Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Alexandro   Cascavel - PR
Ricardo   Joinville s/c
renatoconti   Londrina - PR - AC
RaffaPrado   Hortolândia - SP
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

Brunomps   Portugal - AC
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
Ionta   suzano

Dicas do Tio Mansa - Semana 1

Por: mansilha  

Em: 07/03/2009 09:58

DICAS DO TIO MANSA... Senhores... Bueno, criei este tópico para postar aqui um ambiente que sempre tive vontade de fazer, mas que o tempo escasso faz com que a gente aproveite o tempinho que sobra para modelar e saudar os amigos quanto a seus modelos. A idéia é trazer semanalmente uma dica. Algo que nem dizem aqui no sul: Algo "curto e grosso", "rapido e rasteiro"... Coisas que fui aprendendo ao longo da minha jornada 3D. Sei que não sou nem um bambambam da história toda. Mas alguma teoria eu já li por aqui e por ali. E percebi que a galera questiona muitas vezes como consigo criar os modelos tão rápido. Talvez o que você vai ler por aqui, a grande maioria já tenha ouvido falar. Mas que para o pessoal que está chegando agora seja extremamente interessante. Enfim do recurso mais básico ao mais avançado. Essa é uma iniciativa minha. Se a família 3D1 aceitar. Gostaria de me abancar por aqui uma vez por semana... :) DO QUADRADO AO REDONDO - Semana 1 07/03/2009 Bom galerinha, uma das coisas que eu gostaria de saber quando comecei a modelar é que no mundo 3D de classe Low-Poly: "QUANTO MAIS QUADRADO MAIS REDONDO FICA"... Vejam que é uma frase simples mas que vale apena lembrar, ao modelar qualquer coisa.Veja o exemplo: Na figura abaixo eu destaco duas coisas. O farol e o farolete de um carro qualquer. No farol a modelagem foi acompanhando a malha do carro. Neste caso existe uma dificuldade grande de ajustar um círculo perfeito. Já o farolete foi feito pegando um "vertice" apenas e com ajuda da ferramenta "chamfer" transformando esse vertice único em 4. Que no caso nos da um quadrado perfeito com um giro de 45 graus. Veja que as primeiras gravuras estão dividas em 2. A esquerda, antes de usar o recurso para dar acabamento a peça. Na próxima figura eu trouxe outro exemplo. Utilizei os vertices para criar um detalhe em uma roda que fiz para um modelo. E por último da para visualizar a roda em questão. Isso acontece, não por mero acaso. Mas devido aos algorítimos do software. Quando é utilisado recursos como "turbosmooth" ou"meshsmooth", o sistema traça uma diagonal entre dois vértices, pega um terceiro e arrasta ele a meia distância entre ele mesmo e a diagonal. Confira as figuras logo abaixo!!! 1 - Nesta primeira imagem eu tenho um cubo visto de topo sem divisões, onde coloquei 3 de interação no "meshsmooth". 2 - Nesta segunda imagem eu tenho o mesmo cubo visto de topo com 2 divisões nas edges. Utilizei a mesma interação para o "meshsmooth". Bom galera, por hoje é só. A minha idéia, se possível é voltar aqui uma vez por semana. Espero que tenham gostado da dica do Tio Mansa....Cool Forte abraço!!! Wink Wink Wink

www.trace3d.com.br
Pq vc não posta as dicas aqui tb?
UERJ
Fala meu amigo Robson... Cara sobrou um tempinnnn... Então, estamos ai. Espero que esta primeira dica tenha te ajudado... Forte abraço!!!

www.trace3d.com.br
iai mansilha.....blz meu velho...legal a dica e a iniciativa.....parabens tche......continua colocando o link aqui tmb...abração ai
https://www.maqueteseletronicas.com/
Opa.... Valeu bender. É uma honra ver você por aqui....hehehe. Pode deixar que sim. A 3D1 tem um lugarzinho bem especial do ladinnn do coração....hehe. Forte abraço!!!

www.trace3d.com.br
Opa, blz mansilha? cara, ótima dica cara.. como eu falei no cg-auto, muitos usuários tem essa dificuldade em fazer furos ou "extrusões" cilíndricas e com certeza, essa dica de hj vai ajudar bastante gente.. Parabéns! Grande abraço.
Imagens exclusivas no meu portifólio: http://www.cg-auto.com.br/forum/blog/Superfotos/ Carlos Augusto
Opa, valeu ai supertos. Brigadão cara. Espero poder ajudar essa galera. forte abraço!!!

www.trace3d.com.br
pow.. muito legal essa dica.. rsr realmente é bem interessante p/ quem tá iniciando.. srrs não deixe de postar os links aki... parabéns pela iniciativa mas.. xá ver se eu entendi.. p/ fazer o farolzinho de milha... vc deu chamfer em um vértice.. isso?.. clicou no vértice e aplicou o chamfer p/ ele "abrir" as 4 edges e formar o polígono quadrilátero... isso?
Opa... Pimeiramente brigadão Chthome. Quanto ao farolzinho...exatamente isso meu amigo. :) Quando se usa um chamfer em cima de um ponto. a malha se abre formando um quadrado....;)...Forte abraço e podexa que vou postar os links sim..........

www.trace3d.com.br
bacana as dicas cara... aquele peugeot que vc está usando, foi vc quem modelou??
\"Limitações são criadas pela nossa mente!\"
http://eduusantos.wordpress.com/

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707657.

Total de membros registrados: 135264

Últimos membros registrados: marcelgarrido91, spiceland, federickpaul, mitsuki026, Vanessa Rôxo , May Alencar, adriellex, sabrina-bomfi.

Usuário(s) on-line na última hora: 680, sendo 26 membro(s) e 654 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Daniel Monteiro, Marksoham, Frederico Wagner N. R., TadeuB79, modena3d, Hot, Ronaldo Junior, Augusto Peixoto, nanapsssss, Thiago Couto, Le_Andro, Laurinha33, Eduardo Ramos, clastac, deathstars, Duda, pinart, Sergio1987, Reinaldo Silva, cadwillem, mastermax, Rodrigo, Carlos E. Nogueira, wdesign2006, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.