Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
jmb   Santa Catarina - SC
RaffaPrado   Hortolândia - SP
feliperebelo   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

juniorturino   São Paulo - SP
luciano santo   Guarulhos - SP
belobeto   Salvador-BA - AC
JACKEI   Manaus - AM

Tutorial: introdução ao iray

introdução ao iray

Ver tutorial

Por: Fernando L Gonçalves  

Em: 06/06/2011 15:03

Acabei de enviar um novo tutorial: introdução ao iray Clique aqui e veja o tutorial completo Aproveite e deixe seus comentários!
Valeu!!! Ficou muito bom!
Parabens!
rapaziada
me corrijam se eu estiver errado, mas i iray só é vantajoso para quem tem uma boa placa de vídeo!?
se não é isso qual é a principal vantagem que ele oferece?
vlw abraço
http://modelagem3dcomputagrafica.blogspot.com/ http://3dmaismodelagemerender.blogspot.com.br/ http://www.facebook.com/pages/Isac-Vitor-Generalista-3D/240387409406495?ref=hl http://www.facebook.com/isacvitor.medeiros
Boa pergunta Isac!
\"Com uma folha qualquer eu desenho um sol amarelo... e com 5 ou 6 setas é facil fazer um castelo\" http://marcelorezende3d.blogspot.com/
Oi Isac e Marcelo, tudo bem?

As principais vantagens do Iray são a velocidade de render e a facilidade de configuração, pois no Iray não há configurações de render, apenas o tempo que permitirá gastar com a renderização, quanto mais tempo definir, melhor ficará a imagem.
Porém, como o Iray trabalha com a GPU da placa de vídeo, só terá essa vantagem da velocidade se a cena couber na memória da placa.
Por exemplo, se tem uma placa com 1 GB de memória e a cena ocupa 800 MB, poderá renderizar com a velocidade e facilidade do Iray, mas se a cena ocupar 1200 MB, ela não poderá ser alocada na memória da placa e neste caso o Iray passa a renderizar com a CPU do processador, ficando muito mais lento do que se renderizasse com o Mental Ray.
Portanto, tudo depende das cenas que costuma produzir, quem trabalha com visualização de produtos onde normalmente há apenas um objeto na cena com iluminação de estúdio, consegue tirar vantagem do Iray com placas modestas, mas se a pessoa quiser trabalhar com cenas pesadas como de maquete eletrônica, precisará investir em placas com bastante memória para poder alocar toda a cena.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira
E aí Fernando L Gonçalves!

Bom tutorial! Este seu foi o primeiro que acompanhei para testar o iray.
André, e se eu tentasse renderizar, com DUAS placa de vídeo de 1 GB de memória cada uma, uma cena de uma maquete eletrônica que ocupasse por exemplo 1200 MB de memória, como no exemplo que tu deu, ela poderia ser renderizada por GPU com o iRay?
Não sei se a pergunta é idiota, mas como saber o tamanho da cena? Esse tamanho é o tamanho do arquivo .max? Pq tenho um GTX 680 2GB, uso vray e vray-rt. To qrendo fazer uns testes com o IRAY. Abs.
O tamanho ao qual eu me refiro é a quantidade de memória alocada na placa de vídeo ou nas placas de vídeo, se isso for possível (eis a minha dúvida) na hora de renderizar a cena, nesse caso específico com o iRay, e não o tamanho do arquivo em si.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710658.

Total de membros registrados: 138137

Últimos membros registrados: bia.lavagnini, JamilyNepo20, nanoflex, monsterxlvolgorde, goldsalty, Lakorewikw, paraxan, AlvionaKapselnPreisRezension.

Usuário(s) on-line na última hora: 1355, sendo 12 membro(s) e 1343 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, igorVRone, João Von Rondow, Roberto Movanni, Osvaldo Arquiteto, tsmodelagem3d, Duda, Anderson Miguel, Joao Barreto, Frederico Wagner N. R., Cledson, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.