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Explicando os parametros do V-RayMtl

Por: saulo lisias  

Em: 22/03/2008 11:10

Introdução O VRayMtl é um material especial fornecido com o V-Ray render. Ele nos dá uma iluminação fisicamente correta (distribuição de luz) na cena, renderização mais rápida e parâmetros de reflexão e refração melhores que o material Standart. Com o VRayMtl você pode aplicar diferentes mapas de textura, controlar as reflexões e refrações, adicionar mapas de bump e displacement, forçar o cálculo de GI (iluminação global), e escolher o BRDF (que veremos mais adiante) para o material. Parâmetros Básicos: • Diffuse – essa é a cor de difusão do material. Observe que a cor difusa real da superfície também depende de cores de refração e a reflexão. • Reflect – cor de reflexão, preto sem reflexão, branco reflexão máxima, sendo assim entre a cor preta e branca temos reflexos relativos, exemplo, quando a cor marca preto não teremos reflexão, ao descer para o cinza teremos uma reflexão leve, ao chegar a cor branca o reflexo seria tão alto como uma reflexão de um espelho. • Fresnel reflections – ativada, essa opção torna a reflexão mais evidente dependendo do ângulo de visão da superfície. Alguns materiais na natureza (vidro, etc) refletem luz dessa maneira. Observe que o efeito Fresnel também depende do índice de refração. • Glossiness - controla a nitidez das reflexões. Um valor igual a 1.0 produz um reflexo igual à de espelho; valores baixos produzem desfoque ou brilho nas reflexões. Use o parâmetro Subdivs abaixo para controlar a qualidade do brilho das reflexões. • Subdivs - controla a qualidade do Glossiness das reflexões. Baixos valores produzem um render rápido, mas o resultado vai ser um efeito manchado. Valores altos são mais demorados, mas produzem um resultado mais homogêneo. • Use interpolation – o V-Ray pode usar um sistema para guardar na memória os efeitos de reflexão, similar ao irradiance map. Habilite essa opção para usar o sistema de cache. Veja o item Reflection interpolation para maiores detalhes. • Max depth – número de vezes que o raio vai ser refletido. Cenas com muito reflexo e refração necessitam de valores altos para um bom resultado. • Exit color – cor emitida pelos raios refletidos. • Refract – cor de refração. Note que o efeito de refração depende da cor definida no slot de cor do Refract. Veja o parâmetro Energy preservation abaixo. • IOR – índice de refração do material, que define a forma como os raios de luz se comportam ao atravessar a superfície do material. Um valor igual a 1.0 significa que a luz não irá alterar a sua direção dentro do material. Glossiness - controla a nitidez das refrações. Um valor igual a 1.0 dá um efeito de refração igual ao vidro; valores baixos produzem desfoque ou brilho nas refrações. Use o parâmetro Subdivs abaixo para controlar a qualidade dos efeitos de brilho das refrações. • Subdivs – controla a qualidade das refrações com Glossiness. Valores baixos produzem um render rápido, mas podem gerar um pouco de manchado. Valores altos podem demorar, mas produzem resultados mais homogêneos. Se habilitado, esse parâmetro controla a qualidade dos efeitos de translucidez (veja abaixo). • Use interpolation – V-Ray pode usar um sistema para guardar na memória os efeitos de reflexão, similar ao irradiance map. Habilite essa opção para usar o sistema de cache. Veja o parâmetro Refraction interpolation para maiores detalhes. • Max depth – o número de vezes que um raio pode ser refratado. Cenas com muitos objetos com reflexão e refração necessitam de valores altos para um bom resultado. • Exit color – se habilitada, e um raio atravessa a superfície com refração, a cor definida é produzida por ele. Quando essa opção está desligada, os raios não vão ser refratados, e permanecerão sem alterações. • Fog color – a atenuação da luz que passa através do material. Essa opção permite simular o efeito de pouca transparência em objetos grossos. Observe que esse efeito de colorido borrado (fog color) depende do tamanho absoluto do objeto em relação à cena. • Fog multiplier – controla intensidade do efeito fog. Valores acima de 1.0 não são recomendados. • Affect shadows – cria o efeito de sombras transparentes, dependendo da cor de refração e da cor do fog. Só funciona com sombras e luzes V-Ray (V-Ray shadow e V-Ray light). • Affect alpha – faz com que o material gere o alpha (contorno) dos objetos refratados, em vez de expor o alpha borrado. Note que isso só funciona com refrações puras (não reflexivas). • Translucent – habilitada, essa opção torna o material translúcido – capaz de transportar a luz por baixo da superfície do material. Veja que a refração precisa estar habilitada para tornar esse efeito visível. O efeito é conhecido como sub-surface scattering (SSS). Atualmente o VRayMtl suporta somente um single-bounce scattering. • Thickness – limita os raios que vão passar abaixo da superfície. Isso é muito útil se você não quer ou não precisa do efeito em toda a superfície. • Light multuplier – multiplicador do efeito de translucidez. • Scatter coefficient – coeficiente que controla como a luz se espalha dentro do objeto. 0.0 faz os raios se espalharem em todas as direções; 1.0 significa que um raio não pode modificar a sua direção dentro do volume sub-superficial. • Forward/backward coefficient – controla as direções do “espalhamento” da luz. 0.0 significa que só um raio pode atravessar (através da superfície, dentro do objeto); 0.5 significa que um raio pode tanto avançar como retornar; 1.0 significa que um raio pode se espalhar pra trás (em direção à superfície, para o exterior do objeto). BRDF O parâmetro BRDF determina o tipo de reflexão, brilho e reflexo do material. Estes parâmetros têm efeito somente se a cor da reflexão não for preta e diferente de 1.0. • Type - determina o tipo do BRDF (a forma do brilho): • Anisotropy – determina a forma de brilho. Um valor igual a 0.0 torna o brilho isotrópico. Valores negativos e positivos semelhante à superfícies "escovadas". • Rotation – determina a orientação do efeito anisotrópico em graus (rotação em graus). • Local axis - controla em qual direção o efeito anisotrópico será aplicado: • Local axis – a direção é baseada no eixo local selecionado do objeto. • Map channel – a direção é baseada no canal mapeado selecionado. Opções • Trace reflections – se estiver desligada, as reflexões não serão traçadas uniformemente mesmo que a cor do reflexo não for preta. Pode-se desligar essa opção para produzir somente brilho. Perceba que quando desligada, a cor difusa não vai ser escurecida pela cor do reflexo, como acontece normalmente. • Trace refractions – se desligada, refrações não vão ser traçadas, mesmo que a cor da refração for diferente de preta. • Cutoff – isto controla o limite inferior o qual as reflexões/refrações não serão traçadas. O V-Ray tenta estimar a contribuição de reflexão/refração para a imagem, e se estiver abaixo do limite, esses efeitos não serão computados. Não mude seu valor para 0.0 pois o tempo de render aumentará muito em alguns casos. • Double-sided – se ativo, o V-Ray inverte a superfície do lado oposto com esse material. No entanto, a iluminação do lado oposto ainda será calculada. Você pode usa isso para obter um efeito de translucidez falso em objetos como papel, por exemplo. • Reflect on back side – se ativo, as reflexões do lado oposto também serão calculadas. Note que isso também afeta as reflexões internas (quando refrações são calculadas). • Use irradiance map – se ativo, o mapa de irradiância será usado para aproximar a iluminação difusa indireta para o material. Se desativada, a iluminação direct qmc será usada. Você pode usar isso em objetos da cena com pequenos detalhes e não estão muito próximos do mapa de irradiância. • Treat glossy rays as GI rays – especifica em qual ocasião os raios brilhantes serão tratados como raios de iluminação global: • Never – os raios brilhantes nunca vão ser tratados como raios de iluminação global. • Only for GI rays – os raios brilhantes vão ser tratados como raios de iluminação global somente quando a iluminação global é calculada. Isso pode diminuir a renderização de cenas com muitas superfícies com reflexões. • Always – os raios brilhantes sempre serão tratados como raios de iluminação. Uma característica desse efeito é que o sistema Secundário de GI será usado para os raios brilhantes. Por exemplo, se o sistema primário de GI for o irradiance map, e o secundário o light cache, os raios brilhantes usarão o light cache como sistema (que é muito mais rápido). • Energy preservation mode (modo de preservação de energia) – determina como as cores de difusão, reflexão e refração vão interagir umas com as outras. O V-Ray tentará manter o total de luz refletida fora da superfície ser menor ou igual à luz que está nela (como acontece na vida real). Com esta finalidade, as regras a seguir são aplicadas: os níveis de reflexão e refração ofuscam o nível de difusão (uma reflexão puramente branca removerá qualquer efeito de difusão e refração), e o nível de refração ofuscarão os níveis de difusão (uma refração puramente branca removerá qualquer efeito de difusão). Este parâmetro determina Este parâmetro determina se o escurecimento acontece separadamente em cada canal RGB, ou é baseado na sua intensidade: RGB – este modo causa o escurecimento para ser usado separadamente em cada canal RGB. Por exemplo, um simples efeito de difusão de cor branca e outro puro efeito de reflexão da cor vermelha dará a superfície uma cor difusa cyal (porque o canal vermelho está atualmente sendo usado pela reflexão). • Monochrome – este escurece baseado na intensidade dos níveis de difusão/reflexão/refração. • Maps - Determina os vários mapas de texturas usados pelo material. • Reflect interpolation - Determina as opções de interpolação das reflexões brilhantes. Isso é muito parecido com às opções do irradiance map. Observe que não é recomendado usar a interpolação em animações, pois pode causar piscadas (flicks). • Observação: Use o VRayMtl sempre que possível em suas cenas. Esse material é especificamente otimizado para o V-Ray e oferece cálculos de GI e iluminação muito mais rápidos para V-Ray que para materiais padrão do 3dsmax.
www.fabulaestudio.com.br / www.saulolisias.com
mt obrigado cara, eu soh uso o Vray, mas não sabia metade das coisas que tu explico aki, vlw
Oi Saulo! Ótimo tutorial! Não uso Vray, mas tenho certeza que será ótimo para esses usuários. Só acho que você deveria colocar imagens para ilustrar mais o tutorial. Parabéns! Abraços.

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