Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Uilian   Santa Maria
thilima3d   Brasil - AC
Danilo   Teresina-PI - PI
Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC
Luiz   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

guilliaugusto   Guarulhos/SP - SP
LucasVasconcelos   fortaleza-ce - AC
leonardo laipelt   Porto Alegre /BR - AC

CryEngine2 - apresentação do softaware de ediçao

Por: rabellogp  

Em: 11/11/2007 00:38

Saudações, pessoal. Com certeza a maioria aqui já ouviu falar no Crysis, que com certeza é o jogo portador da engine mais avançada para games da atualidade. Eu não aguentei e baixei o demo para matar minha curiosidade. O jogo é interessante e, como não poderia deixar de ser, super pesado. Mas vamos direto ao ponto. Eu estava "fuçando" nas pastas do demo quando, para minha surpresa, encontrei um tal de "Editor" e quando o abri, era nada mais nada menos do que a ferramenta de edição da Crytec. Ela é bem completa e interessante e resolvi postar esse tópico para mostrar alguns recursos. Como podem ver (imagem 1), a cara da ferramenta é semelhante aos modeladores 3D que encontramos por aí. Com certeza o que mais chama a atenção nesse programa é que ele mostra na viewpoint toda a capacidade de renderização da engine em tempo real! Quer dizer, real pra quem tiver um PC potente, muito potente. No meu PC as viewpoints ficaram em média a uns 5 fps, taxa aceitável se comparado às minhas cenas mais pesadas no MAX ( com suas viewpoints horrorosas, pelo menos no 2008 já mostra umas sombras ). É incrível como as engines da nova geração de games estão conseguindo renderizar cenas em tempo real que antes demorávamos um bom tempo para fazer em 3D. Nas sequências de imagens vocês podem ver em detalhes. A engine dá suporte a - normal maps, - bump maps, - parallax ( recurso incrível que simula um displace em uma malha simples, reparem nas imagens da areia ), - subscatering ( nas folhas de algumas árvores, na penúltima imagem dá pra ver nos coqueiros ), - efeitos volumétricos ( reparem nas imagens em que os coqueiros formam sombras volumétricas no ar ), - refrações ( reparem a cena subaquática ), - HDRI ( a iluminação é dinâmica, simula a transição entre dia e noite em tempo real, com todas as diferenças de causa atmosférica nas cores. Se a câmera estiver em um local escuro com uma janela, a imagem de fora ficará extremamente clara. Ao sair do ambiente, o controle de exposição é automaticamente ajustado ) - motion blur ( movimentaçoes rápidas ativam o efeito ), desfocagem ( em algumas imagens é possível reparar que quanto mais distante, mais desfocado ), - area shadows ( nas primeiras fotos dá pra ver na sombra do coqueiro na areia ), e outros... E, acreditem, você entra no editor de materiais do programa, faz as alterações nos shaders e observa as mudanças em tempo real. A física dessa engine merece destaque também. As explosões são um show à parte. Para você ter uma idéia do que estou falando, é possível derrubar árvores e quebrar seus galhos, pegá-los do chão depois disso e jogá-los para longe. Como a ferramenta é voltada para o desenvolvimento de jogos, não há nenhuma opção de renderização mais complexa. Ela limita-se a oferecer um recurso de salvar vídeos em divx que são gravados à partir das viewpoints ( apesar de que, na maioria dos PCs, será uma apresentação de slides ). Ainda temos a oportunidade de ativar o modo jogo na hora em que quisermos e sair jogando na viewpoint para testar. Há muitas opções para se programar eventos ( movimentos de personagens e cenário ). Podemos exportar a geometria criada no programa para o formato .obj. Infelizmente, a opção de importar objetos de formatos diferentes não está disponível diretamente no programa ( com certeza precisaremos de plugins de terceiros ). Bom, meu objetivo com esse tópico é dar uma noção dos rumos que a CG está tomando com o progresso dos hardwares. Fica claro com essa e outras engines modernas que, em pouco tempo, poderemos pensar em renderizações em tempo real de imagens extremamente realistas, em PCs acessíveis. Espero que não demore muito para eu poder mostrar aqui um programa semelhante a esse calculando GI facilmente em cenários complexos como esses.
kra que loco!!!! Estava conversando com o murcegão, que conseguiu rodar o jogo no high sem lag nenhum, e ele tava me contando e eu babando!!! Agora essas cenas ai renderizadas em tempo real é de cair o queixo, olha a cena da primeira água... kra aquela refração, é inacreditável, um dos motivos de não ser tão pesado como é no máx, é que o pc só calcula oq aparece na tela, ou seja, ele não calcula todos os polígonos, os que estão atras de algum objeto ele fica como se não existisse. Mas olha, eu vou vender meu xbox 360, vender meu noteboo, e comprar um pc poderoso, só pra jogar esse jogo, e utilizar o editor dele pra fazer 3d para meus clientes hehehe, eu vi um vídeo que mostrava um vídeo de uma arquitetura, com arvores e tudo mais, kra perfeito hehehe. muito bom o tópico.
Além de ser muito pesado, para utilizar todos os recursos da engine deveríamos possuir uma placa de vídeo com suporte ao deirectX 10 e obviamente, o Windows Vista. Mas isso não é verdade, eu creio que trata-se de um marketing feroz para vender o Vista. No windows XP os parâmetros do Very High ficam desativados, mas eu modifiquei os arquivos de configuração e consegui ativar tudo tranquilamente mesmo com uma placa de directx 9c. A prova está nas screens que eu mandei. Eu também estava pensando na possibilidade de fazer uma maquete nessa engine e visualizar ela bonitona em tempo real, ainda mais porque uma maquete é menor e não tem tantos detalhes como esses mapas, talvez seja viável. Vou estudar um pouco esse editor, se conseguir algum avanço eu posto aqui. Esqueci de enviar a configuração do meu PC: Pentium 4 2.8 HT, 2gb de ram, geforce 6800GT (AGP). Essa configuração é exatamente a mínima recomendada para jogar e realmente não dá para jogar nem no médio com ela. Mas no editor, não é necessário um desempenho fenomenal nas viewpoints para se trabalhar e ele oferece a opção de desligar todos esses efeitos nas viewpoints a qualquer momento.
como voce conseguiu destrava o very high? eu procurei na internet mas nenhum funcionou se puder dizer agradeço vlw
cara, tava testando o editor, muito legal, minha maquina nova tá aguentando deboa, com tudo ativado, muito legal mudar em tempo real, queria agora só saber como criar um objeto e exportar pra extenção q dá pra inserir no engine, se eu descobrir isso vai ser só alegria pras minhas animações :) :) uma coisa q naum achei foi onde ele arquiva os objetos do engine e em qual extensão estão.
Então murcegão, na pasta Game do jogo existem uns arquivos com uma extensao do tipo pak se nao me engano, é só abrir com o winrar, de qualquer forma, vc nao vai conseguir abrir os modelos e texturas com outro programa, só o editor entende aqueles formatos. Eu encontrei umas texturas dds na pasta que dá pra converter com um editor qualquer da net, esse formato é comum em jogos. Estou à procura de outros programas para converter os outros formatos, se encontrar eu posto aqui. Vamos destrinchar esse programa. murtagh3d, os arquivos não destravam o veryhigh nas opçoes do jogo, ele faz com que os parâmetros da High fiquem como os da Very High. No jogo você escolhe High, mas os arquivos dessa opção modificados estão utilizando os recursos da Very High entendeu? Procura no google por "Crysis high to very high patch" que com certeza você vai encontrar.
giga, eu estou querendo é editar umas objtos e exportar para o jogo, ae queria saber q extensão ele usa pra saber se existe algo q exporta de obj pra ele, se ele exporta pra obj, cerveja q tem algo q exporta de obj pra ele. vamo destrincar mesmo, as possibilidades desse engine muito me interessam.
ei giga, me add ae no msn pra gente conversar sobre o engine!!!
Show de bola! nao sei se ja foi perguntado, mas...onde eu consigo esse programa? falou...
CG \"tudo se cria, tudo se perde, tudo se transforma\" www.arthurtnt.carbonmade.com
ei arthur, se vc ler os tópicos vai achar!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707769.

Total de membros registrados: 135357

Últimos membros registrados: JEFFERSONLUIZ, bobenick09@, ergerfgerg01, jorgefrancener, dicardochardson, Reynoldspablo, Otsuki026, wsakhrta.

Usuário(s) on-line na última hora: 756, sendo 25 membro(s) e 731 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: magster, marcola, Daniel Monteiro, Vladis, renaz, Willmitnick, Osvaldo Arquiteto, emersonforentin, Junior, Celso Borttoloto, Hot, Reinaldo Silva, Eber.Silva, gago, Pedro Juliato, Geraldo Nunes, nandao, Felipe Duarte, Gabriel, jotasoares, Sergio1987, robisonfalco, marcio.alain, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.