Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Waniel Jorge   São Luís, Maranhão - MA
jimmy ribas   curitiba pr - PR
Homerj   Santo André - SP - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
MMaximuss   Sâo Bernardo do Campo - AC

Portfólios Ver Mais

Fabio   Brasil - AC
Kadaks   Mirassol-SP - SP
Marinner   Olinda-PE
Street360   Brasil - SP

Tutorial: Simulando corda com o MassFX

Neste tutorial eu explico como usar os Constraints do MassFX para simular cordas.

Compatível com o 3ds max 2012 ou superior.

Ver tutorial

Por: Andre Vieira  

Em: 29/08/2011 11:02

Acabei de enviar um novo tutorial: Simulando corda com o MassFX Clique aqui e veja o tutorial completo Aproveite e deixe seus comentários!
Prezado André
Mais um ótimo tutorial.Parabéns. Entretanto, para quem possue o Max 2010 ou Max 9, tem que usar o reactor, não é? Os passos são iguais? Acho que o site tem um outro tutorial sobre isso, não é?
Um abraço

Roberlane
Roberlane
Muito bacana!
André, gostaria de aproveitar para perguntar: o que vc achou dessa decisão da Autodesk, de trocar o reactor pelo MassFX?

Abs,
Erico
Oi Roberlane, tudo bem?

Até o 3ds max 2011 não existe o MassFX, na verdade existe se instalar o Advantage Pack, mas este pacote ficou disponível apenas para os usuários do Subscription, portanto, apenas a partir do 3ds max 2012 que o MassFX está disponível nativamente no programa.
Com o Reactor o processo é diferente, pois ele oferece um recurso próprio para simular cordas, o Modificador Rope, que pode ser aplicado em linhas.
Não temos um tutorial sobre o Rope do Reactor, apenas um que ensina como animar uma corrente com o Reactor, mas neste caso é colisão de Rigid Body comum.
Atualmente o MassFX está sendo bastante comentado e vários usuários criaram tutoriais porque é um recurso novo no programa, melhor que o Reactor em Rigid Bodies, mas por enquanto não oferece todos os recursos que o Reactor oferecia.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira
Oi Erico, tudo bem?

Na minha opnião a decisão de retirar o Reactor foi precipitada, como comentei diretamente com o Ken Pimentel, justamente pelo motivo do MassFX ainda estar muito crú e não oferecer recursos importantes como Soft Bodies e Cloth, já que o MassFX não reconhece o Cloth do 3ds max.
Porém, acredito que estão na direção certa, pois o Reactor é muito limitado e não permite integração com os demais sistemas como o PhysX pode oferecer.
Por exemplo, o Plug-in Particle Flow Tools Box 2, criado pelo mesmo desenvolvedor do Particle Flow do 3ds max, oferece ótimos recursos de física de partículas com o PhysX, portanto, a Autodesk pode muito bem incorporar este Plug-in no 3ds max, como fez com o Tools Box 1, e integrar com o MassFX para o sistema de partículas influir nas simulações físicas e vice versa.
Um dos objetivos do projeto XBR é integrar os sistemas de física para tudo interagir com tudo, Cloth, Hair, partículas, Soft Bodies e Rigid Bodies, parece que estão no caminho.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira
Ótimo tuto André, vlw...
Oi André Tudo jóia.
Legal este tutorial. Fiz ele aqui e ficou banaca, até gerei o vídeo, porém quando cliquei em Unbake All todos elementos não estão voltando a ser dinamicos, tem idéia onde posso estar errando?

Grande abraço
Oi wmiler, tudo bem?

Muito obrigado, fico feliz que gostou.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira
Oi Christoni, tudo bem?

Fico feliz que gostou, mas realmente é estranho não ter funcionado o Unbrak All, para ter certeza eu abri a cena final, aquela já configurada para render, cliquei no Unbake All e voltou a ficar dinâmico, tanto que a animação ficou rodando mesmo depois de acabar os Frames. Teste o Unbake All na minha cena para ver se funciona.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira
Olá andré muito bom o tutorial.

Apesar de que desisti na metade, na minha cena eu queria ligar cabos de energia entre postes e achei que pelo tutorial seria a maneira ideal de se fazer isso pois ficaria bastante natural, más quando vi que precisaria selecionar cada cilindro e ir modificando um por um os valores eu desanimei, afinal sao 120 cilindros na minha cena levaria muito tempo e ja estou com o prazo acabando.

Muita sacanagem da autodesk ter implementado o MassFX tão cru, o rope do Reactor realmente me pouparia muito trabalho.

Abraços.
Portifólio: www.felipecluk.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 681298.

Total de membros registrados: 117786

Últimos membros registrados: 95jaque320, Jack.M, Ana, Wagner GURPS, dalsan, loeslira, LAURA2002, Fernando.

Usuário(s) on-line na última hora: 484, sendo 13 membro(s) e 471 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, MarcosSchnaider, Simonek.Ferreira, ALLARY, Lucas Reis, Paulo Fernando, Mineirinho, mtnirvana, codigo, Mada, netinho muniz, 95jaque320, Luis.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2019. Todos direitos reservados.