Tutorial: Lens Effects (Rendering)

Por: Andre Vieira  

Em: 16/06/2011 17:06

Acabei de enviar um novo tutorial: Lens Effects (Rendering) Clique aqui e veja o tutorial completo Aproveite e deixe seus comentários!
Não consigo fazer funcionar o glow-lens effect no max 2013, inseri a um spot light de frente para a camera, marquei ela no lens effect e adicionei o glow, mas não aparece o efeito ao renderizar. Quando eu mando renderizar, aparece o seguinte erro: MSG 0.0 25 MB error: \"Lens Effects\" effect expected unsupported GBuffer channel \"transparency\"
eu acho que se trata de incompatibilidade entre o recurso do Lens Effects com a transparencia de algum material.

a sua pretensão seria somente estudar os recursos do Lens Effects ou seria gerar esse brilho de luz?
Oi Jefferson,

Abaixo vou postar a resposta do André para sua dúvida.

-----------------------

Oi, tudo bem?

É normal o Mental Ray informar que não poderá guardar a transparência no GBuffer, pois esse é um método super antigo de preservar a transparência que não é aceito pelo Mental Ray, mas a renderização vai acontecer normalmente.
A Autodesk deveria atualizar estes recursos para renderizar em HDR e poder preservar qualquer efeito com qualidade, mas acho que não se preocupam muito com isso porque não é normal produzir estes efeitos direto na imagem final, o mais indicado é renderizar estes efeitos separados para compor na pós-produção, assim, não importa se tem transparências ou não.
Mesmo se renderizar com o Scanline, que aceita a transparência no GBuffer, os efeitos não serão gerados atrás de objetos transparentes, se tiver um vidro completamente transparente na frente do efeito, o efeito não aparece, então, o correto é renderizar separado e compor no Photoshop ou After Effects.

Agora, sobre a geração dos efeitos de Lens em si, era para funcionar perfeitamente de acordo com o tutorial, atualmente não se usa mais luzes Spot do menu Standard, pois não é uma luz fotométrica e não fica boa com iluminação fisicamente correta, então, sugiro que use a Free Light escolhendo a opção Spot na lista Light Distribuition (Type) no início do menu da luz, desta forma poderá trabalhar com controle de exposição e efeitos fisicamente corretos.

Basicamente é só adicionar a luz no Lens Effects e habilitando a opção Interactive, no início do menu do Lens Effects, você verá os ajustes dos recursos em tempo real, até mesmo se alterar a cor das luzes.

Eu fiz um teste rápido aqui para te enviar, assim, poderá usar como referência, estude esse arquivo e qualquer dúvida que tiver é só me enviar um email.

Teste

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707664.

Total de membros registrados: 135265

Últimos membros registrados: @Marc18**, marcelgarrido91, spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex.

Usuário(s) on-line na última hora: 668, sendo 24 membro(s) e 644 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Eng Damasceno, emersonforentin, Roberto Movanni, Hot, Ronaldo Junior, Fabio Catelleno, Laurinha33, Paulo Rodrigues Lima, Roberto Trevelin, Juarez, Antigo, Geraldo Nunes, Reinaldo Silva, Osvaldo Arquiteto, gago, cadwillem, Celso Borttoloto, cicero andre, Starter, Andre Vieira, mixel.amorim, SaavedraCG, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.