Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Vinicius Paciello   São Paulo - AC
J.F.Verissimo   Recife - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Ricardo   Montreal - Quebec - Canada - AC

Portfólios Ver Mais

kimarotta   São Paulo
dpi3d   Recife - PE
zurque   Belém - PA
Patti   Praia Grande - SP

Grupo de Estudos: Blender

Por: Ian Caio  

Em: 19/10/2007 16:23

Valeu tata :)... Agora sim eu posso ter uma idéia de como tudo começou hehhehehhe Espero que mais gente participe desse topico, e parabéns pela iniciativa. PS: pow muito legal os Splash Screen. Abraços...;)
Analise e diverta-se com o jogo "Contra o Tempo" desenvolvido em Blender e Unity e disponível gratuitamente www.kapuca.com.br/contraotempo.zip
opa Caio, valeu mesmo :D é mesmo muito importante conhecer cada vez mais ferramentas, pra poder ate ter mais opções. por exemplo, alguem que trabalha com 3d, acaba de chegar e o soft la é outro, e ainda mais que o Blender anda crescendo =D. to evoluindo mais e cada vez mais acho uma ferramenta incrivel. no meu ponto de vista ele ta na altura do max O.O . e o que quiser postar, como duvidas, sugestoes, ou algo assim, é só postar. e se achar algum material que voce ache que nao esteja aqui pode mandar ver ;D e ai Hervert, obrigado tb XD voce usa o Blender a quanto tempo? to terminando um modelo e posto por aqui. eu me baseei num tutorial e peguei o jeito hehehe. agora to editando e terminando ele. já mando a imagem se eu terminar ainda hoje XD abraços e te +
E- extrude S - size (você aperta o botão do meio do mouse e controla para onde é seu size) R - rotação Shift + S - menu de Snap O - falloff G - Mover objeto selecionado Ctrl+M - é pra espelhar a malha B - caixa de seleção B depois B de novo - bolinha de seleção W- menu de edição de malha P - Separar malha A - para selecionar tudo ou tirar a seleção. Ctrl+ J - juntar os objetos TAB – muda o modo (Edit Mode, Object Mode, Sculpt Mode, UV Face Select, Vertex Paint, Texture Paint, Weight Paint.) X ou Delete - menu de deletar. Pontos de visão prontos: (números digitados no teclado numérico) 0 = visão da câmera. 1 = visão frontal. 3 = visão lateral. 7 = superior. 5 = modo perspectiva. Ctrl + 1 ou + 3 ou + 7 = inverte a respectiva visão. Ângulos - é possivel controlar algumas funções atravez dos ângulos, como por exemplo o extrude, que se você apertar a tecla referente ao ângulo após o comando de extrusão, o seu extrude irá para tal lado. O mesmo ocorre com o rotate (uso bastante para rodar correto e ficar retinho). E com o scale, que vai dependendo do ângulo ele “estica” para tal lado. Ângulo X (linha vermelha) Ângulo Y (linha verde) Ângulo Z (linha azul)
A cena de teste dos materiais está renderizando... Que tal a gente fazer um estudo de materiais? Quando terminar eu posto aqui, e se der colocar as configurações dos shaders e do render... Pelo que já vi no render, ficou muito real a cena! Ainda que eu fiz com o renderizador interno, e não com o YafRay como costumo fazer para as cenas com realismo! Que bom que o pessoal está gostando do tópico...até mesmo os usuários que não usam o Blender estão aqui...hehe, qualquer coisa é só perguntar que eu tento responder! E então? Vamos fazer testes com materiais?
Para os iniciantes é importante saber os botões utilizados, já que o Blender utiliza bastante isso, o que deixa o trabalho mais rápido, e alguns deles só podem ser feitos pelo teclado... Já postei uma lista, mas deixo um link com mais algumas informações sobre mouse e teclado! http://wiki.blender.org/index.php/Manual.br/PartI/Interface/Keyboard_and_Mouse Esta imagem eu peguei do wiki do Blender, onde tem um manual sendo traduzido pelo pessoal da unidev bastante útil pois explica um pouco da interface! Neste link você encontra uma descrição do que está escrito na imagem! http://wiki.blender.org/index.php/Manual.br/PartI/Interface/Window_system
Como prometido, aqui está a imagem do teste! Para quem quiser saber como eu fiz e tentar fazer, basta seguir aproximadamente as configurações! A parede não modifiquei nada, apenas deixei ela branca! Para o chão utilizei uma textura do tipo Image e não modifiquei nenhuma configuração dela, apenas nas opções de RayMirror. Textura utilizada: http://i149.photobucket.com/albums/s48/tatasoka/chao.jpg Configuração da textura: http://i149.photobucket.com/albums/s48/tatasoka/chao_texture.jpg Configuração do RayMirror. Note que se você for ver as opções no Blender normal elas vão ser bastante diferente, isto porque eu fiz o download de uma build de testes do Blender, onde é possível deixar a luz do Sol mais suave e fazer reflexos e transparências borradas. Para fazer o download basta ler um dos posts passados, onde indico paginas do Blender Foundation, que mostra exemplos do que a compilação é capaz de fazer, e o link para o download. Para utilizar basta fazer o download e descompactar o arquivo na pasta do Blender e utilizar o arquivo .exe que vem junto e não o que veio no download do programa (se você abrir pelo normal vai abrir o Blender normal, sem a função que você baixou). Segue as configurações: Vamos para os objetos. As esferas que estão na parte de tras não possuem reflexo com blur (vermelha, verde e azul). Para todas elas a configuração é a mesma, apenas a cor muda. Configuração da cor: Configuração do RayMirror: Já para os macacos e esferas prata e dourado eu utilizei reflexo com blur. Assim como antes, as configurações são as mesmas, o que muda é a cor (no prata todos os canais de cor devem ser brancos) Por fim a configuração do render. Para renderizar utilizei o renderizador interno, colocam apenas uma luz Sun do lado de fora e configurando o Ambient Occlusion, que funciona como um GI, porém não cacula a luz com tanta realidade. Um exemplo é em questão a cor dos objetos que não influencia. Já existe uma build que é capaz de calcular isto, mas não consegui fazer funcionar! Segue as configurações: Espero ter ajudado! Qualquer duvida é só postar! No proximo material vou tentar fazer usando SSS...
tatasoka para q eu possa contribuir com esse grupo eu tenho q postar outro topico em grupo de estudo ? ou posso postar aqui mesmo?
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com
Olá Saulo, No grupo. Pois se postar fora dele, pode comprometer o foco da atenção sobre sua ajuda. Bem vindo. Eis alguns links dos tutoriais que criei, antes do grupo ser criado. http://www.tresd1.com.br/search.php?mode=results Exceto o primeiro da lista, os demais são tutoriais criados. E adaptados para a versão 2.43 para cima.
Website: http://Blender3Dcarioca.wordpress.com
Você escolhe... Eu acho melhor postar aqui, igual nos outros grupos! Com o que vai contribuir...? E o meu teste, o que você acharam?
contribuir com assunto de animação, o teste achei muito bom.
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1219, sendo 14 membro(s) e 1205 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, JMDesign, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, Daniel Monteiro, robsonhti, Osvaldo Arquiteto, billypaul, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, wilsimar, TadeuB79, Fabio Catelleno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.