Galera,
Estou reabrindo um grupo de estudo que havia começado no ano passado e não foi pra frente. Como algumas pessoas manifestaram interesse, aí vai.
CONSIDERAÇÕES:
Segue abaixo o link de uma apostila de referência visual que estou escrevendo:
http://www.4shared.com/file/94613930/678ab042/GuiaReferencia_XSI_V1.html
Por enquanto, está bem simples, nada completa, mas a intenção é ir incrementando ao longo dos estudos. Algumas pessoas preferiram que todo esse material estivesse postado aqui, mas é muita coisa e ia me dar mais trabalho que o normal. Além disso, meu tempo está um pouco escasso.
Nessa apostila, não coloquei nada sobre animação nem o ICE (Particle Flow do Max), para não atrasar ainda mais a abertura desse grupo. Acredito que nesse primeiro momento, quem chegar totalmente cru em 3D tenha um pouco de dificuldade do que quem vem de outro software 3D. Mas com o tempo, isso será sanado aqui.
A idéia é irmos testando, trocando informações, dificuldades e características legais do XSI.
HIGHLIGHTS
Gostaria de destacar aqui alguns pontos interessantes do XSI que eu acho muito legal, a ponto de serem diferenciais em relação a outros softwares:
1 - Barra inferior informativa do Mouse
Na barra inferior do XSI existem 3 letras: L, M e R. Elas significam, respectivamente: Botão Esquerdo do Mouse, Botão do Meio do Mouse e Botp Direito do Mouse. Quando você seleciona uma ferramenta qualquer, dê uma olhada nessa barra, pois ela informa o que cada botão faz com a aquela ferramenta habilitada.
2 - Seleção Raycast
Pra mim, uma das coisas mais fabulosas do XSI! É muito prático, principalmente se você usa uma tablet. O Raycast está presente na seleção de objetos, de polígonos e de Edges. Esses componentes tem a versão normal de seleção e a Raycast. Com ela, vc pinta a seleção sem selecionar o que está atrás. Muito bom!
3 - Subdivisão
Para subdividir uma malha poliginal ou dar mais resolução numa superfície NURBS, basta apertar a tecla + do teclado numérico para aumentar os iterations da subdivisão. A tecla - diminui a subdivisão até voltar a low poly. Muito prático e rápido. Na verdade, o XSI possui 3 tipos de modelagem: NURBS, Poly e SubD Surface. Quando a malha poligonal é subdividida através do teclado numérico, ela se torna uma SubD. Assim, é possível selecionar vértices, edges e polígonos com ela ainda suavizada e apenas com o número de componentes existente na malha em low. Muito bom também.
4 - Repetição do último comando
Se você clicar com o botão do meio do mouse em qualquer lugar, sejam opções da barra de ferramenta, ou dos menus laterais, em qualquer lugar, o XSI repete o úlyimo comando usado daquele lugar. Muito útil, muito mesmo.
Por enquanto é isso. Algumas dessas informações acima não estão na apostila ainda.
Espero que tenhamos um bom estudo e que hajam mais interessados que eu.
Grande abraço,