Opa, brigadão Marcelo. Parabéns ai pela moderagem cara!!! Exatamente isso meu amigo. Vértices chamfrados. Usei apenas o crease...issu dai. A próxima dica, semana 3 pretendo falar um pouquinho sobre isso.
Quanto a cair por terra a teoria.... cuidado! Como eu utilizei o suavizador "NURMS"...(dica 2)... Ele acaba escondendo os edges. Mandei mostrar os edges da uma olhada na figura abaixo. Está é a verdadeira malha que ficou.
Analisando bem é interessante, porque neste caso a malha sem suavizar ficou com hexagonos, sim. Mas veja que foi em uma malha praticamente plana. Na hora da divisão o sistema entende bem e divide certinho.
Problemas que vejo em faces não retangulares é quando estou trabalhando com uma malha curva. Um cilíndro por exemplo, quando colocamos edges em cima ficam alguns triangulos. Neste caso, quando estão no plano não tem problema nenhum.... mas se tentar fazer uma "bolha" na ponta irá ficar pontuda....
Cara tudo isso que estou escrevendo praticamente estou analisando na hora. Posso estar equivocado em algum ponto. Mas irei estudar mais sobre o assunto.
Assim, acho que a melhor resposta é cada caso é um caso. Mas sempre que possível, sim a malha toda quadradinha é bem melhor. Mais fácil de trabalhar, entre outros benefícios. talvez no cálculo da luz e da sombra, quem sabe!!!
A dica, então... ta na mão!!!
Espero que ajude.
Forte abraço!!!