Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

eduardoqf   Maceió - AL
Gustavo Rangel   São Paulo - SP
LuizBulldog   Brasil - SP
Ale   Joinville SC - AC
Ricardo 3D   Brasil - BA

Portfólios Ver Mais

Rafael   Sorocaba-SP - AC
pablorhino   http://www.tresd1.com.br
alairjr1   Juiz de Fora - MG - MG
tiagoizaltino   Limeira, Int. de SP - AC

Editando Presets do Final Gather

Por: Grasiano  

Em: 28/12/2007 12:37

Compatibilidade Studio Max 9. Ola gente! Queria pagar um pouco da minha divida com este site então acho que posso ajudar com este simples tutorial. É o meu primeiro então qualquer coisa que ficar mal entendida vocês podem me avisar que eu tentarei explicar melhor, mas acho que não será necessário pois é bem fácil de entender. Então vamos lá: Uma dica é fazer ou pelo menos dar uma lida no tutorial do André sobre editar os presets do Arch & design. http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=29073 Se vocês leram o tuto do André vira m que ele fala que em outras versões do Max as pastas ficam com outra organização. Este tutorial é feito as versão 9 então se a sua for outra você tem que procurar o mesmo arquivo que será editado. Os presets do FG só alteram três parâmetros (se alguém souber de programação e conseguir mudar outros, postem ai), Initial FG Point Density, Rays per FG Point, Interpolate Over Num. FG Points. Primeira coisa a fazer é habilitar o Windows para mostrar as pastas ocultas para poder encontrar o arquivo que deve ser editado. Abra o explorer (tecla windows entre o ctrl e alt + E) Ferramentas/opções de pastras/modo de exibição. Desmarque as opções Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional e ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos. E marcar a opção mostrar pastas e arquivos ocultos. Depois de fazer o tutorial você pode clicar em restaurar padrões e tudo volta ao normal. Agora você deve encontrar o aquivo mentalray_fg_presets.ini, que esta em C:\Documents and Settings\Vanessa\Configurações locais\Dados de aplicativos\Autodesk\3dsmax\9 - 32bit\enu\plugcfg
Faça uma copia deste arquivo para poder substituir o alterado caso de alguma coisa de errado. Abra o arquivo com o bloco de notas. Para inserir um prestes novo tem que por entra colchetes. - Density altera a densidade do FG. 0,5 é um bom numero para começo. -RaysPerPoint define quantos raios serão utilizados para calcular a iluminação indireta. Aconselhável utilizar múltiplos de 8. 8,16,32,64,128,.... -InterpolationSamples este parâmetro substitui o Raio. Ele suaviza o FG. (Na minha opinião é melhor usar o Raio). 30 é um bom numero para ele. Exemplo de presetes. [Teste inicial] Density=0.5 RaysPerPoint=64 InterpolationSamples=50. Espero ter ajudado. Abraços.
ótima colaboração grasiano, eu não sabia que dava para criar presets de render personalizados. valeu!!!
E como que eu ajustaria o Max Radius e o Min Radius? Sabe me dizer? Seria legal para fazer testes...
Deivid Steffens foi isso que eu quis dizer com "se alguem entender de programação". Na documentação do max diz que o presets só muda estes 3 parametros. Eu não sei como mudar os outros, na verdade acho que não dá, ma se alguem souber por favor postem ai. Seria maravilhoso deixar todo o FG ja configurado com um preset. Os presetes High e very high são com umas configurações absurdas.
E aê pessoal, tudo bem? Ah, mas pra preset esses são os unicos parametros que faz sentido "presetar", por que os demais são muito variáveis. Legal mesmo cara, valeu pela dica. Abraço.
Valeu ai caio! Na verdade foi oque tinha pensado mesmo. Mas é só pra agilizar uma configuração mas agrangente pode servir para varias cenas, apenas para começar os testes depois cvai modificando conforme a nescessídade.
se quiser salvar o preset de todos os parâmetros também dá, é só salvar nos presets da janela de render do Max. mas esse lance de salvar os presets de FG é muito bom porque agiliza o trabalho, você deixa um preset de preview e um com os valores que usa para o render final, já facilita bem.
Interessante a dica cara! Boa contribuiçao! :D Vlw
Portfolio - http://cursidesign.com.br
To pensando aqui se será que não rola de tentar presetar valor de Radius tb... o bom de editar presets é que dá pra usar uns presets absurdos como o very high em algum mais viável... mas o grande esquema do FG é o radius, é o bom ajuste desse parametro que definirá a quantidade certa de densidade e quantidade de raios de FG.... se a pessoa sempre usar cenas mais ou menos na mesma escala seria uma ótima isso. Enfim, abração procês.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707767.

Total de membros registrados: 135355

Últimos membros registrados: ergerfgerg01, jorgefrancener, dicardochardson, Reynoldspablo, Otsuki026, wsakhrta, Luffe22, lemos1504.

Usuário(s) on-line na última hora: 645, sendo 20 membro(s) e 625 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Alessandro, Carlos E. Nogueira, Felipe Duarte, marcoscgart, Reinaldo Silva, Hot, WinterPT, Pedro Juliato, TadeuB79, Paulo Rodrigues Lima, gilson antunes, Augusto Peixoto, Abilio, Ronaldo Junior, Willmitnick, mastermax, ergerfgerg01, Elis, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.