Grupo de Estudo: XSI

Por: Leandro  

Em: 24/03/2009 09:53

Galera, Estou reabrindo um grupo de estudo que havia começado no ano passado e não foi pra frente. Como algumas pessoas manifestaram interesse, aí vai. CONSIDERAÇÕES: Segue abaixo o link de uma apostila de referência visual que estou escrevendo: http://www.4shared.com/file/94613930/678ab042/GuiaReferencia_XSI_V1.html Por enquanto, está bem simples, nada completa, mas a intenção é ir incrementando ao longo dos estudos. Algumas pessoas preferiram que todo esse material estivesse postado aqui, mas é muita coisa e ia me dar mais trabalho que o normal. Além disso, meu tempo está um pouco escasso. Nessa apostila, não coloquei nada sobre animação nem o ICE (Particle Flow do Max), para não atrasar ainda mais a abertura desse grupo. Acredito que nesse primeiro momento, quem chegar totalmente cru em 3D tenha um pouco de dificuldade do que quem vem de outro software 3D. Mas com o tempo, isso será sanado aqui. A idéia é irmos testando, trocando informações, dificuldades e características legais do XSI. HIGHLIGHTS Gostaria de destacar aqui alguns pontos interessantes do XSI que eu acho muito legal, a ponto de serem diferenciais em relação a outros softwares: 1 - Barra inferior informativa do Mouse Na barra inferior do XSI existem 3 letras: L, M e R. Elas significam, respectivamente: Botão Esquerdo do Mouse, Botão do Meio do Mouse e Botp Direito do Mouse. Quando você seleciona uma ferramenta qualquer, dê uma olhada nessa barra, pois ela informa o que cada botão faz com a aquela ferramenta habilitada. 2 - Seleção Raycast Pra mim, uma das coisas mais fabulosas do XSI! É muito prático, principalmente se você usa uma tablet. O Raycast está presente na seleção de objetos, de polígonos e de Edges. Esses componentes tem a versão normal de seleção e a Raycast. Com ela, vc pinta a seleção sem selecionar o que está atrás. Muito bom! 3 - Subdivisão Para subdividir uma malha poliginal ou dar mais resolução numa superfície NURBS, basta apertar a tecla + do teclado numérico para aumentar os iterations da subdivisão. A tecla - diminui a subdivisão até voltar a low poly. Muito prático e rápido. Na verdade, o XSI possui 3 tipos de modelagem: NURBS, Poly e SubD Surface. Quando a malha poligonal é subdividida através do teclado numérico, ela se torna uma SubD. Assim, é possível selecionar vértices, edges e polígonos com ela ainda suavizada e apenas com o número de componentes existente na malha em low. Muito bom também. 4 - Repetição do último comando Se você clicar com o botão do meio do mouse em qualquer lugar, sejam opções da barra de ferramenta, ou dos menus laterais, em qualquer lugar, o XSI repete o úlyimo comando usado daquele lugar. Muito útil, muito mesmo. Por enquanto é isso. Algumas dessas informações acima não estão na apostila ainda. Espero que tenhamos um bom estudo e que hajam mais interessados que eu. Grande abraço,
Ótima iniciativa Leandro, vou baixar aqui e mais tarde darei uma olhada. []'s
Blz, Progress. A apostila ainda é bem crua, sem a quantidade de referências visuais que eu gostaria de colocar. Mas com o tempo vamos implementando a apostila. Abraço,
ORGANIZANDO O PROJETO Similar ao Set Project Folder do Max, o XSI tem o Project Manager. É muito importante criar um projeto para cada trabalho, pois isso mantem os arquivos organizados e, dependendo de onde um determinado arquivo esteja, o XSI nem vai deixar vc carregá-lo se não estiver numa das pastas dele. Quando se cria um projeto, através de File > New Project, uma árvore de diretórios é criada no local determinado por você. Através do Project Manager (File > Project Manager) é possível gerenciar vários projetos. Abraço,
CRIANDO ESPESSURA ATRAVÉS DO SCALE Pessoal, essa uma forma de dar espessura na malha poligonal. O XSI não tem o Shell do Max. Mais tarde posto uma segunda opção. Abraço,
CRIANDO ESPESSURA USANDO PUSH E BLEND Pessoal, essa é outra forma de fazer espessura no XSI. Quem me indicou foi o Silvarudo. Vocês vão perceber que é mais complexo do que usando o Scale, mas é que para malhas que curvam em várias direções, esse método é mais indicado. Grande abraço e bons estudos.
Ae leandro mto legal sua iniciativa, estou estudando XSI tb e confesso que foi o melhor pra mim. Assim que tiver um tempo vou começar a fazer tutoriais para ajudar, mais se alguem tiver alguma duvida pode perguntar que eu tento responder! abs
Obrigado, rcdknot. Sei que tem mais gente interessada. Enquanto não aparecem, vou postando o que eu sei. Com o tempo, vou trazendo minhas dúvidas também e a gente vai trocando informações. Abração,
Pessoal, Antes de continuar adicionando mais informações, gostaria de tirar uma dúvida: estou abrindo a malha (organizando as UVs) da fuzelagem de uma aeronave e, só pra teste, ao subdividir o modelo low poly, usando a tecla + do teclado numérico, a textura está distorcendo muito. Assistindo uma vídeo aula, recebi a informação de que é melhor criar uma malha em High daquele modelo Low (através de Create > Poly Mesh > Subdivision) e gerar as uVs dessa malha. Realmente, assim como a malha em low, a malha em high não distorce a textura. A minha dúvida é: serei obrigado a trabalhar com o objeto em high? Abraço,
CÓPIAS E ESPELHAMENTO (MIRROR) Com o objeto selecionado: Ctrl + Alt + D: cria uma cópia normal Ctrl + D : cria uma cópia normal, porém, lembrando a última transformação. Transformação aqui é o uso do Move, Rotation e Scale. Exemplo: se vc copiar um objeto através do Ctrl + D e movê-lo por 10 unidades no eixo X, ao copiar este último objeto usando o mesmo atalho, a próxima cópia será criada automaticamente a 10 unidades do objeto copiado, no eixo X. Ctrl + Shift + D: cria múltiplas cópias. É como um Array. É possível configurar a distância que cada cópia será criada uma da outra, o ângulo de rotação que cada uma terá em relação a outra e a escala. Cópias Instaciadas Edit > Duplicate/Instantiate > Clone O mesmo que Ctrl + D, porém, ao manipular os componentes do objeto original, as cópias também são alteradas. Edit > Duplicate/Instantiate > Clone Multiple O mesmo que Ctrl + Shift + D, porém, ao manipular os componentes do objeto original, as cópias também são alteradas. Mirror No XSI não existe a opção Mirror. O espelhamento é feito como no Maya: 1 - Selecione o objeto 2 - Faça uma cópia ou não 3 - Altere o valor de Scale, no eixo desejado, para -1. Dessa forma, o objeto será espelhado naquele eixo. Grande abraço,

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710361.

Total de membros registrados: 137784

Últimos membros registrados: fernandadias371, Tomasleal-, moilveira, Jandir , ivonei.energia, JoaoMartins, victormartinsc, jvmagalhaes.

Usuário(s) on-line na última hora: 425, sendo 16 membro(s) e 409 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: jhownicolas, Lucas Reis, JMDesign, Baldo, Rodrigosouza3D, Victor Mendonça, João Von Rondow, Pedro Juliato, gilson antunes, Adalberto Batista, Gabriel.C, Eduardo Ramos, marcola, Duda, magster, nandao.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.