a opção edit poly<edge habilitada ok?coloque dois em "connect" em um quadradinho que tem do lado; se fosse em vertex teria a opção em weight(altura da conexão) vc coloca 2,00 ou 1,00 também ok?
Repita essa etapa dos "loops" na face da frente e de tras do travesseiro pois o mesmo e esférico um pouco nos dois lados.
Espero ter ajudado meu amigo; não sei se conseguir ser mais claro com essa explicação.Boa sorte e obrigado pelo comentário.vlws! :)
As figuras facilitam bastante o aprendizado! leia as instruções juntamente olhando as imagens; da pra fazer tranqüilo! abraços!
Olha ai um teste bem simples que fiz com esse tutorial; para o material do travesseiro ou almofada como queira usei um shader "DGS"(diffuse,glosinnes,specular) em surface em MR connection; dentro do shader "DGS" usei um mapa "falloff" em "diffuse" com as cores em vermelho que fiz para a almofada ; em "shiny" coloquei preto e cinza para mesclar os tons de vermelho com preto; coloquei em shiny algo em torno de 1,50 ou 1,60 por causa do "brilho"; ainda em "MR connection" coloquei um shader "shadow transparency[base]".
Ainda em "MR connection" no canal "shadow" para controlar as sombras fisicamente corretas e coloquei um shader "photon basic[base]" no canal "photon" para controlar os "photons" da luz "mr area spot" e para gerar um leve "caustic" na reflexão do tecido da almofada com o piso; mas esse valor tem que ser bem sensível(bem pequeno).Bem meu amigo! espero ter ajudado! Abraços... :)