Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Raphael.   Itararé - SP - AC
Alexandro   Cascavel - PR
SaavedraCG   Salvador - BA - AC
Shal   São Paulo
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

ken3d   brasil - AC
flauretti   São Paulo - SP
ezequielnc   Belo Horizonte - AC

Grupo de Estudo: XSI

Por: Leandro  

Em: 24/03/2009 09:53

Sugestão: acho que os moderadores deveriam fixar este tópico, que por sinal é muito útil. []'s
Legal, vou participar também! À primeira vista, é bastante diferente do max, muitos dos comandos q estava acostumado a usar não funcionam... hehehe Nem dá nada, com o tempo se acostuma!
Crio, logo existo!
Obrigado, Progress. Acho que pra se tornar um grupo fixo, tem que ter mais participações, não sei. Hullian, legal ter você aqui. Eu nem vou falar o quanto eu tô curtindo o XSI. Se não, vai ficar chato, heheheh Galera, sobre o problema que eu postei acima com a distorção da textura, gostaria de informá-los que foi corrigido: alguns edge loops da malha não estavam bons e estavam causando essa distorção quando eu subdividia a malha. Porém, vou postar depois algumas outras formas de resolver isso e também um pouco do workflow para criar o Layout de Uvs. Grande abraço,
FERRAMENTAS DE SELEÇÃO Pessoal, antes de falar de abertura de malha, vou falar de seleção e, em outro tópico, de Grupos e Clusters. Os modos de seleção podem ser acessados através do painel Select, como mostrao na imagem acima. Rectangle (F7) É o modo padrão de seleção. A seleção é feita através de uma janela retangular. Todos os objetos que estejam dentro ou que cruzem a linha de seleção, são selecionados. Lasso (F8) A seleção é feita desenhando a mão livre a área de seleção. Todos os objetos que estejam dentro ou que cruzem a linha de seleção, são selecionados. Freeform (F9) A seleção é feita através do desenho de uma linha à mão livre. Todos os objetos que cruzem a linha de seleção, são selecionados. É ideal para criar malha através de Loft, pois ele leva em consideração a ordem em que as curvas são selecionadas. Raycast (F10) Clique com o botão esquerdo do mouse e saia arrastando. Nesse modo de seleção, os únicos objetos selecionados são os que o cursor passar por cima. Objetos que estejam atrás, não são selecionados. Rectangle Raycast (Shift + F10) A seleção é feita através de uma janela retangular. Todos os objetos que estejam dentro ou que cruzem a linha de seleção, são selecionados. Os objetos que estão atrás de outros objetos, não são selecionados. Paint (Pints, Edges, Polygons) (F11) Esse modo só funciona se o objeto estiver previamente selecionado e com um modo de componente (vértice, edge ou polígono) acionado. Com o Paint, é possível pintar a seleção do componente acionado na malha. Para diminuir o tamanho do brush: Botão do Meio + Arrastar para Esq Para aumentar o tamanho do brush: Botão do Meio + Arrastar para Dir Para sair do modo Paint, tecle Esc. Grande abraço,
Leandro estou achando ótimo essa iniciativa, o tutorial tah muito bom, agora eu gostaria de saber sobre o programa, como eu uso o max e odeio a instabilidade dele, o XSI é mais estavel? preciso ficar adicionando plugins de terceiros para fazer algo legal de forma facil? o que realmente o XSI tem de bom? gostaria muito de saber pq estava afim de migrar para outro software! abraço
www.behance.net/sheeperson
Oi Jonh Jonh, Cara, vou falar da minha experiência pessoal. Vou fazer umas comparações, mas não é para causar brigas entre militantes de softwares. É apenas uma opinião pessoal: Eu conheci o Max quando ele ainda rodava no DOS e chamava 3D Studio. Em 2006, eu vim pra São Paulo pra estudar animação e aprendi a usar o Maya. Pra animar, eu achei o Maya melhor que o Max. O Skin também achei melhor. Porém, nunca curti a forma de organização do Maya. Tenho dificuldades até hoje com a quantidade de nodes que o Maya mostra. Já o Max, acho mais organizado, nesse quesito. E pra modelar, eu preferia o Max. Ano passado resolvi estudar o XSI e simplesmente adorei. Eu acho o XSI mais flexível, mais maleável. Em relação a modelagem e a praticidade, acho melhor que o Max. Pra mim, o Max é uma suíte muito rígida, mais técnica que as outras suítes. Por isso, acho o Max ótimo pra maquete e design visualization, pois ele tem unidades de medidas, ferramentas de alinhamento rápidas, maior facilidade para lhe dar com exatidão, e isso prende muito a atenção da galera que trabalha com maquete. Sempre que eu dou aula pra arquiteto, eles sempre se preocupam com essas coisas, têm dificuldade de usar apenas a proporção visual. O Max acaba dando mais segurança pra esse tipo de profissional. Sem falar que a integração do Max com AutoCAD é muito grande. As outras suítes são mais artísticas (talvez o Cinema 3D seja o concorrente mais direto pro Max na questão de maquetes), mais desprendidas de exatidão de medidas. E isso é ótimo pra mim! O XSI nem tem sistemas de unidade. É pura arte. Nos Highlights acima, eu cito as coisas que eu acho legal como diferencial no XSI. Vou acrescentando outras aos poucos. O que eu tenho sentido é: 1 - ferramentas produtivas de seleção (Raycast) 2 - modelagem mais versátil 3 - repetição de último comando de forma fácil e rápida, e funciona em quase todo lugar do software 4 - permissão de acessar os componentes (vértice, edges ou polígons) de vários objetos selecionados ao mesmo tempo 5 - estabilidade 6 - Mental Ray como render nativo (dizem ser o software que tem melhor integração com Mental Ray) 7 - Por não ter sistema de unidade, não preciso ficar me preocupando se a escala da cena tá diferente e vai dar resultados inesperados com render 8 - Os passos de render são maravilhosos! 9 - Ferramentas de animação mais fáceis de lhe dar... 10 - Layout UV com ferramentas interessantes 11 - configurações de viewports 100% independentes uma da outra Ah, cara, aos poucos vou acrescentando mais coisas. Porém, não existe software perfeito. Acho que quem vem do Max, composição de shaders é mais complicado. Mas é sempre uma questão de costume, de adaptação. Em resumo, gostaria de deixar claro uma coisa: Max, Maya e XSI são excelentes softwares. O que é feito em um é feito nos outros, em geral. Mas cada um possui vantagens e desvantagens e, é claro, vai dos gosto do artista. Mas pra maquete, acho que o Max oferece meios mais práticos. Meu foco não é maquete. Curto fantasia e animação. Pra mim, o Max é muito rígido e eu só percebi isso depois que eu descobri Maya e XSI. É uma visão pessoal. O legal, também é vc ir estudando ele e tirando suas impressões. Grande abraço e seja bem vindo.
Uma coisa que acho importantissima sobre o XSI (que uso no meu dia a dia tbm) eh que voce pode modelar com o Cage desligado. O Cage eh quando vc tem que modelar vendo o nivel mais baixo de subdivisao, no max eh quando vc tem um turbosmoth acima do Editable Poly e o result (aquele tubo de ensaio) fica ligado, vc ve a subdivisao mas eh no cage que vc consegue manipular os vertex, edges e etc. No XSI todo o objeto poligonal jah vem com a subdivisao integrada, entao eh soh usar o + e - do teclado pra aumentar ou diminuir a subdivisao. Eu quando começo a modelar no XSI crio a primitiva (box, cilindro, plnae e etc) ajusto pra 2 subdivisoes o modelo, dai saio refinando ateh onde quero chegar. Experimentem modelar sem o cage....Vao ver as vantagens. vlw !
Ola amigos...ha muito tempo espero por isso, um grupo de estudo num forum de respeito( que e o caso do 3d1), de um software como o XSI... Trabalho com o max a algum tempo, mais assim como vc Leandro, acho muito rigido, o Maya muito poluida a interface, recentemente me ancantei perdidamente pelo XSI e o Lightwave, fantasticos, leves, organizados, estaveis, e tudo mais... Gostaria de deixar aqui minha gratidão expressa ao Leandro pela iniciativa...ando estudando arduamente o Lightwave com o pessoal gente boa do wavers.com.br, mais o XSI e do meu extremo interesse... Falar nisso a autodesk acabou de lançar a versão 7.5 não foi? Começou a ciranda de upgrades da autodesk, espero que não estraguem o Maya e o XSI... Leandro, grande abraço e o que vc precisar, pode contar comigo...
Leandro valeu memso pela explicação, vou ver como faço pra estudar o XSI, existe alguma versão PLE no site da autodesk? muito obrigado um grande abraço e vou acompanhar o tópico!
www.behance.net/sheeperson
Thundro: é verdade cara. Esse lance da subdivisão na modelagem é uma das coisas que mais me chamou a atenção. É muito, muito bom. Nakan14: obrigado, cara. Realmente espero que esse grupo vá pra frente e que possamos trocar bastante experiência, tanto de quem está começando quanto de gente que já usa XSI a um tempo, como é o caso do Thundro. Seja bem vindo. Jonh Jonh: De nada, cara. Olhando o site do XSI, parece não haver versão PLE, só demo mesmo. Se vc realmente for estudar XSI, terá meu apoio aqui e acredito que de todos do grupo. Grande abraço pra vcs.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710365.

Total de membros registrados: 137784

Últimos membros registrados: fernandadias371, Tomasleal-, moilveira, Jandir , ivonei.energia, JoaoMartins, victormartinsc, jvmagalhaes.

Usuário(s) on-line na última hora: 407, sendo 1 membro(s) e 406 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.