E aí pessoal blz?
Quem tem curiosidade sobre os softwares usados na industria automobílistica aqui tem uma pequena reportagem com Gerson Barone gerente de designer da Volkswagen sobre esse assunto..achei bacana...
" Nos laboratórios da Volkswagen
Veja a tecnologia que está por trás da criação de projetos totalmente brasileiros, como o Fox
POR CIBELE GANDOLPHO
Dos esboços iniciais até o começo da produção na fábrica, um automóvel leva cerca de 36 meses para ser desenvolvido pelos laboratórios da Volkswagen. Nesse processo, entra um conglomerado de bits. “Os computadores otimizam nosso tempo e possibilitam criações jamais pensadas”, diz Gerson Barone, gerente de design da Volkswagen do Brasil. A montadora mantém no país vários laboratórios de desenvolvimento nas áreas de design, elétrica e engenharia. Foi desses laboratórios que saiu todo o projeto do Fox, que hoje é exportado para 40 países — da Argentina à Alemanha.
Na área de design brasileira, um dos destaques é o software Alias Studio V8, da canadense Alias/Wavefront. O programa é usado na criação de desenhos de carros e componentes em 3D. “Ele permite avaliar os veículos e componentes sob todos os ângulos para correções do sketche, o rascunho do carro”, diz Barone.
Para desenhar um esboço do automóvel no monitor LCD de 21 polegadas, o profissional usa uma caneta especial e uma mesa digitalizadora tipo tablet. “A mesa envia para o micro as informações dos movimentos feitos com a caneta pelo designer, em tempo real, reproduzindo o desenho na tela.” Depois de pronto, o desenho que está em 2D é transformado pelo software em 3D. Assim, o veículo toma formas reais, podendo ser visto em detalhes antes de ser produzido em clay (a maquete do carro feita em argila).
Outro software usado na Volkswagen brasileira é o ICEM Surf, da inglesa ICEM, um programa que avalia os defeitos de alinhamento da lataria e uniformiza toda a superfície do carro. “O software recebe a medição matemática, feita por equipamentos eletrônicos, dos pontos definidos no automóvel, e analisa a reflexão da luz sobre o modelo”, afirma Barone. O reflexo irregular da luminosidade denuncia as falhas na superfície da lataria.
Cálculos matemáticos
Na fase de modelagem do desenho, a Volkswagen usa o Rhinoceros, da americana McNeel, software que modela superfícies complexas. Baseado na geometria NURBS ((Sistema que desenha com precisão objetos geométricos) Non-uniform Rational B-splines), o programa realiza cálculos matemáticos para criar qualquer forma — de simples linha, círculo ou arco até as mais complexas superfícies em 3D ou sólidos. Na Volks, os 50 designers responsáveis pela criação dos modelos trabalham com computadores Dell com processador Xeon de 2,8 GHz, 2 GB de RAM e Windows XP, em monitores LCD de 21 polegadas.
Em outra etapa do processo, é a vez de usar um projetor portátil Epson PowerLite 8200i, com 3 200 ANSI Lumens e resolução de 1 280 por 1 024. Ele permite que os designers vejam o desenho projetado numa parede inteira. “Dessa forma, conseguimos visualizar o carro todo e fazer sugestões de modificação nas reuniões. Usamos fitas especiais para marcar alterações na forma, por exemplo”, diz Barone. Depois de marcadas, essas modificações são fotografadas e gravadas no PC.
Nas áreas de desenvolvimento e engenharia dos produtos, manufatura e ferramentaria, a Volkswagen roda o software Catia V5, da IBM. “O sistema usa a mesma base de dados para gerenciar todo o ciclo de vida dos veículos”, diz Barone. Isso envolve desde a fase de concepção, análise estrutural, análise de montagem (simulada em computador) e de exeqüibilidade (possibilidade de fabricação) até a parte de engenharia de manufatura e ferramentaria. “Para cada componente, há um modelo matemático em três dimensões no Catia”, diz Barone. "
Fonte: http://info.abril.com.br/edicoes/240/arquivos/5798_1.shl
Abs a todos!