Como prometido, aqui está a imagem do teste!
Para quem quiser saber como eu fiz e tentar fazer, basta seguir aproximadamente as configurações!
A parede não modifiquei nada, apenas deixei ela branca!
Para o chão utilizei uma textura do tipo Image e não modifiquei nenhuma configuração dela, apenas nas opções de RayMirror.
Textura utilizada: http://i149.photobucket.com/albums/s48/tatasoka/chao.jpg
Configuração da textura: http://i149.photobucket.com/albums/s48/tatasoka/chao_texture.jpg
Configuração do RayMirror. Note que se você for ver as opções no Blender normal elas vão ser bastante diferente, isto porque eu fiz o download de uma build de testes do Blender, onde é possível deixar a luz do Sol mais suave e fazer reflexos e transparências borradas. Para fazer o download basta ler um dos posts passados, onde indico paginas do Blender Foundation, que mostra exemplos do que a compilação é capaz de fazer, e o link para o download. Para utilizar basta fazer o download e descompactar o arquivo na pasta do Blender e utilizar o arquivo .exe que vem junto e não o que veio no download do programa (se você abrir pelo normal vai abrir o Blender normal, sem a função que você baixou). Segue as configurações:
Vamos para os objetos.
As esferas que estão na parte de tras não possuem reflexo com blur (vermelha, verde e azul). Para todas elas a configuração é a mesma, apenas a cor muda.
Configuração da cor:
Configuração do RayMirror:
Já para os macacos e esferas prata e dourado eu utilizei reflexo com blur. Assim como antes, as configurações são as mesmas, o que muda é a cor (no prata todos os canais de cor devem ser brancos)
Por fim a configuração do render. Para renderizar utilizei o renderizador interno, colocam apenas uma luz Sun do lado de fora e configurando o Ambient Occlusion, que funciona como um GI, porém não cacula a luz com tanta realidade. Um exemplo é em questão a cor dos objetos que não influencia. Já existe uma build que é capaz de calcular isto, mas não consegui fazer funcionar! Segue as configurações:
Espero ter ajudado! Qualquer duvida é só postar!
No proximo material vou tentar fazer usando SSS...