Grupo de Estudos: Blender

Por: Ian Caio  

Em: 19/10/2007 16:23

Pode postar então! Vou deixer o link do repositório publico de materiais do Blender, parecido com o do Vray, claro que um pouco pior e com mateirias mas simples, mas ajuda a ter uma base de como as coisas funcionam! http://www.blender-materials.org/
Achei alguns blueprints eis o site: http://www.the-blueprints.com Tem muitos detalhes e podem ajudar aos que querem fazer modelos o mais perto possível da realidade.
Website: http://Blender3Dcarioca.wordpress.com
aew galera, cade o movimento pow XD nao abri aqui o topico pra ficarmos parados, e ai, vamos começar outro estudo? acho que todos devem começar com a interface do Blender, que normalmente é o que causa boa parte da dificuldade nos iniciantes. no tópico principal tem um link para a wiki, onde tem a tradução do manual do usuario de blender, traduzido e revisado (projeto ainda em andamento) por varios usuarios da unidev (http://forum.unidev.com.br/phpbb2/viewtopic.php?t=39401). e entao galera, o que acham? falem ai, vamos começar os estudos mais interativos =D Abraços e ate mais
Blz galera? Parabens pela iniciativa do grupo! :D Esse sem duvida é um dos melhores programas free na area da computação grafica! Bons estudos pra todos! Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
Bem o melhor estudo do Blender na prática é participar do Speed Challengers daqui, e claro, se o individuo tiver dúvidas vir aqui mostrar seu trabalho. Acho que o ponto importante de um trabalho, o que faz uma grande diferença é a iluminação. Até modelos sem textura ficam bem posicionados se tiver uma boa nuancia da luz. Além dele tem o forum de Imagens pára postar os trabalhos. Então serve de incentivo. É só postar pelos menos que fez no Blender para sabermos. O speed é de nave espacial, uma boa para fazer algumas coisas legais. Já aprende extrusão, rotação e translação. Escala e texturização normal ou Uv Map. Por mim o tema devia seguir: 1.Interface do Blender 2.Recursos básicos do Blender 3.Ferramentas de modificação do Blender 4.Criar grupos de materiais e texturas 5.Aplicação de texturas normais e UV Map 6.Definição de Background e usando o Ambient Occlusion 7.Conhecendo os tipos de fontes de luz 8.Tipos de renderizadores 9.Conhecendo o game Enginner (Fiz 2 tutorias sobre isso) 10.Processamento de imagens usando o Blender (Edição de imagem) 11.Criando animações 3D 12.Criando maquete eletrônicas 13.USando BluePrints 14.Sugestões de demais itens Há? Acho que existem muitas maneiras de começar. Posso ajudar, e depois sempre aprendo algo novo nas idas de grupos.
Website: http://Blender3Dcarioca.wordpress.com
e aew cursi obrigado cara ;D e ai, vai participar tambem XD? e ai Dermrach claro que a pratica para o aprendizado de algo é de extrema importancia, portanto uma dica para os novos usuarios de Blender é justamente isso, praticar. pq assim alem de melhorar (e criar) novas tecnicas voce pega a interface facinho e aprende a se virar no programa ;D alem de postar na seção de imagens eles podem tambem colocar o link aqui para quem nao tiver visto na hora do post XD eu nao sei se vou participar do speed mas se der acho que vou, seria meu 2 speed e o 1 com blender =D acho que essa ordem ta boa, so que agente pode mudar algumas coisinhas so, acho que a engine do Blender é boa quando voce ja conhece a base pelo menos, entao acho que animação podia vir antes e blueprints tambem vir mais no comecinho. ;D fora isso ta otimo ;D mas lembrando que nao conta somente minha opniao e sim a de todos tambem, entao mostrem suas sugestoes pra ordem do conteudo Abraços e ate mais
Então ta...vamos começar pela interface? Na outra pagina tem uma imagem que eu retirei na wiki do Blender, mostra um pouco da interfece... Neste post no meu blog falo um pouco sobre a interface do Blender quanto a adequação de telas... http://blendertotal.wordpress.com/2007/07/07/interface-diferente/ O interessante é que você pode dividir a tela quantas vezes quiser, e ainda deixar o Blender da cor que você quer...
tenho uma pergunta , nunca mechi com blender. gostaria de saber qual o tipo de modelagem dele , se parece com rhinocerus? abraço
http://www.vimeo.com/pedrofernandes
O que você acharia de fazer editoração eletrônica com ele? Isso mesmo! Produzir material para impressão, como cartazes e folders. Não estou falando em criar modelos 3D para depois renderizar e editar no InkScape ou Illustrator. Uma ferramenta muito legal, baseada no Blender e chamada de dtpBlender, que aproveita o código fonte, sua interface e atalhos de teclado, para oferecer uma ferramenta de editoração eletrônica. Pode até parecer estranho no início, mas depois de um tempo é até legal ver o Blender sendo usado para criar impressos. Claro que não é um Scribus ou Indesign, mas dá para fazer bastante coisa com ele. Vejamos como é o seu funcionamento. imagem 01 A primeira coisa que chama a atenção é à disposição dos menus, muito parecidos com os do Blender. Claro que algumas coisas estão ausentes, como os modos de trabalho e outros menus próprios para animação. Existem alguns controles próprios para a editoração. Por exemplo, no lugar de tamanhos para renderização, podemos escolher o tamanho da folha. imagem 02 Existem até alguns tamanhos prontos para escolha mais rápida como A4, A3 e outros. Como fazemos para criar alguma coisa? Simples, usamos o velho toolbox modificado para essa ferramenta. Quando posicionamos o cursor 3d, que também está presente, podemos pressionar a barra de espaço. O mesmo toolbox aparece, com as opções próprias para editoração. Existem até algumas novidades como uma seta e retângulos com cantos arredondados. imagem 03 As transformações nos objetos podem ser realizadas com as mesmas teclas de atalho. Para mover use a tecla G, girar com a tecla R e escalonar com a tecla S. Se você quiser alterar o ponto de referência da transformação, use o menu no header para escolher um ponto pivot diferente. Para alterar propriedades como cores dos objetos, use o painel de materiais. Quando a sua ilustração estiver pronta, precisamos renderizar a cena para gerar a imagem final. Lembre que o Blender não envia nada para impressora. Só faltou uma opção para salvar o arquivo como PDF! Mas podemos usar o PNG sem grandes perdas. Ficou interessado? Visite esse endereço para fazer o download do dtpBlender. http://dtpblender.instinctive.de/cms/Main/Home Assim como o Blender, ele é gratuito.
tatasoka se possivel edita e colok a imagens no local correto, porq não consegui. no txt explica o local.
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com

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