Olá,
Desculpe a demora, abaixo segue a resposta do André.
Att, Elis
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Oi, tudo bem?
Se você adicionar um modificador Cloth em cada tecido, eles não vão colidir entre si e serão simulados separadamente porque cada modificador Cloth é uma simulação diferente.
O correto é adicionar os demais objetos e tecidos de uma simulação no mesmo modificador Cloth usando o botão Object Properties, assim, automaticamente será gerado uma instância do modificador Cloth nos objetos que inserir na lista.
Depois você pode selecionar o objeto na lista e definir as suas propriedades nas configurações que estão do lado direito, como mostra a imagem cloth_object_properties em anexo.
Se for um tecido, você vai marcar como Cloth, se for um objeto que vai colidir com os tecidos como é o caso da esfera, você vai marcá-la como Collision Object, se for um objeto que participa da simulação mas não interfere fisicamente nos demais, você vai marcar como Inactive, que é o caso das barras que seguram os tecidos e se movem para arrastá-los.
Fazendo desta forma os dois tecidos vão colidir entre si e serão simulados ao mesmo tempo.
OBS: Para o tecido não se interpenetrar precisa marcar a opção Self Collision e colocar no mínimo 1 no valor dele, este parâmetro fica no menu Simulation Parameters do modificador Cloth, normalmente é o último menu.
Ainda pode melhorar a qualidade do cálculo das colisões aumentando o valor do Subsample neste mesmo menu, como mostra a imagem cloth_simulation_parameters em anexo.
Estou enviando uma cena de teste gravada no Max 2014 para você estudar, qualquer dúvida é só falar.
Teste tecidoAbraços e tudo de bom.
André Vieira