Oi Jonh Jonh,
Cara, vou falar da minha experiência pessoal. Vou fazer umas comparações, mas não é para causar brigas entre militantes de softwares. É apenas uma opinião pessoal:
Eu conheci o Max quando ele ainda rodava no DOS e chamava 3D Studio. Em 2006, eu vim pra São Paulo pra estudar animação e aprendi a usar o Maya. Pra animar, eu achei o Maya melhor que o Max. O Skin também achei melhor. Porém, nunca curti a forma de organização do Maya. Tenho dificuldades até hoje com a quantidade de nodes que o Maya mostra. Já o Max, acho mais organizado, nesse quesito. E pra modelar, eu preferia o Max.
Ano passado resolvi estudar o XSI e simplesmente adorei. Eu acho o XSI mais flexível, mais maleável. Em relação a modelagem e a praticidade, acho melhor que o Max. Pra mim, o Max é uma suíte muito rígida, mais técnica que as outras suítes. Por isso, acho o Max ótimo pra maquete e design visualization, pois ele tem unidades de medidas, ferramentas de alinhamento rápidas, maior facilidade para lhe dar com exatidão, e isso prende muito a atenção da galera que trabalha com maquete. Sempre que eu dou aula pra arquiteto, eles sempre se preocupam com essas coisas, têm dificuldade de usar apenas a proporção visual. O Max acaba dando mais segurança pra esse tipo de profissional. Sem falar que a integração do Max com AutoCAD é muito grande.
As outras suítes são mais artísticas (talvez o Cinema 3D seja o concorrente mais direto pro Max na questão de maquetes), mais desprendidas de exatidão de medidas. E isso é ótimo pra mim! O XSI nem tem sistemas de unidade. É pura arte.
Nos Highlights acima, eu cito as coisas que eu acho legal como diferencial no XSI. Vou acrescentando outras aos poucos. O que eu tenho sentido é:
1 - ferramentas produtivas de seleção (Raycast)
2 - modelagem mais versátil
3 - repetição de último comando de forma fácil e rápida, e funciona em quase todo lugar do software
4 - permissão de acessar os componentes (vértice, edges ou polígons) de vários objetos selecionados ao mesmo tempo
5 - estabilidade
6 - Mental Ray como render nativo (dizem ser o software que tem melhor integração com Mental Ray)
7 - Por não ter sistema de unidade, não preciso ficar me preocupando se a escala da cena tá diferente e vai dar resultados inesperados com render
8 - Os passos de render são maravilhosos!
9 - Ferramentas de animação mais fáceis de lhe dar...
10 - Layout UV com ferramentas interessantes
11 - configurações de viewports 100% independentes uma da outra
Ah, cara, aos poucos vou acrescentando mais coisas.
Porém, não existe software perfeito. Acho que quem vem do Max, composição de shaders é mais complicado. Mas é sempre uma questão de costume, de adaptação.
Em resumo, gostaria de deixar claro uma coisa: Max, Maya e XSI são excelentes softwares. O que é feito em um é feito nos outros, em geral. Mas cada um possui vantagens e desvantagens e, é claro, vai dos gosto do artista.
Mas pra maquete, acho que o Max oferece meios mais práticos. Meu foco não é maquete. Curto fantasia e animação. Pra mim, o Max é muito rígido e eu só percebi isso depois que eu descobri Maya e XSI. É uma visão pessoal.
O legal, também é vc ir estudando ele e tirando suas impressões.
Grande abraço e seja bem vindo.