Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Lince   Farroupilha - AC
Danilo   Teresina-PI - PI
Ramires   Porto Velho - RO - RO
jmb   Santa Catarina - SC
Alisson Braga   Maceió - AL - AC

Portfólios Ver Mais

Allanrodrigues   João Pessoa - AC
vandeko1987   São Caetano do sul
robsonvgg   joao pessoa - AC
kbecker   Porto Alegre - RS

Tutorial: Mental Ray parte 5 - Cartoon Shader 2

Esta matéria foi publicada na edição 76 da revista Digital Designer, agora foi atualizada e publicada aqui, nela eu explico todos os Shaders de Contour do Mental Ray, para criar o contorno dos objetos no render tipo Cartoon, e também ensino técnicas para criar materiais Cartoon com mapas procedurais do 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 6 ou superior

Autalizado até o Max 2009

Ver tutorial

Por: Andre Vieira  

Em: 23/06/2011 09:07

Acabei de enviar um novo tutorial: Mental Ray parte 5 - Cartoon Shader 2 Clique aqui e veja o tutorial completo Aproveite e deixe seus comentários!
Boa tarde, primeria mente parabens pelo tutorial, foi muito prestativo...mas estou com uma duvida que acredito que não seja o unico, caso eu queira usar o ink'n paint para um capacete de motoquerio ou ate mesmo vidro de um carro, como fazer com que certos objetos fiquem como vidro, transparente sem perder as caracteristicas de um cartoon?
Oi Archangel, tudo bem?
 
Obrigado, fico feliz que gostou do tutorial.
 
Sobre a sua pergunta, usando o renderizador nativo Scanline do 3ds max não é possível fazer transparência estilo Cartoon porque o InkPaint não oferece este recurso.
 
Porém, renderizando com o Mental Ray para poder usar os Shaders de Contour dele, como mostro no tutorial, você consegue aplicar as linhas de contorno em qualquer material.
Portanto, se criar um material de vidro com o Arch&Design, é só aplicar um dos Shaders de Contour do Mental Ray no Slot Contour, que fica no menu Mental Ray do material, para ele gerar o traço de contorno no vidro, como mostra a imagem em anexo.
 
Você pode até deixar o vidro mais esbranquiçado para não ficar tão realista, mas ele vai refletir e refratar normalmente.
 
Note que o traçado do objeto na frente do vidro aparece no reflexo e o traçado do objeto atrás do vidro também aparece na refração.
 
OBS: Para os Shaders de Contour funcionarem você precisa habilitar a opção Enable no grupo Contours da aba Renderer, como mostra na imagem em anexo.
 
OBS2: Outra coisa que pode fazer renderizando com o Mental Ray é aplicar o Shader de Ambient Occlusion dentro da cor do InkPaint, assim, você consegue criar um sombreado mais suave e realista no contato dos objetos, como pode ver no contato da esfera vermelha com o piso na imagem em anexo.
 
Abração e tudo de bom.
 
André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710628.

Total de membros registrados: 138096

Últimos membros registrados: deluronforte2024, veloranightcream, leanixgummiespreis, rolangomey, diobenecapsula, ralphy, Wroten, Mroshi026.

Usuário(s) on-line na última hora: 934, sendo 15 membro(s) e 919 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Deems, deluronforte2024, CNC, mastermax, jessicatorres, TadeuB79, Eng Damasceno, Sergio1987, Daniel Monteiro, veloranightcream, Antonio, rafaelgmarotta, gilson antunes, mdpontes, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.