Olá a todos! esse eh o meu primeiro tutorial no site 3d1, na verdade eh o meu primeiro tutorial postado em um site. bom, eu tava aki em casa "estou" sem fazer nada, entao um amigo meu entrou e falou cmg, e na imagem dele tava um desenho do naruto cm um poder, entao eu achei muito legal akilo e decidi fazer um pra ver se eu chegava perto, e ate q eu cheguei, e gostei tanto que resolvi fazer um tutorial de como fazer. Espero q gostem tbm, entao vamos lah! eu usei o 3ds max 8, after effect cs3 e o Plugin sapphire.
esse eh o efeito q irei mostrar a vcs, peguei do msn pq eu nao achei uma imagen igual no google maior :-P
"suponho q vcs saibam criar objetos simples e como aplicar materiais, entao nao irei ensinar onde ficam as ferramentas"
Primeiro vamos abrir o 3ds max 8
#01 Agora vamos criar uma esfera normalmente, pode ser qlqr tamanho.
agora vamos criar um material parecido cm o poder.
Obs: a bola poderia ter sido simplismente criada no after, seria ate mais facil, mas eu criei no 3ds max pq eu estou fazendo uma animacao em 3d cm esse efeito, e eu levaria muito tmp pra trackear a esfera caso eu fosse usar o after effect para fazer a esfera.
#02 Abra o material editor,
aplique um "fallout" em "Defuse Color"
deixe como a imagem abaixo
agora aplique mais um "Fallout" na segunda cor "verde claro"
e deixe como a imagem abaixo
aplique mais um "fallout" novamente na segunda cor
e deixe como a imagem abaixo
agora volte para "Maps" e aplique mais um "fallout" em "opacity"
e novamente deixe como a imagem abaixo
agora vá em "Self illumination" em deixe 100 e em "opacity" deixe 75 assim como a imagem abaixo :-P
seu material esta pronto e ele deve esta mais ou menos assim
agora vc pode usar em qlqr animacao e mudar para o after effect, lembre-se q se for mandar uma animacao, ela deve esta cm canal alpha, no proximo tutorial se vcs gostarem desse, eu irei mostrar uma animacao q eu fiz q ficou muito legal tbm cm esse efeito, mas agora irei apenas mostrar como faz ele usando uma simples imagem cm canal alpha, entao renderize sua imagem e salve em formato PNG.
Agora vamos abrir o after effect, lembrando q vc tm q tr o sapphire instalado para poder fazer o efeito.
#01 importe a imagem ou animacao q vc fez, no meu caso, eu salvei uma simples imagem PNG.
#02 crie uma Composition normal mente e ponha a imagem dentro.
#03 agora aplique S_texturePlasma na imagem.
deixe mais ou menos como a imagem abaixo, ou de seu gosto. aconselho q vc mexa um pouco nas configuracoes, vc pode ate conseguir um melhor resultado.
as configuracoes q eu alterei foram as seguintes
Noise Frequency 2,550
noise octaves 5
noise seed 0,240
layers 4
threshold 0,6332
phase Speed 0,15
combine "Screen"
Imput Opacity "As premult"
as demais estao no padrao, nao precisa ser exatamante as mesmas, como eu disse, vc pode ir testando q vc pode conseguir um resultado muito melhor.
#04 agora aplique "s_edgeRays"
deixe como a imagem abaixo ou ao seu gosto
as configuracoes q eu alterei foram as seguintes
Rays length 1
Rays Brightness 6,7
Edge thickness 1
Edge Brightness 1,120
pronto! agora basta render. espero q tenhao gostado, no proximo tutorial eu vou mostrar uma ultilidade pra esse efeito, mas vcs podem ir testando em qlqr coisa. ou simplesmento por saber igual a mim.
resultado
botei um video tbm pra vcs darem uma olhada
http://www.youtube.com/watch?v=GuB1_f2F5MY
Espero q tenham gostado! postem ai suas opnioes sobre o meu tutorial! Vlw! qlqr postagem eh bem vinda! T a proxima!