O Blender era inicialmente comercial. Uma pequena historia:
Em 1988, Ton Roosendaal co-fundou o estúdio holandês NeoGeo Animation. NeoGeo transformou-se rapidamente a maior casa de animação 3D dos Países Baixos. NeoGeo concedeu produções ganhando (European Corporate Video Awards 1993 & 1995) para a companhia de eletrônica Philips. Dentro da NeoGeo, a Ton era responsável pela direção de arte e o desenvolvimento interno de software. Depois de um cuidadoso estudo foi decidido que o sotware 3D atual deveria ser reescrito do zero. Em 1995 estava reescrito desde as origens, e foi assim que ele começou a transformar-se na ferramenta de software 3D que todos nós conhecemos agora como o Blender.
E para finalizar a história, a NeoGeo estava falindo e Ton solicitou a comunidade doações para que assim pode-se liberar o fonte do Blender sobre a licença GNU, e assim começou a era Blender…
Quanto as atualizações Hevert, o Blender tem perspectivas grandes de crescimentos para os proximos anos sim! Um exemplo é a a futura versão (2.50). A ultima que saiu (2.45) não teve novidades, apenas correções de bugs. Mas a 2.50 promete! O mais legal é que os usuários do Blender podem modificar o código, e colocar na build para download. Um exemplo é a que eu baixei agora, que torna possível fazer reflexos e transparências com blur!
Aqui tem uma lista do que será implantado no programa na nova versão, prevista para o fim do ano, mas a ultima versão atrasou mesmo sendo com apenas correções de bugs, então a tendência é atrasar para 2008: http://www.blender.org/development/current-projects/changes-since-244/
Agora fui ver que nesta pagina não esta mais o 2.50, apenas o 2.44 e 2.45, vou procurar no site para ver se encontro!