Fala Danilo! Tudo bom cara?
Muito legal sua iniciativa e disponibilidade de tempó para explanar sobre este importante recurso de iluminação. O que eu posso acrescntar aqui é o fato de podermos filtrar ainda mais a abrangência desse shader. Com a opção "replace rendered image with glare only" podemos ter acesso ao pass desse efeito. Não testei se fica igual à renderizar um "element" de self-ilumination, mas de fato, podemos render a imagem sem o efeito do shader e salvar. Depois podemos selecionar apenas os objetos que desejamos, escolher a opção "hide unselected", aplicar um material self-ilumination (glow) como vc bem explicou e renderizar com o glare ligado e com a opção de separar o efeito habilitada. Daí podemos ter uma imagem separada apenas de elementos que desejamos. Assim, podemos ter um pass do estouro de luz da janela e outro pass de brilhos de luminárias e controlar isso em tempo real no photoshop sem ter que renderizar novamente para testar. Agora tem que tomar cuidado com os reflexos para não acontecer de um efeito de luminária ficar estouradão e seu reflexo não. Aí entra o render elements (reflection) que deve ser linkado para controlar isso. Emfim,, epero não ter complicado, mas resumindo, podemos usar a imagem apenas do efeito desse shader para fazer composição de still e animação... é uma mão na roda!
abração!