Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Daian   Belo Horizonte - MG
Flávio   Ponta Grossa - PR
Erlon   João Pessoa - PB
leoaks   Brasil - MG
D2_Unrio   Sao Paulo - S.P. - RJ

Portfólios Ver Mais

MFZanela   Cafelândia - Paraná - PR
Andrencr   Rio de Janeiro - AC
Hauris   Ceará - CE

Estudo Corona - Chalé

Por: Juliano Kloss  

Em: 13/09/2021 23:08

Oi Juliano, tudo bem?

Realmente a malha ficou leve e boa para Real-Time, até o interior que não era o objetivo das suas imagens estava bem feito e não tive que modelar nada, só ajustar alguns detalhes para fazer o mapeamento e o Bake direito.

Eu vi que você se deu muito bem com o Corona, pois as imagens ficaram excelentes mesmo sem ter experiência nele, porém, você conhece bem os princípios da renderização fisicamente correta, então, tenho certeza que consegue bons resultados em qualquer Render.

Infelizmente eu não estudei o Corona, não sei nada, nunca nem brinquei, mas vejo o pessoal falando muito bem dele o tempo todo.
Eu já estudei uns 8 ou 9 renderizadores, alguns usei profissionalmente, então, estou meio enjoado de Render, mas ainda vou brincar com o Corona de tanto que falam bem dele.

Vi que você postou as imagens na seção de finalizadas, assim que chegarem para mim na administração vou fixar na galeria.

Eu agradeço muito pela colaboração maravilhosa que você postou e principalmente pelas palavras, pois me emocionaram sinceramente, mas pode ter certeza que você chegou onde está por mérito próprio, por ter estudado com afinco e se empenhado, porque muita gente estudou o curso e acompanhou o site, mas ficou pelo caminho.

Também agradeço do fundo do coração por você participar e colaborar com o site até hoje, muitos outros que aprenderam bastante coisas aqui não voltaram para contribuir igual você e isso não tem preço, obrigado mesmo!

Sobre fazer um novo curso de modelagem, eu penso nisso há muito tempo, mas não tinha mudado quase nada nos recursos de modelagem do Max, nos últimos 2 anos que mudaram bastante e ainda estão mexendo, então, quando terminarem eu vou tentar fazer um novo curso sobre isso, só não terei como incluir o Corona, mas pretendo incluir também NURBS e Patch em vez de tratar apenas de Poly.

Em seguida vou postar a animação do chalé e o projeto interativo feito no Unreal 4.26 para download.

Eu apliquei texturas parecidas com as suas porque queria que você se sentisse passeando no seu próprio projeto, é muito divertido poder interagir com as coisas que a gente modela, por exemplo, passeando pelo chalé eu percebi que precisa se agachar para conseguir entrar no sótão, pois bate a cabeça antes de chegar no final da escada. rsrsrsrs

Infelizmente eu não tive muito tempo para brincar, então, não fiz o sistema de agachar, usei móveis bem simples da Megascans e coloquei num ambiente com pouca vegetação para não pesar tanto, mas dá para passear, animar, abrir as portas, acessar a sala, subir a escada e ver o interior do sótão.

Espero que a sua contribuição ajude também o pessoal interessado em estudar o Unreal, deixei tudo bem organizado e com comentários para facilitar.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Caros amigos,

Eu fiz esta cena no Unreal com o ótimo chalé que o Juliano modelou para os interessados em estudar maquete interativa e animação Real-Time no Unreal Engine.

O projeto está configurado para passeio interativo, é só abrir a cena e clicar no Play para passear, as portas abrem e fecham quando clica nelas e o Blueprint que configurei serve para qualquer porta que você quiser, é só trocar no painel Details com o Blueprint selecionado.

Os materiais também estão configurados para usar em qualquer lugar, possuem recursos para controlar as coordenadas das texturas e Slots para mapas de Bake de Normal e AO, além das funções que permitem criar outros materiais facilmente.

Ainda tem os Blueprints que controlam o personagem, cursor e Game Mode, todos prontos para usar em qualquer maquete, só precisa definir os Inputs de acordo com os que usei no Character e se quiser trocar o cursor é só mudar a textura.

Coloquei comentários em tudo indicando o que cada coisa faz, assim como descrições nos parâmetros dos materiais e tentei deixar tudo organizado para facilitar.

Tem quatro animações de câmeras e uma Master Sequence unindo tudo, assim como as configurações para renderizar pelo Render Movie Queue.

Porém, para quem não sabe, eu moro num sítio no meio do mato e uso internet via satélite, então, só posso usar a vontade de madrugada e depois que carreguei o arquivo vi que deixei a animação com configuração de Preview.

Então, quem quiser renderizar com a mesma qualidade que está no vídeo acima precisa configurar de acordo com as imagens 1 e 2 em anexo.

Outro detalhe que esqueci de mudar foi a resolução do Planar Reflection que gera o reflexo do piso, para ficar com a mesma qualidade do vídeo precisa aumentar o Screen Percentage para 100, como mostra a imagem 3 em anexo.

Como escrevi na mensagem para o Juliano, eu não tive muito tempo para brincar no projeto e tentei deixar o mais leve possível para não ficar gigante e para facilitar os estudos, mesmo assim o download tem 900 MB por causa dos Assets da Megascans.

Usei móveis bem simples da Megascans e de pacotes gratuitos do Unreal como o Office Pack e Furniture Pack, então, nem todos estão com os meus materiais, apenas os móveis que eu mesmo modelei como o banco e a mesinha de madeira no Deck.

Não tem nenhuma pós-produção, a animação e imagens estão do jeito que foram geradas no Unreal.

OBS: Os materiais com o Prefixo MIP são materiais pais dos demais, então, se modificar os parâmetros deles, vai modificar dos demais também.

Estou à disposição para responder qualquer dúvida sobre a cena para ajudar quem estiver estudando.

O projeto foi salvo no Unreal 4.26.3

O Link para download é este: https://mega.nz/file/5mJEVDhL#vBzo9o4Wce83dX7YP9KQuxY-7D6u-FA-WEnsXG76R94

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Andre Vieira:
Oi Gilson, tudo bem?

Eu não tinha reparado que as imagens 360 foram feitas no D5 Render, legal saber que você está usando ele e também conseguindo ótimos resultados.

Como não tenho placa RTX eu nunca usei ele, gostaria de saber se o D5 é Real-Time para valer mesmo?
O que você vê na Viewport é a mesma coisa que vai obter na renderização?

Na sua mensagem para o Jorge você comentou que quando falta memória o desempenho cai em 70%, isso significa que você não consegue mais fazer as coisas em tempo real na cena e tem que ficar esperando ele processar?

Abração e parabéns novamente pelas imagens.

André Vieira
Olá André, estou bem tambem!

Então André, o D5 é realmente realtime e ray trace.... é impressionante, veja essa imagem anexa... ela é a janela de trabalho, o modelo 3d é bem simples, veio do sketchup. 
EDIT: Veja tambem a tela de trabalho da versão 2.0 lançada hoje (28-9-21)

Se faltar memória ele reduz o fps da tela de trabalho e tambem a performace na hora de fazer um render de imagem ou vídeo. Quando a placa de vídeo passa a usar a memória Ram como complemento da VRam, essa troca de informações é muito lenta em relação a Vram trabalhando sozinha.

Fiquei impressionado com o vídeo e imagens que voce gerou no Unreal, estão excelentes mesmo, um dia tambem quero estudar o Unreal, vejo que esse é o futuro.

Grande abraço e parabéns!
Ficou muito bom. Ontem abri o arquivo e passei, observando os detalhes, os materiais. Unreal é outro patamar. Parabéns Juliano. Uma curiosidade. Tb já me inspirei nesse modelo de construção para um projeto. É muito legal ver as alternativas que cada um pode criar.
Oi Gilson, tudo bem?

Eu agradeço por você me passar estas ótimas informações sobre o D5 Render, anunciei ele aqui na 3D1 desde quando era Beta e sempre tive curiosidade sobre estes detalhes.

A imagem da bandeja mostra bem como ele produz reflexos e refrações perfeitas, além de tudo, está perfeitamente suavizada.
Eu gostaria de saber se essa suavização é imediata ou primeiro aparece granulado e depois suaviza em seguida.

Na Sexta eu postei a notícia sobre o lançamento do D5 Render 2.0 e vi que está cheio de novidades, aceita até 1024 luzes na cena e recebeu suporte para cenas gigantes.

Entendi perfeitamente a sua explicação sobre o desempenho quando falta memória, no Unreal acontece a mesma coisa, mas sempre tem como resolver porque ele oferece trocentos recursos para otimizar, as vezes perdendo qualidade.

Eu fico impressionado como uma empresa nova e pequena consegue fazer um ótimo Render Real-Time para arquitetura e coloca no bolso um programa igual o Vantage, que tem todo o Know How e investimento de uma empresa do porte da Chaos, pois as imagens que vejo do D5 são muito melhores que as do Vantage.

Sobre a animação que fiz no Unreal, eu agradeço e fico lisonjeado vindo de você, que faz sempre faz ótimas animações de arquitetura.

Eu economizei em tudo, não usei vários recursos que poderiam melhorar certos aspectos como Distance Field Shadows e AO, por exemplo, não tem Ray Tracing nem nada pesado, até porque meu PC nem aceita, é um modesto i5 com 8 GB de RAM e placa de vídeo GTX 960.
Imagina como o Unreal iria brilhar no seu PC!!!

Sobre estudar o Unreal, qualquer coisa que você precisar e eu puder ajudar, é só falar.

Ele parece difícil, mas não é, e a parte gráfica é o de menos, o melhor é o resto, se não for apenas para animar você só precisa aprender a criar os materiais, pois não vem pronto, então, tem que formar um "Material/Map Browser" igual o do Max para ter todos os materiais que precisa em arquitetura.
Tendo os materiais você pode criar uma pequena biblioteca com móveis e decorações para usar nos projetos.

Depois disso, se aprender a usar o DataPrep você consegue criar a maquete completa com materiais, móveis e iluminação com apenas 5 cliques!!!!
Você só precisa exportar as paredes, pisos e tetos do Max com Material ID e mais nada, dai você importa pelo DataPrep e ele aplica os materiais automaticamente em tudo, coloca os móveis no lugar e as luzes, tudo automático.
É o programa mais eficiente do mundo para produzir maquete, dá para treinar um macaco para fazer o serviço, você só precisa dar a alvenaria em Datasmith para ele e ensinar os 5 cliques que precisa fazer até terminar. rsrsrsrsrs

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Oi Marco, tudo bem?

É um prazer imenso ver a sua mensagem aqui no fórum, a gente conversa toda semana pelo email, mas é bom poder conversar aqui também, pois tenho certeza que vários dos nossos papos interessariam a muita gente.

Fico feliz que baixou o arquivo e gostou do projeto, como comentei com o Gilson, eu economizei em tudo mas é uma boa referência sobre iluminação HDRI, que tem certas peculiaridades no Unreal por causa do sistema da Skylight, também pode ajudar na configuração dos primeiros materiais e animações.

Você que gosta de animação, pode brincar com as sequências que eu já fiz, editando elas ou mesmo criando outras.
Elas estão na pasta animação, é só dar dois cliques em qualquer uma delas para abrir a animação na Viewport.
Pode ser necessário clicar no ícone na trilha do Sequencer para colocar a vista da câmera na Viewport.
Dai é só mover a câmera pilotando ela na própria Viewport e clicar no sinal de + na trilha dela no Sequencer para criar o Key Frame, como mostra a imagem 1 em anexo.

Para renderizar novamente a animação com qualquer edição que tenha feito, você pode clicar no ícone da claquete marcado na imagem 1, assim, vai renderizar com a qualidade da aplicação interativa.

Para renderizar com mais Antialiasing você precisa abrir o Render Movie Queue no menu Window > Cinematics.
Dai clica no botão Render na parte superior esquerda da janela e adiciona a MS_Animacao_Chale, como mostra a imagem 2 em anexo.

Clicando no Unsaved Config na frente da MS_Animacao_Chale abre a janela de configuração, clicando no Output você pode definir o formato e onde salvar, como mostra a imagem 3 em anexo.

OBS: Para aparecer o Render Movie Queue no Cinematics primeiro precisa habilitar ele no Edit > Plug-ins.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Olá André, gravei uma captura de tela para que voce possa ver como se comporta o render em tempo real. ele não precisa ficar regenerando. Pelo que eu soube o D5Render usa o Unreal Engine como motor de renderização.

Eu lhe agradeço pela disponibilidade em relação ao Unreal. Muito obrigado!
Oi Gilson, tudo bem?

Agradeço muito pelas informações, vi o vídeo logo que você postou e achei lindo, depois, no mesmo dia encontrei um Review do D5 em espanhol no Youtube e postei no dia seguinte nas notícias, não sei se você viu.

Percebi que ele leva um tempinho gerando as sombras logo que abre o arquivo, como se estivesse fazendo um Cache, depois roda em Real-Time perfeitamente, mesmo em cenas grandes.

Com a popularização das placas RTX ninguém mais vai querer esperar renderização no V-Ray ou Corona.

Eu também ouvi falar que o D5 é baseado no Unreal, só acho estranho eles não divulgarem isso direito.

Abração e tudo de bom.

André Vieira
Segue meu teste da Cena com o Max e Corona
Grande iniciativa Juliano, faz tempo que não fazemos isso por aqui, bóra que vamos nos estudos!
Parabéns, abraços!
www.maquetes3d.weebly.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707728.

Total de membros registrados: 135325

Últimos membros registrados: Monizze.o, lhsousac95, [email protected], vsanbrva, pmmng, unaarq, kene1981, leticiabarros.

Usuário(s) on-line na última hora: 522, sendo 24 membro(s) e 498 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Abilio, Ed, Fabio Catelleno, Antonio Domingos, Le_Andro, Reinaldo Silva, Adalberto Rocha, Geraldo Nunes, Osvaldo Arquiteto, João Von Rondow, Eng Damasceno, Thiago Couto, Celso Borttoloto, emersonforentin, Sergio1987, gago, JMDesign, Roberto Movanni, robisonfalco, Frederico Wagner N. R., new, mixel.amorim, ricardo duarte, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.