Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RaffaPrado   Hortolândia - SP
Alexmen   Fortaleza - CE
lord3ddesigner   Goiânia - GO
Jonfer   Curitiba

Portfólios Ver Mais

Pavanijjb   Rio Verde Goiás - GO
Sahimon   cocal do sul - SC
damorim1   Diadema-sp - AC
andreviana   Goiânia - Goiás - AC

Tutorial: Lens Effects (Rendering)

Por: Andre Vieira  

Em: 16/06/2011 17:06

Acabei de enviar um novo tutorial: Lens Effects (Rendering) Clique aqui e veja o tutorial completo Aproveite e deixe seus comentários!
Não consigo fazer funcionar o glow-lens effect no max 2013, inseri a um spot light de frente para a camera, marquei ela no lens effect e adicionei o glow, mas não aparece o efeito ao renderizar. Quando eu mando renderizar, aparece o seguinte erro: MSG 0.0 25 MB error: \"Lens Effects\" effect expected unsupported GBuffer channel \"transparency\"
eu acho que se trata de incompatibilidade entre o recurso do Lens Effects com a transparencia de algum material.

a sua pretensão seria somente estudar os recursos do Lens Effects ou seria gerar esse brilho de luz?
Oi Jefferson,

Abaixo vou postar a resposta do André para sua dúvida.

-----------------------

Oi, tudo bem?

É normal o Mental Ray informar que não poderá guardar a transparência no GBuffer, pois esse é um método super antigo de preservar a transparência que não é aceito pelo Mental Ray, mas a renderização vai acontecer normalmente.
A Autodesk deveria atualizar estes recursos para renderizar em HDR e poder preservar qualquer efeito com qualidade, mas acho que não se preocupam muito com isso porque não é normal produzir estes efeitos direto na imagem final, o mais indicado é renderizar estes efeitos separados para compor na pós-produção, assim, não importa se tem transparências ou não.
Mesmo se renderizar com o Scanline, que aceita a transparência no GBuffer, os efeitos não serão gerados atrás de objetos transparentes, se tiver um vidro completamente transparente na frente do efeito, o efeito não aparece, então, o correto é renderizar separado e compor no Photoshop ou After Effects.

Agora, sobre a geração dos efeitos de Lens em si, era para funcionar perfeitamente de acordo com o tutorial, atualmente não se usa mais luzes Spot do menu Standard, pois não é uma luz fotométrica e não fica boa com iluminação fisicamente correta, então, sugiro que use a Free Light escolhendo a opção Spot na lista Light Distribuition (Type) no início do menu da luz, desta forma poderá trabalhar com controle de exposição e efeitos fisicamente corretos.

Basicamente é só adicionar a luz no Lens Effects e habilitando a opção Interactive, no início do menu do Lens Effects, você verá os ajustes dos recursos em tempo real, até mesmo se alterar a cor das luzes.

Eu fiz um teste rápido aqui para te enviar, assim, poderá usar como referência, estude esse arquivo e qualquer dúvida que tiver é só me enviar um email.

Teste

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138517

Últimos membros registrados: luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis, Williamcharses.

Usuário(s) on-line na última hora: 1269, sendo 13 membro(s) e 1256 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Eduardo Ramos, Thiago Couto, JesusEnzo , Lucas Reis, tsmodelagem3d, klogg, Carla Franco, Ronaldo, Paulo Rodrigues Lima, Ricardo Paranhos, Duda, Lisandro, Diego Dneo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.