Caros alunos, estou disponibilizando um curso básico de Revit gratuito. Este curso foi gravado em 2018, estará acessível publicamente no YouTube para quem interessar em aprender a utilizá-lo. Embora a versão do Revit seja mais antiga, os comandos não mudaram muito, o pensamento é o mesmo, então você não terá problema para utilizar com uma versão mais recente.
Abaixo está o link da playlist das aulas, do Google drive com o material de apoio e o site antigo com o material do conteúdo, os vídeos serão postados nesse canal do YouTube. Desejo a todos um bom estudo, fiquem a vontade para compartilhar e postar as suas dúvidas.
# LINKS
- Playlist no Youtube: Curso Revit Mais + Vídeo Aula Geral - YouTube
- Google Drive: Pasta - Google Drive
- Site: Início | RevitMais+
# REDES SOCIAIS
# CURSO REVIT MAIS +
O QUE É O REVIT? O Revit é um software de modelagem BIM interdisciplinar. Este programa trabalha na dimensão do projeto, criando vistas simultaneamente, como por exemplo, a planta, o corte, as elevações e as fachadas. No Revit, todos os seus elementos possuem informações associadas, e através de comandos preestabelecidos, é possível a criação de paredes, portas, janelas, e todos os outros elementos da arquitetura. Dessa forma, consegue-se gerar cortes e fachadas automaticamente quando se insere as informaçoes desses modelos, sendo a perspectiva criada naturalmente durante o desenvolvimento do projeto. Uma vez com as perspectivas prontas, é possível renderizar as imagens com o renderizador do próprio programa, o Mental Ray. Mental Ray é um renderizador fotorealisticos, produz imagens com qualidade, simulando a iluminação global. Ou seja, através de um desenho 2D, é criado um modelo 3D, que pode ser renderizado criando uma imagem.
POR QUE USAR, QUAIS OS BENEFÍCIOS? - Foi criado especificamente para o desenho tecnico interdisciplinar (arquitetura e engenharias). - Reduz em até 70% o tempo de trabalho. - Plantas, cortes, fachadas, elevações, tabelas, legendas e outros elementos são gerados automaticamente. - Facilita o desenho, gerando naturalmente no desenvolvimento do projeto um modelo 3D que podem ser renderizado.
O QUE VOU APRENDER? - Configurar a paleta de trabalho, penas e escalas. - Importar e exportar de e para CAD, SKETCHUP, 3DS MAX. - Criar terreno topográfico - Definir níveis. - Criar e manipular paredes, lajes, pisos, forros, coberturas e suas respectivas aberturas. - Copiar, colar, mover, rotacionar, alinhar. - Inserir portas e janelas, criar tabelas de quantitativos e detalhamento. - Criar escadas, rampas e guarda-corpos. - Definição de layout - Definir materiais de acabamento. - Criar cortes. - Criar fachadas. - Criar detalhamento de áreas molhadas. - Criar paginação de piso. - Crir planta de proposta de pontos luminotecnicos. - Criar plantas de áreas. - Cotar níveis e ambientes. - Criar e modificar perspectivas. - Renderizar. - Criar pranchas de desenho. - Plotar.
TEMPO DE DURAÇÃO / COMO FUNCIONA O CURSO O curso de Revit é dividido em 16 aulas, com 21hrs total de curso. Cada aula contem a video aula e o arquivo Revit da respectiva aula, sendo possivel o aluno entrar no arquivo da aula desejada e estuda-la.
# CRONOGRAMA DO CURSO
1° AULA - Baixar e instalar o Revit - Configurar unidades de medida • Unidade linear • Unidade de area - Introdução as guias e ferramentas. 0BS: Navegação no projeto. • Rotacionar: SHIFT + SCROLL • Mover: SCROLL
2° AULA - Importar do CAD para o Revit (checar unidade de medida do CAD) - Exportar do Revit para o CAD • Expotar planta baixa, cortes e elevações. - Importar do Sketchup para o CAD (unidade de medida automatico) • Importar dentro de familias de mobiliario metrico (nao apresenta corte) e modelo generico metrico (apresenta corte) - Exportar do Revit para o Sketchup • Exportar modelo 3D (vem sem texturas) 0BS: A unidade de medida do Sketchup sera a unidade de medida do Revit, por exemplo: se vc importar do Revit para o Sketchup com a unidade de medida em centimetros no Sketchup, seu desenho vira em centimetros, se importar com a unidade em metros, o desenho vira em metros. - Exportar do Revit para 3DS MAX. • Exportara modelo .rvt do revit para o max (possivel editar o arquivo, é necessario que o revit seja a mesma versao do MAX ou inferior) e exportar arquivo em .FBX do revit para o max (não é possivel editar a a gemotetria, tem que ser modificado no Revit e atualizado no Max, é possivel apenas mudar o material, ou criar nova geometria no proprio MAX) - Criar terreno topográfico • Editar Material em corte • Limpar cad antes de importar • Limpar cad depois de exportar - Alterar o norte do projeto (norte do projeto e norte verdadeiro) • Editar familia de simbolo • Importar simbolo do CAD - Definir níveis.
3° AULA - Criar e editar Plataforma de construção - Criar e editar eixos. - Criar e manipular paredes. • Editar perfil da parede. • Ciar parede cortina (vidro) - Criar e Manipular colunas. (nome da familia no Revit: pilares estruturais) CORREÇÃO: Para inserir a coluna na planta de piso selecionada, deve-se entrar na guia “estrutura”, ferramenta “coluna”, ir na “barra de opção” e trocar “linear” para “altura”. - Criar e manipular lajes. - Criar e manipular vigas. (nome da familia no Revit: framing estrutural)
4° AULA - Inserir portas. - Identificar portas. • Edição da familia de categoria da porta. - Tabela de portas. -Detalhamento de portas (ferramenta “montagem”).
5° AULA - Inserir janelas. • Criar plano de projeção de janelas (para aparecer janelas acima da linha de corte) - Identificar janelas. • Edição da familia de categoria das janelas - Tabela de janelas -Detalhamento de janelas (ferramenta “montagem”).
6° AULA - Criar escadas - Detalhamento de escada - Editar cota -Tipos de escada: • Escada moldada no local • Escada montada - Criar guarda-corpo (usando familia padrao do revit) - Criar rampas
7° AULA -Editar platafoma de construção e lajes (para fazer e desnivel das areas molhadas) - Definição de layout • Ferramenta “opções de desenho” (para fazer opções de diferentes layouts) - Modelagem • Ferramentas de modelagem (extrusao, mescla, varredura, revolver, mescla com varredura e forma vazio) • Modelar rodapes e rodateto • Modelar no Local ( peça: estante) • Modelar em familias (peça: rack, bancada da pia da cozinha e ilha)
8° AULA - Detalhamento de moveis (peças: estante, rack, bancada da pia da cozinha e ilha) - Varanda/Piscina
9° AULA - Detalhamento da planta baixa (cotas, ambientes, areas, niveis) • Edição da familia de cota de elevação (cota de nivel) • Duplicagem de vista (duplicar, duplicar com detalhamento, duplicar como dependente) - Criar planta de Layout.
10° AULA - Criar planta de forro. - Inserir luminarias em forro. • Editar familia de luminaria para inserir em laje (inserção com base na face) - Criar planta de proposta de pontos luminotecnicos • Legenda de luminarias. - Tabela de quntitativo de luminarias 11° AULA - Sub-região (regiões no terreno topografico). • Fazer estrada - Criar planta de paginação de piso. • Materiais de acabamento (parte 01/02).
12° AULA - Detalhar área molhada (criar elevações internas). • Chamada de detalhe (vista em planta baixa) • Editar familia de elevação. • Materiais de acabamento (parte 02/02).
13° AULA - Criar Telhado (terças, caibro, ripas e telhas) {atraves do carregamento de familia de telhado} - Garagem. - Criar cortes (cotar ambientes, níveis, alturas e materiais). • Alterar simbolo de corte. • Alterar linha de corte. (comando “VG” – visibillidade grafica) - Criar fachadas (detalhar materiais). CORREÇÃO: Para sobrepor o hachura do terreno do corte por um cor branca, basta ir em “Visibilidade Grafica” (VG), buscas por “Topografia”, ir na coluna “Cortes” < “Padrões”, clicar em “Sobrepor”, e em “Cor” escolher a cor branca. - Criar plantas de áreas.
14° AULA CORREÇÃO: Na aula anterior o telhado foi feito em “graus”, atualização do telhado para “inclinação”, exemplo: 15% de inclinação, 30% de inclinação... - Criar perspectivas (imagens) • Navegar no projeto 3D (entrar dentro da cena). - Renderizar perspectivas (dia e noite). • Iluminação (iluminar a cena com “luz de estudio”) • Renderizar na nuvem (pate 01/02) • Exportar imagens
15° AULA - Renderizar na nuvem (parte 02/02). - Criar caixa de corte. - Perspectiva explodida. - Fazer video (ferramenta “percurso virtual”) (parte 01/02). 16° AULA - Video (parte 02/02). - Criar pranchas de desenho. • Criar e editar carimbo. • Copiar pranchas de uma template para outra. • Inserir viewports. • Rotacionar viewports. • Editar legenda das folhas. - Plotar. • Baixar programa para plotar em PDF (Doro PDF) .
O QUE É O REVIT? O Revit é um software de modelagem BIM interdisciplinar. Este programa trabalha na dimensão do projeto, criando vistas simultaneamente, como por exemplo, a planta, o corte, as elevações e as fachadas. No Revit, todos os seus elementos possuem informações associadas, e através de comandos preestabelecidos, é possível a criação de paredes, portas, janelas, e todos os outros elementos da arquitetura. Dessa forma, consegue-se gerar cortes e fachadas automaticamente quando se insere as informaçoes desses modelos, sendo a perspectiva criada naturalmente durante o desenvolvimento do projeto. Uma vez com as perspectivas prontas, é possível renderizar as imagens com o renderizador do próprio programa, o Mental Ray. Mental Ray é um renderizador fotorealisticos, produz imagens com qualidade, simulando a iluminação global. Ou seja, através de um desenho 2D, é criado um modelo 3D, que pode ser renderizado criando uma imagem.
POR QUE USAR, QUAIS OS BENEFÍCIOS? - Foi criado especificamente para o desenho tecnico interdisciplinar (arquitetura e engenharias). - Reduz em até 70% o tempo de trabalho. - Plantas, cortes, fachadas, elevações, tabelas, legendas e outros elementos são gerados automaticamente. - Facilita o desenho, gerando naturalmente no desenvolvimento do projeto um modelo 3D que podem ser renderizado.
O QUE VOU APRENDER? - Configurar a paleta de trabalho, penas e escalas. - Importar e exportar de e para CAD, SKETCHUP, 3DS MAX. - Criar terreno topográfico - Definir níveis. - Criar e manipular paredes, lajes, pisos, forros, coberturas e suas respectivas aberturas. - Copiar, colar, mover, rotacionar, alinhar. - Inserir portas e janelas, criar tabelas de quantitativos e detalhamento. - Criar escadas, rampas e guarda-corpos. - Definição de layout - Definir materiais de acabamento. - Criar cortes. - Criar fachadas. - Criar detalhamento de áreas molhadas. - Criar paginação de piso. - Crir planta de proposta de pontos luminotecnicos. - Criar plantas de áreas. - Cotar níveis e ambientes. - Criar e modificar perspectivas. - Renderizar. - Criar pranchas de desenho. - Plotar.
TEMPO DE DURAÇÃO / COMO FUNCIONA O CURSO O curso de Revit é dividido em 16 aulas, com 21hrs total de curso. Cada aula contem a video aula e o arquivo Revit da respectiva aula, sendo possivel o aluno entrar no arquivo da aula desejada e estuda-la.
# CRONOGRAMA DO CURSO
1° AULA - Baixar e instalar o Revit - Configurar unidades de medida • Unidade linear • Unidade de area - Introdução as guias e ferramentas. 0BS: Navegação no projeto. • Rotacionar: SHIFT + SCROLL • Mover: SCROLL
2° AULA - Importar do CAD para o Revit (checar unidade de medida do CAD) - Exportar do Revit para o CAD • Expotar planta baixa, cortes e elevações. - Importar do Sketchup para o CAD (unidade de medida automatico) • Importar dentro de familias de mobiliario metrico (nao apresenta corte) e modelo generico metrico (apresenta corte) - Exportar do Revit para o Sketchup • Exportar modelo 3D (vem sem texturas) 0BS: A unidade de medida do Sketchup sera a unidade de medida do Revit, por exemplo: se vc importar do Revit para o Sketchup com a unidade de medida em centimetros no Sketchup, seu desenho vira em centimetros, se importar com a unidade em metros, o desenho vira em metros. - Exportar do Revit para 3DS MAX. • Exportara modelo .rvt do revit para o max (possivel editar o arquivo, é necessario que o revit seja a mesma versao do MAX ou inferior) e exportar arquivo em .FBX do revit para o max (não é possivel editar a a gemotetria, tem que ser modificado no Revit e atualizado no Max, é possivel apenas mudar o material, ou criar nova geometria no proprio MAX) - Criar terreno topográfico • Editar Material em corte • Limpar cad antes de importar • Limpar cad depois de exportar - Alterar o norte do projeto (norte do projeto e norte verdadeiro) • Editar familia de simbolo • Importar simbolo do CAD - Definir níveis.
3° AULA - Criar e editar Plataforma de construção - Criar e editar eixos. - Criar e manipular paredes. • Editar perfil da parede. • Ciar parede cortina (vidro) - Criar e Manipular colunas. (nome da familia no Revit: pilares estruturais) CORREÇÃO: Para inserir a coluna na planta de piso selecionada, deve-se entrar na guia “estrutura”, ferramenta “coluna”, ir na “barra de opção” e trocar “linear” para “altura”. - Criar e manipular lajes. - Criar e manipular vigas. (nome da familia no Revit: framing estrutural)
4° AULA - Inserir portas. - Identificar portas. • Edição da familia de categoria da porta. - Tabela de portas. -Detalhamento de portas (ferramenta “montagem”).
5° AULA - Inserir janelas. • Criar plano de projeção de janelas (para aparecer janelas acima da linha de corte) - Identificar janelas. • Edição da familia de categoria das janelas - Tabela de janelas -Detalhamento de janelas (ferramenta “montagem”).
6° AULA - Criar escadas - Detalhamento de escada - Editar cota -Tipos de escada: • Escada moldada no local • Escada montada - Criar guarda-corpo (usando familia padrao do revit) - Criar rampas
7° AULA -Editar platafoma de construção e lajes (para fazer e desnivel das areas molhadas) - Definição de layout • Ferramenta “opções de desenho” (para fazer opções de diferentes layouts) - Modelagem • Ferramentas de modelagem (extrusao, mescla, varredura, revolver, mescla com varredura e forma vazio) • Modelar rodapes e rodateto • Modelar no Local ( peça: estante) • Modelar em familias (peça: rack, bancada da pia da cozinha e ilha)
8° AULA - Detalhamento de moveis (peças: estante, rack, bancada da pia da cozinha e ilha) - Varanda/Piscina
9° AULA - Detalhamento da planta baixa (cotas, ambientes, areas, niveis) • Edição da familia de cota de elevação (cota de nivel) • Duplicagem de vista (duplicar, duplicar com detalhamento, duplicar como dependente) - Criar planta de Layout.
10° AULA - Criar planta de forro. - Inserir luminarias em forro. • Editar familia de luminaria para inserir em laje (inserção com base na face) - Criar planta de proposta de pontos luminotecnicos • Legenda de luminarias. - Tabela de quntitativo de luminarias 11° AULA - Sub-região (regiões no terreno topografico). • Fazer estrada - Criar planta de paginação de piso. • Materiais de acabamento (parte 01/02).
12° AULA - Detalhar área molhada (criar elevações internas). • Chamada de detalhe (vista em planta baixa) • Editar familia de elevação. • Materiais de acabamento (parte 02/02).
13° AULA - Criar Telhado (terças, caibro, ripas e telhas) {atraves do carregamento de familia de telhado} - Garagem. - Criar cortes (cotar ambientes, níveis, alturas e materiais). • Alterar simbolo de corte. • Alterar linha de corte. (comando “VG” – visibillidade grafica) - Criar fachadas (detalhar materiais). CORREÇÃO: Para sobrepor o hachura do terreno do corte por um cor branca, basta ir em “Visibilidade Grafica” (VG), buscas por “Topografia”, ir na coluna “Cortes” < “Padrões”, clicar em “Sobrepor”, e em “Cor” escolher a cor branca. - Criar plantas de áreas.
14° AULA CORREÇÃO: Na aula anterior o telhado foi feito em “graus”, atualização do telhado para “inclinação”, exemplo: 15% de inclinação, 30% de inclinação... - Criar perspectivas (imagens) • Navegar no projeto 3D (entrar dentro da cena). - Renderizar perspectivas (dia e noite). • Iluminação (iluminar a cena com “luz de estudio”) • Renderizar na nuvem (pate 01/02) • Exportar imagens
15° AULA - Renderizar na nuvem (parte 02/02). - Criar caixa de corte. - Perspectiva explodida. - Fazer video (ferramenta “percurso virtual”) (parte 01/02). 16° AULA - Video (parte 02/02). - Criar pranchas de desenho. • Criar e editar carimbo. • Copiar pranchas de uma template para outra. • Inserir viewports. • Rotacionar viewports. • Editar legenda das folhas. - Plotar. • Baixar programa para plotar em PDF (Doro PDF) .