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Grupo de Estudos: Blender

Por: Ian Caio  

Em: 19/10/2007 16:23

Descrição: Esse grupo de estudos foi criado com a intenção de ajudar qualquer usuário ou nao usuario interessado no Blender. adotaremos a versao mais atual disponivel no site www.blender.org . a versão é a 2.45 e é possivel tambem usar as versoes mais antigas pra estudar porem pode ser que voce se depare com um tutorial de algo que nao esteja disponivel na sua versao. nesse caso, se voce quiser usar esse recurso, talvez seja necessario fazer download de uma versao mais atual. _______________________________________________________________________ Materiais: existem diversos videos-tutoriais disponiveis no youtube, eu vou passar os links de alguns de Adriano Moreira. ele tem bastante experiencia com blender e ensina diversas coisas que podem ser uteis a voces, alem de ser um material muito didatico: http://www.youtube.com/watch?v=FiFfx-aynPQ - Como modelar uma bola de futebol. http://www.youtube.com/watch?v=gkKrqoj8oSc&mode=related&search= - como mudar o idioma do blender para portugues http://www.youtube.com/watch?v=bQNl_kscTI4&mode=related&search= - como modelar uma bola de voley aos poucos adicionarei mais videos tutoriais Existem tambem links com coisas muito uteis para usuarios e nao usuarios de blender: http://wiki.blender.org/index.php/Manual - Tradução do manual do blender. apesar de ainda incompleta, tem bastante coisas que podem ajudar. esta sendo atualizada por alguns usuarios da unidev, e quem quiser colaborar com traduções sera bem vindos. o topico da unidev onde voce pode entrar em contato com as pessoas que estao fazendo a tradução: http://forum.unidev.com.br/phpbb2/viewtopic.php?t=39401 Alem desses, há tambem outros links uteis: Blender Foundation (site oficial do Blender): http://www.blender.org/ Blender Brasil (fórum em portugês de Blender): http://www.blender.com.br/ BlenderArtists (principal fórum de Blender (inglês)): http://blenderartists.org/ BlenderNation (site oficial de noticias do Blender (inglês)): http://www.blendernation.com/ Procedural (fórum em portugês do Blender): http://procedural.com.br/ YafRay (site ofical do YafRay, um dos renderizadores para o Blender) http://www.yafray.org/ um dos usuarios daqui da tresd1 (tatasoka) tem um blog de blender com diversos tutoriais: http://blendertotal.worpdress.com _______________________________________________________________________ Estudo Atual: (primeiro contato com o Blender) _______________________________________________________________________ Bons Estudos a Todos Abraços e até mais
Esta é a lista de tutoriais do meu blog, o Blender Total. Ao clicar no link você será direcionada ao fórum Blender Total, que também é meu, lá tem uma pequena descrição do tutorial e o link dele! Introdução- Tutoriais em Flash do site A Convergência Aula 1- Tutoriais em Flash do site A Convergência Aula 2 - Tutoriais em Flash do site A Convergência Aula 3 - Tutoriais em Flash do site A Convergência Aula 4 - Tutoriais em Flash do site A Convergência Aula 5 - Videos do Tio Ilmo (Interface-Elementos) Aula 6 - Videos do Tio Ilmo (Interface-Movimentação) Aula 7 - Videos do Tio Ilmo (Interface-Dimensionamento) Aula 8 - Videos do Tio Ilmo (Interface-Localizador e Setas) Aula 9- Videos do Tio Ilmo (Interface-Adequação de Telas) Aula 10 - Videos do Tio Ilmo (Interface-Desfazer e Camadas) Aula 11 - Videos do Tio Ilmo (Interface-Seleção e Edição) Aula 12 - Videos do Tio Ilmo (Interface-Temas) Aula 13 - Videos do Tio Ilmo (Modelagem-Extrude) Aula 14 - Videos do Tio Ilmo (Modelagem-Spin) Aula 15 - Videos do Tio Ilmo (Modelagem-Cabeça-Parte 1) Aula 16 - Videos do Tio Ilmo (Modelagem-Cabeça-Parte 2) Aula 17 - Videos do Tio Ilmo (Modelagem-Capacete) Aula 18 - Videos do Tio Ilmo (Modelagem-Furos na Malha) Aula 19 - Videos do Tio Ilmo (Modelagem - Mão Cartoon) Aula 20 - Videos do Tio Ilmo (Animção-SoftBody) Aula 21 - Videos do Tio Ilmo (Animção-Armaduras-Parte 1) Aula 22 - Videos do Tio Ilmo (Animção-Armaduras-Parte 2) Aula 23 - Videos do Tio Ilmo (Animção-Armaduras-Parte 3) Aula 24 - Videos do Tio Ilmo (Game Engine-Dirigindo Caminhã) Aula 25 - Videos do Tio Ilmo (Dica Relampago-Árvore) Aula 26 - Videos do Tio Ilmo (Dica Relampago-Import Objeto) Aula 27 - Videos do Tio Ilmo (Dica Relampago-Pirâmide) Aula 28 - Videos do Tio Ilmo (Materiais-Cores Diferentes) Aula 29 - Videos do "cogitas3d" (Materiais) Aula 30 - Videos do "cogitas3d" (Renderização) Aula 31 - Videos do "cogitas3d" (Modelagem-Flor) Aula 32 - Videos do Tio Ilmo (Modelagem - Precisão Métrica) Aula 33 - Videos do Allan Brito (Modificadores-Cast 1) Aula 34 - Videos do Allan Brito (Modificadores-Cast 2) Aula 35 - Videos do Allan Brito (Modificadores-Lathe) Aula 36 - Videos do Allan Brito (Modificadores-Bevel) Aula 37 - Videos do Allan Brito (Modificadores-Explode 1) Aula 38 - Videos do Allan Brito (Modificadores-Explode 2) Aula 39 - Videos do Adriano Moreira (Modelagem-Rosto 1) Aula 40 - Videos do Adriano Moreira (Modelagem-Rosto 2) Aula 41 - Videos do Adriano Moreira (Modelagem-Rosto 3) Aula 42 - Videos do Adriano Moreira (Modelagem-Rosto 4) Aula 43 - Videos do Adriano Moreira (Modelagem-Rosto 5) Aula 44 - Videos do Adriano Moreira (Game Engine-jogo 1) Aula 45 - Videos do Adriano Moreira (Game Engine-jogo 2) Aula 46 - Videos do Adriano Moreira (Game Engine-jogo 3) Aula 47 - Tutoriais do Allan Brito (Game Engine-Ridg Body) Aula 48 - Tutoriais do Allan Brito (Modelagem-Personagem) Aula 49 - Tutoriais do Allan Brito (Modelagem-espirais) Aula 50 - Tutoriais do Allan Brito (Materiais-Reflexo Blur) Aula 51 - Tutoriais do Allan Brito (Materiais-SSS) Aula 52 - Tutoriais do Master Spy (Physics-Fluids 1) Aula 53 - Tutoriais do Master Spy (Physics-Fluids 2) Aula 54 - Tutoriais do bruttoavt (Physics-Softbody) Aula 55 - Tutoriais do bruttoavt (Particulas-Cabelo) Aula 56 - Tutoriais do bruttoavt (Game Engine-Pinball) Aula 57 - Tutoriais do dogitas3d (Phyton-Introdução) Aula 58 - Tutoriais do dogitas3d (Phyton-"Bricando") Aula 59 - Tutoriais do dogitas3d (Modificadores-Boolean) Aula 61 - Tutoriais Blender Total (Particulas-Pelos) Espero que ajude! Abraços a todos os Blendermaniacos!
http://fenix3d.wordpress.com/ muita informação legal ai pra vc :-P
fenix3d.wordpress.com
Vamo botar quente ae "blendezeiros" rsrs ... Olha só, alguem aqui afirmar que o blender é o melhor soft de cg gratuito que existe, é pelo fato dele ser único, ou pelo menos é o que recebe mais atualizações??? Outra coisa, quando o blender foi desenvolvido e existem perspectivas grandes de crescimentos para os proximos anos? O Blender tem pontos fortes, se sim, quais são eles?? O Blender é mais usado onde na atualidade e de que forma? :D obrigado a todos rsrs
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
O Blender era inicialmente comercial. Uma pequena historia: Em 1988, Ton Roosendaal co-fundou o estúdio holandês NeoGeo Animation. NeoGeo transformou-se rapidamente a maior casa de animação 3D dos Países Baixos. NeoGeo concedeu produções ganhando (European Corporate Video Awards 1993 & 1995) para a companhia de eletrônica Philips. Dentro da NeoGeo, a Ton era responsável pela direção de arte e o desenvolvimento interno de software. Depois de um cuidadoso estudo foi decidido que o sotware 3D atual deveria ser reescrito do zero. Em 1995 estava reescrito desde as origens, e foi assim que ele começou a transformar-se na ferramenta de software 3D que todos nós conhecemos agora como o Blender. E para finalizar a história, a NeoGeo estava falindo e Ton solicitou a comunidade doações para que assim pode-se liberar o fonte do Blender sobre a licença GNU, e assim começou a era Blender… Quanto as atualizações Hevert, o Blender tem perspectivas grandes de crescimentos para os proximos anos sim! Um exemplo é a a futura versão (2.50). A ultima que saiu (2.45) não teve novidades, apenas correções de bugs. Mas a 2.50 promete! O mais legal é que os usuários do Blender podem modificar o código, e colocar na build para download. Um exemplo é a que eu baixei agora, que torna possível fazer reflexos e transparências com blur! Aqui tem uma lista do que será implantado no programa na nova versão, prevista para o fim do ano, mas a ultima versão atrasou mesmo sendo com apenas correções de bugs, então a tendência é atrasar para 2008: http://www.blender.org/development/current-projects/changes-since-244/ Agora fui ver que nesta pagina não esta mais o 2.50, apenas o 2.44 e 2.45, vou procurar no site para ver se encontro!
Faz tempo já... Eu fiz uma lista com splash screens do Blender que encontrei! Sphash screen é a imagem que aparece quando o programa abre! http://blendertotal.wordpress.com/2007/07/14/splash-screen-245-blender-3d/
sou iniciante acabei de conhecer o site... baixei o blender e estou vendo as primeiras aulas por favor me ajudem como puder
e ae evandro, bem vindo à Tresd1 ;D vai fazendo alguns dos tutoriais que passamos, e depois se tiver alguma dúvida poste aqui pra agente ver o que podemos fazer pra te ajudar =D Abraços e te +
Bem vindo ao fórum Evandro! Você já trabalha com outro software 3d? Pode postar suas duvidas que a gente reponde! As aulas ajudam bastante a entender como o programa funciona! Vai deixar aqui algumas teclas principais do Blender...também estou fazendo testes com a build onde pode fazer reflexo borrado, é tem interessante! Outra coisa legal nessa build é que a luz Sun tem a opção "Soft Size", assim você pode deixar e luz mais suave como no mundo real, porque antes acabava a sombra e vinha a luz direto, sem uma suavidade! Além da luz Sun a Lamp e Spot também possuem essa opção. Não testei na Lamp, mas na Spot funciona igual...antes tinha a opção de suavidade com spot, porem quando havia sombra de algum objeto a luz não ficava suave como nas opção! Agora fica...essas alterações fazem parte do SVN, que possui novas ferramentas...para saber mais visite os links no site da Blender Founditon, onde é possível encontrar os testes e o link para download. * Skinning Improvements: http://www.blender.org/development/current-projects/changes-since-244/skinning/ * Glossy Reflection/Refraction: http://www.blender.org/development/current-projects/changes-since-244/glossy-reflectionrefraction/ * Raytraced Soft Shadows: http://www.blender.org/development/current-projects/changes-since-244/raytraced-soft-shadows/ * QMC Sampling: http://www.blender.org/development/current-projects/changes-since-244/qmc-sampling/ O que estou utilizando é o Glossy Reflection/Refraction e Raytraced Soft Shadows! Acho que ainda hoje posto os resultados! Espero que todos participem deste tópico! hehe Abraços!
Oi pessoal.. cara, gostei muito da iniciativa, eu ja cheguei a ver como o Blender funciona, mas agora vou até pegar mais a fundo e tentar colaborar com esse grupo de estudos. Quem dera viesse um pessoal e abrisse estudo dos outros sosfts aqui. É sempre bom ter conhecimento de tudo, não só para meios de tirar as proprias conclusões a respeito dos sotfs, mas acaba sendo uma maneira de conhecer mais sobre o soft que usa. Parabens! Abração!

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