Oi Archangel, tudo bem?
Obrigado, fico feliz que gostou do tutorial.
Sobre a sua pergunta, usando o renderizador nativo Scanline do 3ds max não é possível fazer transparência estilo Cartoon porque o InkPaint não oferece este recurso.
Porém, renderizando com o Mental Ray para poder usar os Shaders de Contour dele, como mostro no tutorial, você consegue aplicar as linhas de contorno em qualquer material.
Portanto, se criar um material de vidro com o Arch&Design, é só aplicar um dos Shaders de Contour do Mental Ray no Slot Contour, que fica no menu Mental Ray do material, para ele gerar o traço de contorno no vidro, como mostra a imagem em anexo.
Você pode até deixar o vidro mais esbranquiçado para não ficar tão realista, mas ele vai refletir e refratar normalmente.
Note que o traçado do objeto na frente do vidro aparece no reflexo e o traçado do objeto atrás do vidro também aparece na refração.
OBS: Para os Shaders de Contour funcionarem você precisa habilitar a opção Enable no grupo Contours da aba Renderer, como mostra na imagem em anexo.
OBS2: Outra coisa que pode fazer renderizando com o Mental Ray é aplicar o Shader de Ambient Occlusion dentro da cor do InkPaint, assim, você consegue criar um sombreado mais suave e realista no contato dos objetos, como pode ver no contato da esfera vermelha com o piso na imagem em anexo.
Abração e tudo de bom.
André Vieira