Dica de fluxo: usar imagens geradas por IA como referencia e estudo de

Por: jamieklausen998  

Em: 31/08/2026 07:32

Pessoal, queria compartilhar um fluxo simples que tem me ajudado bastante no estudo de composicao, iluminacao e enquadramento antes de comecar a modelar ou a montar a cena final em 3D.
Em vez de gastar horas testando camera e luz direto no viewport, eu monto primeiro um pequeno painel de referencias visuais. Descrevo em texto a ideia (ambiente, hora do dia, tipo de lente, clima, materiais dominantes) e gero algumas variacoes de imagem para comparar leitura de silhueta, ponto focal e paleta de cores. Depois disso, levo para o Blender / 3ds Max / Unreal somente a variacao que resolveu melhor a composicao, o que evita retrabalho de iluminacao no fim do projeto.
Algumas dicas praticas que aprendi testando:
1) Escreva o prompt como se fosse briefing de fotografia: assunto, contexto, lente (por exemplo 24mm ou 85mm), altura da camera, direcao da luz e horario. Descricoes vagas geram imagens genericas.
2) Gere sempre em serie e compare em miniatura. Se a imagem nao funciona reduzida a 200px, a composicao esta fraca e nao vai funcionar no render tambem.
3) Use as referencias apenas como estudo e blocagem. O modelo 3D, as medidas e os materiais precisam vir do seu projeto real, sobretudo em maquete eletronica, onde a fidelidade dimensional e obrigatoria.
4) Guarde o painel junto do arquivo do projeto. Na hora da revisao com o cliente ajuda muito mostrar a intencao visual antes do render final.
5) Cuidado com direitos e com estilos de artistas identificaveis. Para trabalho comercial, prefira descricoes proprias e nunca copie assinatura visual de terceiros.
Para quem quiser testar sem instalar nada, eu tenho usado este gerador no navegador, que roda direto no browser e serve bem para esse estudo rapido de referencia: ai image generator

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717815.

Total de membros registrados: 143309

Últimos membros registrados: Maugman, joao003, Latinhaaa, JWagner86, PowerProGenius567, Charleslendez, glp3bde, MemoHoneyCapsules32435.

Usuário(s) on-line na última hora: 588

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.