DICAS DO TIO MANSA...
Senhores...
Bueno, criei este tópico para postar aqui um ambiente que sempre tive vontade de fazer, mas que o tempo escasso faz com que a gente aproveite o tempinho que sobra para modelar e saudar os amigos quanto a seus modelos.
A idéia é trazer semanalmente uma dica. Algo que nem dizem aqui no sul: Algo "curto e grosso", "rapido e rasteiro"... Coisas que fui aprendendo ao longo da minha jornada 3D. Sei que não sou nem um bambambam da história toda. Mas alguma teoria eu já li por aqui e por ali. E percebi que a galera questiona muitas vezes como consigo criar os modelos tão rápido.
Talvez o que você vai ler por aqui, a grande maioria já tenha ouvido falar. Mas que para o pessoal que está chegando agora seja extremamente interessante. Enfim do recurso mais básico ao mais avançado.
Essa é uma iniciativa minha. Se a família 3D1 aceitar. Gostaria de me abancar por aqui uma vez por semana... :)
DO QUADRADO AO REDONDO - Semana 1
07/03/2009
Bom galerinha, uma das coisas que eu gostaria de saber quando comecei a modelar é que no mundo 3D de classe Low-Poly: "QUANTO MAIS QUADRADO MAIS REDONDO FICA"...
Vejam que é uma frase simples mas que vale apena lembrar, ao modelar qualquer coisa.Veja o exemplo:
Na figura abaixo eu destaco duas coisas. O farol e o farolete de um carro qualquer. No farol a modelagem foi acompanhando a malha do carro. Neste caso existe uma dificuldade grande de ajustar um círculo perfeito.
Já o farolete foi feito pegando um "vertice" apenas e com ajuda da ferramenta "chamfer" transformando esse vertice único em 4. Que no caso nos da um quadrado perfeito com um giro de 45 graus.
Veja que as primeiras gravuras estão dividas em 2. A esquerda, antes de usar o recurso para dar acabamento a peça.
Na próxima figura eu trouxe outro exemplo. Utilizei os vertices para criar um detalhe em uma roda que fiz para um modelo. E por último da para visualizar a roda em questão.
Isso acontece, não por mero acaso. Mas devido aos algorítimos do software. Quando é utilisado recursos como "turbosmooth" ou"meshsmooth", o sistema traça uma diagonal entre dois vértices, pega um terceiro e arrasta ele a meia distância entre ele mesmo e a diagonal. Confira as figuras logo abaixo!!!
1 - Nesta primeira imagem eu tenho um cubo visto de topo sem divisões, onde coloquei 3 de interação no "meshsmooth".
2 - Nesta segunda imagem eu tenho o mesmo cubo visto de topo com 2 divisões nas edges. Utilizei a mesma interação para o "meshsmooth".
Bom galera, por hoje é só. A minha idéia, se possível é voltar aqui uma vez por semana. Espero que tenham gostado da dica do Tio Mansa....Cool
Forte abraço!!! Wink Wink Wink